VINGADORES SOB ATAQUE – A MAIOR DERROTA DOS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA

 



VINGADORES SOB ATAQUE – A MAIOR DERROTA DOS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA

Como escrito na terceira lei de Newton “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Qualquer ação que realizamos tem consequência tanto para nós quanto ao mundo em nossa volta. As vezes essas ações, por mais bem intencionadas que sejam, podem resultar em problemas no futuro, não importa o quão boas elas tinham sido.



Em muitas ocasiões, HQs de super heróis exploram essa ideia de ação e consequência, com a presença de super heróis não sendo uma solução perfeita para todos os problemas no mundo. Na verdade parece que eles acabam criando problemas maiores para si mesmo e as pessoas próximas deles.




Uma das histórias a abordar essa temática é o “Sob ataque”, um arco, escrito por Roger Stern da edição Avengers vol 1 nº270 a 277, no ano de 1986, cujo foco era um grande conflito entre Heróis Mais Poderosos da Terra e os Mestre do Terror, com os heróis sofrendo grandes perdas que levariam a consequências nas histórias que viriam depois.



Mas que perdas foram essas? Como que esse arco conseguiu se destacar de outras histórias dos Vingadores?

Eu vou explicar...

TRAMA

No passado (mais especificamente no Avengers vol 1 nº15 e 16) os Vingadores tiveram um conflito com os Mestre do Terror, um grupo de vilões liderados pelo o barão Heinrich Zemo. No final os vilões foram derrotados e Zemo foi morto na luta contra seu inimigo, o Capitão América.




“Sob Ataque” mostra uma nova formação dos Mestres do Terror (composto por criminosos como Rocha Lunar, Mister Hyde, Homem Absorvente, Titania, a Gangue da Demolição e outros) sendo criada pelo filho do falecido barão, Hemult Zemo. 



Assumindo o manto de seu pai e buscando vingar sua morte, Hemult lidera o grupo num ataque coordenado aos Vingadores, tomando o controle da mansão dos heróis e os  capturando um por um.



A única esperança dos Vingadores é sua lider Janet Van Dyne, a Vespa, que conseguiu escapar da cilada dos Mestres do Terror. Com integrantes poderosos como Hercules estando gravemente feridos e outros capturados e sendo torturados pelos vilões, como Janet salvará sua equipe e derrotará Zemo?

O VILÃO MENOS PODEROSO E O MAIS PERIGOSO



Só a ideia dos vilões unirem suas forças para enfrentar os heróis já é divertida, mas o que ajuda os Mestres do Terror nessa história se destacarem comparado a suas formações anteriores é sua dinâmica com Zemo.



Por causa de suas aparições no MCU, eu acho que muita gente julga o Zemo das hqs inferior ao personagem mais pé no chão e complexo do Guerra Civil e Falcão e Soldado Invernal. Embora eu prefira a versão dos filmes, não significa que das hqs não seja um personagem interessante.



Claro que, visualmente, Zemo pode parecer apenas mais um vilão genérico ou cientista louco que nem seu pai e, em nível de poder, ele é bem inferior a outros inimigos que os Vingadores enfrentaram como Kang, Loki e Ultron. Mas, Zemo compensa esses detalhes com sua personalidade fria, seu carisma e, o mais importante, sua inteligência, com Zemo sabendo como manipular outros para atingir seus objetivos, e como usar as fraquezas dos Vingadores contra eles mesmo, torturando-os não só fisicamente mas também num nível emocional. Claro que outros vilões tem momentos para destacar, porém o Zemo é quem no final rouba os momentos desse arco.


Com sua experiência como líder e a forma como  consegue manter os outros Mestres do Terror na linha, o arco cria um contraste do Zemo com a Vespa, que por sua vez está lidando com as inseguranças de seu papel como líder dos Vingadores. Conforme ela vai evoluindo e conseguindo salvar seus colegas, Zemo vai ficando mais instável e tomando medidas desesperadas que acabam comprometendo o sucesso de seu plano.



Porém essa não é a unica dinâmica principal de herói e vilão que “Sob Ataque” explora. Existe outra muito mais importante...

CICLO DA VINGANÇA





Como explicado, o objetivo de Zemo  é de se vingar do Capitão America, buscando matar seus colegas de equipe assim como o herói “matou” seu pai. Alguns podem ver essa motivação como algo simples de,aos, uma tentativa de tornar Zemo simpático, ignorando que o pai dele, Heinrich Zemo, era um cientista nazista que tentou dominar o mundo.

No entanto, Roger Stern não deixa esse detalhe passa despercebido. Muito pelo contrário. Os personagens apontam isso para Zemo , e em resposta, ele se recusando acreditar que seu pai era um monstro e sua morte foi consequência de suas próprias ações, demonstrando o quão sua vingança o tornou delirante a realidade.

Mas a parte mais interessante disso é como o próprio Capitão América aponta a hipocrisia do Zemo em reclamar do Capitão ter matado sua família, quando o próprio Heinrich foi responsável pela morte do parceiro do Capitão, o Bucky.



Através desse detalhe, o Stern torna a rivalidade do Capitão com o Hemult Zemo muito mais complexa, sendo um resultado de uma sequência de eventos: Heinrich provocou a morte de Bucky, resultando nele morrendo em seu conflito com o Capitão América, com Hemult sofrendo a mesma tragédia e adotando a mesma resposta. Os dois estão presos nesse ciclo de vingança, sempre levando a batalhas. E, como todo tipo de conflito, existem perdas.

PERDAS & SUPERAÇÃO

O aspecto torna esse conflito dos Vingadores contra os Mestre do Terror diferente dos anteriores é sua conclusão. Embora os Vingadores consigam virar o jogo e derrotar seus inimigos, eles não saem ilesos ou celebram a vitória, mas sim tendo que encarar várias consequências de seus erros: Tanto seu mordomo Jarvis quanto Hercules foram espancados e levados ao hospital, com o herói olimpiano estando num coma, o Capitão e o Cavaleiro Negro foram forçados a ver seus colegas sofrerem essas torturas sem poder ajuda-los e, o pior de todos, Zemo destruiu a única foto que o Capitão tinha de sua mãe.






Vê os Vingadores nesse estado é trágico e humaniza os personagens. Depois a ver esses heróis em várias HQs fazerem coisas grandiosas, superarem vários desafios, é normal se esquecer que, por trás de seus poderes e fantasias, eles são apenas humanos e, como muitos, também são capazes de cometer erros e sofrer perdas.

Dessa forma “Sob Ataque” consegue ser uma épica batalha de heróis e vilões mas, ao mesmo tempo, uma desconstrução da imagem dos Vingadores, demonstrando como os maiores desafios na vida de um herói não são apenas derrotar vilões e salvar o mundo, mas também superar tragédias e traumas deixados pelas batalhas.



Então é isso! Concordam comigo? Discordam? Qual a opinião de vocês sobre Vingadores Sob Ataque? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários