Meu top 10 de vilões de mangá/anime

 


Uma coisa que não dá para negar é que os vilões de mangá/anime estão entre alguns dos mais carismáticos e espalhafatosos já criados. Em uma época em que a cultura pop japonesa ganha força, listarei neste post meu top 10 dos melhores vilões do gênero. Com certeza, alguns devem constar em listas de outras pessoas também. A lista está em ordem decrescente.

10) Dr. Hell


 O diabólico Dr. Hell é o principal vilão do mangá/anime Mazinger Z, de Go Nagai. Um arqueólogo e cientista que encontrou as bestas mecânicas na ilha grega de Bardos. Decidido a conquistar o mundo, pôs as bestas mecânicas sob seu comando. O mundo, no caso, é o Japão. Para seu azar, Dr. Hell enfrentou o antagonismo de Koji Kabuto, o piloto do Mazinger Z. Dr. Hell tem dois tenentes, que o auxiliam em seus planos malignos: Barão Ashura e Conde Brocken.

9) Johan Liebert 


Talvez Johan merecesse estar em uma posição melhor, na opinião de alguns, e não nego. Como antagonista do mangá/anime Monster de Naoki Urasawa, Johan merece a alcunha de monstro deveras. Tendo sua origem na Alemanha oriental, Johan é um assassino niilista que desejava a extinção da humanidade, mas que foi impedido pelo doutor Kenzo Tenma, que salvou sua vida quando criança e mais tarde o perseguiu quando adulto.

8) Shira 


O principal vilão de Blade – A Lâmina do Imortal, do Hiroaki Samura, Shira é um assassino sádico que gosta de torturar, mutilar, estuprar e matar suas vítimas. Primeiro, quando tentou assassinar Rin, teve o braço decepado pelo protagonista do mangá, Manji. Ele retorna com cabelos brancos e com o cotoco do braço transformado em uma arma de osso, que ele mesmo esculpiu. Para seu azar, ele dessa vez luta com Magatsu da Itto-Ryu, que queria se vingar de Shira por ele ter estuprado e assassinado a prostituta de quem ele gostava. Magatsu decepa o outro braço de Shira, que cai de um penhasco e, também, perde um dos olhos. Submetido aos experimentos de imortalidade com os vermes Kessen-chu, Shira não se torna um imortal perfeito e, na última luta com Manji e Magatsu, é deixado para ser devorado vivo por lobos. Um fim merecido.

7) Enishi Yukihiro

 O vilão final do mangá Rurouni Kenshin (Samurai X), de Nobuhiro Watsuki, é o irmão mais novo de Tomoe, primeira esposa de Kenshin Himura durante a Era Tokugawa. Ao presenciar Tomoe sendo acidentalmente morta por Kenshin em uma luta, Enishi enlouqueceu de ódio e ficou com cabelos brancos. Sendo adotado por uma família de comerciantes ricos chineses, Enishi assassinou seus pais adotivos e tornou-se o líder de uma organização de traficantes de armas. Durante anos, planejou sua vingança contra Kenshin e formou um grupo de velhos inimigos do Battousai, para implementar sua “vingança dos homens”. O plano de Enishi era fazer Kenshin acreditar que ele tinha assassinado Kaoru Kamiya e deixar Kenshin sofrendo pela culpa.

6) Yujiro Hanma


 O maior antagonista e pai do protagonista do mangá Baki, Yujiro Hanma é considerado “a criatura mais forte da face da Terra”. Temido até pelo governo dos EUA, Yujiro tem um acordo com os presidentes americanos no qual, em troca de ser deixado em paz, ele aceita realizar missões militares. Seu maior feito foi conseguir parar um terremoto com um soco. Yujiro é um grande sádico e uma luta contra ele geralmente é fatal. Entre as inúmeras maldades que cometeu, está o assassinato da mãe de Baki e o estupro da mãe de Jack Hanma, o meio-irmão de Baki, que engravidou justamente desse estupro. Depois de ter perdido para Baki, Yujiro continua a aparecer no mangá, mas de uma forma menos vilanesca. Geralmente, ele chega, fala alguma coisa e vai embora. Talvez no mangá de Jack Hanma possamos ver novamente Yujiro como antagonista. O sangue Hanma descende de onis, e quando Yujiro tem a marca do resto de oni delineada nas costas, ele se torna invulnerável.

5) Toguro



 O principal vilão da primeira fase de YuYu Hakusho é Toguro. A despeito de inicialmente parecer ser só um marombado de óculos, ele é um vilão com certa complexidade. Antes, um guerreiro honrado, Toguro vendeu sua alma ao Diabo quando todos os pupilos de seu dojô foram assassinados por youkais. Toguro também foi namorado de Genkai, a mestra do protagonista Yusuke Urameshi. A despeito de ter assassinado Genkai, posteriormente ele faz um acordo para que sua ex-namorada voltasse à vida. No Torneio das Trevas, fez com que Yususke despertasse todo seu potencial. Até mesmo usando os 100% da força, Toguro é morto por Yusuke. Toguro tornou-se tão popular no Brasil que até deu nome para um youtuber, o Toguro da Mansão Maromba, o Toguro brasileiro.

