A evolução da armadura do Thor no MCU



No vasto universo cinematográfico da Marvel, poucos personagens emanam tanta grandiosidade e mitologia quanto o Poderoso Thor, o deus nórdico do trovão. No entanto, ao longo das fases do Marvel Cinematic Universe (MCU), muitos fãs acreditam que o potencial de Thor foi subestimado e mal aproveitado, sendo eu, o principal deles.

No entanto, enquanto sua narrativa sofreu altos e baixos, seu visual passou por uma evolução incrível que reflete não apenas a transformação física do personagem, mas também seu crescimento emocional e a complexidade de sua jornada. Vamos explorar como o Deus do Trovão se reinventou visualmente, adaptando diversos trajes das HQs e sempre se reiventando. Preparem-se para uma análise detalhada da evolução estilística e emocional do Thor nas telas da Marvel! 

Adaptando o que havia de mais moderno na época

Quando o primeiro filme do Thor foi lançado em 2011, o personagem era relativamente desconhecido do público geral. Relativamente. De fato, a galerinha mais velha devia se lembrar dele do desenhinho Marvel Super Heroes dos anos 60 ou de sua aparição na série do Hulk. Mas é inegável que a galera, o todo, a maioria, não estava ciente de quem ele era, principalmente com tantos medalhões como Batman, Homem-Aranha e X-Men em alta (baixa) no momento.

Em uma era em que o colorido e alegórico era proibido nos cinemas, a Marvel se conteve e não adaptou logo de cara o clássico (e brega) visual dos anos 60, mas optou por usar o elegante e imponente visual de Oliver Coipel. O diferencial desse visual é a presença de uma cota de malha que atua como uma forma de manga no traje, além da paleta de cor preta, prata, vermelha e dourada, dando um ar muito mais viking e imponente ao herói.

A Marvel pegou esse visual e adaptou na forma de uma bela armadura no primeiro filme do deus do trovão (sim, com "d" minúsculo. Deus com "D" maiúsculo, só um!).


 

Detalhe para detalhes como a sobrancelha pintada de loiro para manter a fidelidade visual e o vermelho vivo da capa. O diretor Kenneth Branagh fez um bom uso dos destaques coloridos da armadura, empregando sua vivacidade como uma maneira de fazer com que Thor se destacasse contra cenários dourados e no calor de conflitos shakespearianos. Esses exatos detalhes não foram usados desde sua primeira aparição no cinema, mas ainda são alguns dos mais icônicos associados ao personagem.

Entre o Ultimate e o clássico

Em 2011, na cena pós-créditos de Capitâo América: O Primeiro Vingador, recebemos o primeiro teaser do filme da equipe - que inclusive foi vazado tempos antes, desmentindo qualquer um que ache que vazamentos são problemas modernos - e nesse teaser, a Marvel nos apresentou um Thor com um visual claramente inspirado no Universo Ultimate:


Aqui, já não temos capa ou mesmo a cota de malha nas mangas, apenas a armadura com os braços à mostra. Como sou um grande fã do Thor Ultimate, confesso que fiquei muito empolgado de saber que esse seria o visual que a Marvel adotaria para o asgardiano no filme dos Vingadores. E, até hoje, penso que seria muito mais legal esse uniforme mais simples durante todo o filme... mas, como a narrativa é progressiva, a lógica é acrescentar elementos ao traje, e não retirar. Com isso, quando mais material promocional foi divulgado, ficamos sabendo que o "Thor Ultimate" seria limitado a apenas uma ou duas cenas. Em contraponto, a Marvel também referenciou o traje clássico dos anos 60, azul e preto, sem mangas, na primeira aparição do herói no filme:


E, claro, no ato final do filme, a Marvel juntou o clássico com o moderno, o Ultimate com o 616, o traje de Jack Kirby com o de Oliver Coipel e tivemos essa versão amalgamada do uniforme:


Repare na couraça preta com calça azul, exatamente como no uniforme clássico, mesclado à cota de malha, marca registrada do visual de Oliver Coipel entre 2007 e 2011. Particularmente, esse foi o visual que menos gostei nos filmes, justamente por ele não decidir o que quer ser. Parece que alguém pegou vários trajes nesses joguinhos de vestir e misturou. Mas, enfim, funcionou. Pelo menos não ficou vergonhoso como o traje do Capitão América.

Piores filmes, melhores visuais

Em 2013, fomos "presenteados" com o filme Thor: The Dark Wolrd, que, por muito tempo, foi tido como o pior da Marvel de todos os tempos (isso até sermos igualmente "presenteados" com Cap. Marvel, Quantumania e outras pérolas). Eu acho o filme apenas chato, longe de ser essa bomba toda que falam. E, comparado com Thor 1, que é morno e os péssimos e insultantes Ragnarok e Amor & Trovão, ouso dizer que é o filme "menos pior" da franquia. O filme acerta em mirar numa estética similar à Game of Thrones/Senhor dos Aneis (embora as semelhanças parem por aí), gerando um visual bem "épico" para os personagens. 

Muitos dos trajes e cenários criados para o filme foram reimaginados para afastá-los da atmosfera shakespeariana de alto conceito do primeiro filme e aproximá-los do universo da fantasia mais áspera. Como resultado, a armadura de Thor mudou de prata cintilante para dourado manchado, com uma saia protetora de couro, braçadeiras simplificadas e a adição de cota de malha nas coxas. A cor de sua capa também foi atenuada para combinar com os cenários terrosos do filme. Em outras partes do filme, a armadura é vista sem suas mangas ou capa, mas, de resto, mantém o mesmo visual.


Esse traje é, com efeito, um dos meus favoritos do personagem nos cinemas e fico feliz de dizer que ele foi reaproveitado em Era de Ulron - outro filme massacrado mas que eu achei legal - com a única diferença significativa sendo a exclusão dos detalhes azuis e uma suavização dos detalhes dourados - e, é claro, a ausência da cota de malha na maior parte do filme.


Jason Aaron chegou!

A próxima aparição do Thor nos cinemas seria somente em 2017, em Thor Ragnarok que aposta em visuais kirbyanos em sua estética, para parecer fiel as HQs, mas deturpa completamente a personalidade de todos os personagens e também a história a qual supostamente se inspira. Nas primeiras cenas do filme, vemos um Thor inspirado na excelente fase de Jason Aaron, com uma "camiseta" e calça preta + capa. (Só faltaram os discos no tronco pra ficar 100% fiel!). Outro detalhe legal é a braçadeira de couro, que gera um efeito "viking" bem legal para o traje. Esse é um dos poucos acertos do filme:



No quarto filme da franquia também somos presenteados com outro visual "Aaroniano", mas falaremos disso mais a frente!

Thor Indigno - ou quase isso

Ainda em Ragnarok, a Marvel optou por adaptar o visual que vemos na HQ "Thor Indigno" - ou pelo menos tentou, uma vez que a única semelhança é o cabelo curto:

 

A fim de fazer um agrado aos fãs, a Marvel ainda tentou colocar um elmo na cabeça do Thor - detalhe que não víamos em seu traje desde 2011 - e a ideia deu tão certo que eu vi gente dizendo na época que o visual de Ragnarok era o mais fiel aos quadrinhos até então unicamente por causa desse detalhe!

Um visual escuro para um personagem em luto

Estreando na cena pós-créditos de Thor: Ragnarok antes de se tornar seu visual principal na maior parte de Vingadores: Guerra Infinita, este design apresenta o adorado herói todo de preto e com um tapa-olho. Ele está usando o tapa-olho porque, é claro, perdeu um olho na luta contra Hela. Além disso, o esquema de cores frias e escuras de sua armadura é um bom indicador do que está por vir. Nada de bom acontece com Thor quando ele veste essas roupas, mas a exploração adicional do estilo Ultimate no MCU é algo para admirar (embora eu sinta falta do cabelão):

Esse visual ficou tão legal, que foi aproveitado em Ultimate Invasion, HQ recente que planeja trazer de volta o Ultiverso:


Já em Guerra Infinita e no começo de ultimato, vemos um visual que diz aos fãs do Thor que algo muito legal está prestes a acontecer. Mantendo o tema todo preto estabelecido em Guerra Infinita, é um pouco mais pesado e pronto para a batalha do que a armadura casual usada nas aventuras galácticas no início do filme. Até a cota de malha icônica fica preta na busca vingativa de Thor por Thanos. A capa está de volta para mostrar que as coisas estão ficando sérias e apresenta o herói empunhando o Stormbreaker pela primeira vez. Esses discos pretos se acendem de azul quando Thor alcança seu pleno potencial divino para a Batalha de Wakanda e a eventual derrota do Titã Louco de sua linha temporal.


Um detalhe legal é a "gola" no pescoço que o destaca de seus demais trajes. Junto com o de Thor 2, esse é meu visual preferido dele nos cinemas - com o único defeito sendo a falta do "cabelão".

Thor Mendigson - o deus do Litrão

Em Vingadores 4 somos apresentados a um Thor alcoolatra, tiozão, gordo, viciado em jogos e porco - por algum motivo, alguém na Marvel achou que usar o pior do estereótipo dos povos bárbaros no personagem seria uma ideia engraçada. Ele usa durante todo o filme uns trapos azuis e vermelhos, mas, no fim do filme, somos presenteados com um visual que, por incrível que pareça, ficou muito legal: é basicamente o traje do filme anterior, porém com o personagem usando um penteado que lembra bastante o visual viking, além de empunhar duas fucking armas: Mjolnir e Rompe-tormentas.



É uma pena que esse Thor não manteve a epicidade do filme anterior, pois, com esse sangue nos olhos e duas armas, poderíamos ter uma cena nível "Thor chegando em Wakanda".

Amor & Trovão - um carnaval de trajes

O quarto (e se Deus quiser, o último) filme da franquia, em seu desespero para vender bonecos, nos apresenta diversos trajes e visuais do heróis, com alguns sendo péssimos e outros piores ainda, tendo somente dois que se salvam. O primeiro, é o que eu sempre sonhei em ver: uma variação do traje de Guerra Infinita só que com o personagem com cabelos compridos - mas são momentos "piscou-perdeu":



Outro visual que aparece no filme é o inspirado na fase de Jason Aaron que eu mencionei - desta vez inspirando-se no jovem Thor:



Além disso, temos um visual inspirado em Eric Masterson (deve ter sido um deleite pra galera saudosista que acha que as HQs morreram depois dos anos 2000):



E, por fim, o visual principal, com todas as suas variações: com mangas, sem mangas, com discos dourados, discos vermelhos, com e sem elmo. Aqui, temos um visual exagerado azul e dourado gritantes, como que desesperados para chamar a atenção - e a forma como esse visual surge em cena evoca exatamente isso, uma vez que o traje anterior (o inspirado em Aaron) não estava sendo "imponente" o suficiente contra a antagonista que supostamente havia roubado o Mjolnir, então Thor invoca um traje maior e mais chamativo (algo similar ao que certos animais fazem, de parecer maiores, quando estão acuados):



Assim terminamos nossa jornada por entre as intrigantes armaduras do deus do trovaão no MCU. Deixo, em despedida, um visual feito por fã que, em minha humilde opinião, deveria ter sido usado em Thor 4 - juntamente com um diretor novo, hehehe:




Postar um comentário

0 Comentários