MEMÓRIA DOS QUADRINHOS: A PRIMEIRA VEZ; O SUMIÇO E A VOLTA DO CHARADA!

 Há algumas semanas fizemos uma postagem falando sobre uma época em que o Coringa foi 'barrado' nos quadrinhos, foi 'cancelado' como se diz agora. E em nossa pesquisa acabamos por descobrir  que outro personagem também deu um 'sumiço'. Nos referimos ao CHARADA! E nossa matéria fala sobre o aparecimento, o sumiço e a volta do personagem. Venham conosco! 





O Charada é um dos inimigos mais antigos do Batman e teve uma estreia que chamou bastante atenção do publico, a ponto de aparecer uma segunda vez apenas duas edições após. Mas, inexplicavelmente, simplesmente... DESAPARECEU! Sim! Desapareceu por quase DUAS DÉCADAS! 


Em nossa outra postagem, em que falamos de uma ocasião em que o Coringa foi 'afastado' dos quadrinhos, havia uma razão. Estúpida, mas havia! Vocês poderão saber de tudo clicando no link abaixo: 

  • QUANDO O CORINGA VOLTOU DEPOIS DE QUASE 10 ANOS "BARRADO" NOS QUADRINHOS!


Mas, o mesmo não aconteceu com o CHARADA, assim falaremos sobre o seu aparecimento, sobre o seu sumiço e finalmente seu retorno, com reflexos na série "Batman" de 1966, estrelada por Adam West.



QUANDO O 'CHARADA' CHEGOU...


Caso queira ler CLIQUE AQUI



O Charada estreou na revista "Detective Comics #140", publicada em 1948. Era uma história produzida por Bill Finger, Dick Sprang e Charles Paris. O titulo "O CHARADA"...Curiosamente, embora o vilão tenha se autointitulado 'Charada', nesta história ele usa apenas uma, mas não do jeito que passou a fazer mais tarde. 

A história nos mostra rapidamente o passado de Edward Nigma, sempre envolvido em falcatruas. Até que finalmente resolveu praticar seus crimes e ao mesmo tempo desafiar a policia e a Batman. Vemos quando começa sua compulsão de dar 'dicas' sobre seus crimes. Porém, como já dissemos nesta história ele usa para isto um jogo de palavras cruzadas, um quebra cabeças e finalmente uma charada. 

Porém, ele acaba causando sua própria derrota ao ficar confiante demais. Aqui a história usa um truque bastante comum em filmes da época: ao final aparece uma interrogação (?), indicando que a história pode não terminar ali. No caso, o Charada é vitimado pela armadilha que preparou para Batman e Robin. A explosão que deveria matar a dupla dinâmica o lança no mar. Seu corpo afunda e aparece uma enorme interrogação...


Segundo o Guia dos Quadrinhos, esta história só foi publicada no Brasil em 1989!!!


Ao que parece o personagem agradou, pois apenas dois números depois (Detective Comics # 142), ele voltou! E desta vez fazendo charadas! A história: "Crimes do Concurso de Quebra Cabeças" (segundo o Guia dos Quadrinhos, esta história não foi publicada no Brasil ou não há revistas associadas a ela...).


Caso queira ler em INGLES: CLIQUE AQUI


Na história o Charada resolve criar (roubar um que já existiria) um concurso de quebra-cabeças, para atrair várias pessoas para um determinado local. O grande numero de pessoas serviria como distração para que ele praticasse seus roubos. Ele então faz charadas para várias pessoas e não especificamente para o Batman e a policia. Ele escreve as charadas e dá uma verbal para Batman. 




Embora o Charada proponha uma para o Batman, ela ainda não usou o característico: "Decifre isto...", que faria no futuro. O Charada até consegue praticar alguns roubos com sucesso, mas Batman acaba decifrando um de seus enigmas e o persegue. O Charada se esconde em um quebra-cabeças espelhado (várias imagens suas aparecem), mas Batman mais uma vez é bem sucedido e o vilão é preso. 



O SUMIÇO...


O fato do Charada ser preso não significava nada, uma vez que o Coringa já o havia sido várias vezes. E o Charada  ter sido usado em um espaço de tempo tão curto parecia indicar que havia grandes planos para ele. Parecia...Porque o personagem simplesmente SUMIU por 17 anos! 


E não há nenhuma explicação para isto. Há algumas especulações. Bill Finger foi convocado para dar mais atenção ao Superman e embora ele ainda escrevesse algumas histórias para o Batman, não eram muitas. Isto pode explicar o desaparecimento do personagem. Alguns até insinuam que é um dos enigmas do Charada...



A VOLTA DO CHARADA E A SÉRIE "BATMAN' DE 1966...


JULIUS SCHWARTZ, se voce não sabe quem é (assim como eu não sabia), saiba que era editor da DC Comics, em 1965 achou que as aventuras do morcego estavam muito limitadas. Os vilões estavam repetitivos (Coringa e Pinguim) e alguns eram bandidos comuns, E segundo ele, isto precisava mudar, assim ele estimulou Gardner Fox a ressuscitar o Charada! 


Caso queira ler em INGLÊS; CLIQUE AQUI


Conforme podemos notar pela capa, o inteligente plano do Charada consistia em faze-lo socar seu rosto!! Esta revista dá uma explicação para o sumiço do Charada: ele estava preso o tempo todo! Ao sair, lógico, queria se vingar da dupla dinâmica, mas eles estavam ocupados com a gangue Mole Hill. O Charada ajudou a dupla dinâmica (!!) a pegar a gangue, mas tudo fazia parte do plano do vilão. 


O plano do Charada pode parecer idiota, mas saibam que esta história inspirou o estilo da série de TV de 1966 do Batman. Aliás, os dois primeiros episódios se baseiam na história desta revista! O titulo (do episódio duplo da série), para os fãs, era "O Charada é uma charada". Até mesmo a escolha do ator Frank Gorshin,  teve a influencia da revista...




A série 'camp' do Batman, acabou por aumentar a popularidade do personagem. E a adaptação de Gorshin, além de se tornar um padrão mudado apenas pelo Charada chorão de "Batman" de 2022, também popularizou o personagem nos quadrinhos... 



Para terminarmos, apenas um detalhe: notem que a principio o Charada recebeu no Brasil o nome "ENIGMISTA"...











Postar um comentário

0 Comentários