4) Raoh 


Principal vilão da primeira fase de Hokuto no Ken, de Buronson e Tetsuo Hara, Raoh é o irmão adotivo do protagonista Kenshiro e, também, sucessor do estilo Hokuto Shinken. Ao contrário de Kenshiro, Raoh era muito ambicioso e queria usar o Hokuto Shinken para dominar o mundo. Raoh assassinou o pai de ambos e o mestre do estilo Hokuto Shinken, o que causou a fúria de Kenshiro. Porém, ele teve de cortar um dobrado para conseguir vencer Raoh. No Japão, Raoh é um personagem tão popular que até a suposta data de sua morte é comemorada por lá.

3) Dio Brando 


Principal vilão da primeira e da terceira fases de Jojo’s Bizarre Adventure, de Hirihiko Araki, Dio Brando era o filho de um ladrão que tentou roubar o pai de Jonathan Joelstar, o protagonista da primeira fase do mangá. Porém, o pai de Jonathan acreditou que ele tinha salvo sua vida e, como gratidão, adotou seu filho, Dio. Ao chegar na casa Joelstar, Dio tinha como objetivo desgraçar a vida de Jonathan e apoderar-se da fortuna dos Joelstar, fazendo tudo o que for possível para conseguir seu objetivo, e quando digo tudo é TUDO mesmo! Depois, quando se torna um vampiro graças à máscara de pedra, fica ainda mais perigoso; para conseguir derrotar Dio, Jonathan aprende a técnica do Hamon com o conde Zeppeli. Na terceira fase de Jojo’s, Dio conseguiu ressuscitar, e, dessa vez, a incumbência de derrotar o vilão coube a Jotaro Joelstar, com seu stand. O nome de Dio foi inspirado no cantor de Heavy Metal Ronnie James Dio, ex-vocalista do Black Sabbath.

2) Makoto Shishio


 Vilão da Saga de Kyoto de Rurouni Kenshin, Shishio era o assassino que substituiu Kenshin como retalhador do governo Meiji. Porém, como era muito ambicioso, acabou sofrendo um atentado e depois teve seu corpo queimado. Não obstante isso, Shishio sobreviveu e passou anos planejando sua vingança conta o governo. Assim, formou seu exército de elite, o Juppongatana. E ele não queria apenas vingança, mas também governar o Japão e transformar o país em uma superpotência a ser temida. Teve seus planos frustrados pelo governo Meiji, que pôs Kenshin em seu encalço. No entanto, se formos ver a luta entre Kenshin e Shishio, não era Kenshin que estava vencendo Shishio, mas Shishio quem estava vencendo Kenshin. Se não tivesse a limitação de só poder lutar por quinze minutos, ou seu corpo entraria em combustão, ele teria derrotado todo mundo e conquistado o Japão.

1) Griffith



Principal antagonista de Berserk de Kentaro Miura, Griffith fica no pódio dos maiores vilões de mangá/anime porque ele com certeza é um dos mais complexos. Na verdade, o classificar como vilão é até reducionismo. Como líder do Bando do Falcão, Griffith era um jovem comandante de um bando de mercenários que almejava se tornar um nobre e o rei de Midland. Depois de derrotar o protagonista Guts em uma luta, o fez seu principal tenente. Griffith não tinha escrúpulos de fazer o que fosse necessário para conseguir seu objetivo. Porém, ele perdeu sua frieza quando Guts o derrotou e abandonou o Bando do Falcão. Desorientado, Griffith dorme com a princesa Charlotte. Após isso, é preso e torturado na prisão do castelo real. Quando é resgatado por Guts e Caska, só o que restou foi uma sombra do orgulhoso falcão. Entretanto, Griffith faz um acordo com a Mão Divina por meio de seu beherit e sacrifica o Bando do Falcão durante os eventos do Eclipse. Transmutado em Fento, estupra Caska na frente de Guts, que perde um braço e um olho. Caska enlouquece e Guts jura vingança. Posteriormente, Fento consegue voltar a forma de Griffith graças ao Ovo do Mundo Perfeito e, também, ao feto amaldiçoado do filho de Guts e Caska. Dessa forma, Griffith forma um novo Bando do Falcão, composto não apenas por humanos, mas também por monstros, apóstolos da Mão Divina, e funda o reino de Falconia. Chega um ponto no mangá em que Griffith se torna o protagonista na Saga do Falcão do Milênio, ele é o herói de sua própria história.

Menção honrosa: Saga de Gêmeos



 Principal vilão da Saga do Santuário de Cavaleiros do Zodíaco de Masami Kurumada, Saga seria o típico vilão que “perde para si mesmo”. Se não fosse sua personalidade boa em contraponto à maligna, ele provavelmente teria derrotado os cavaleiros de bronze, assassinado Atena e conquistado o mundo.

Em suma, eis a lista dos dez maiores vilões de mangás/anime na minha opinião. Caso vocês tenham outro top ou se lembrem de outros vilões, podem escrever nos comentários. Lembrando que listas são sempre pessoais e que divergem muito, apesar de terem alguns personagens em comum e outros que são praticamente consenso.

Postar um comentário

0 Comentários