AQUELA VEZ EM QUE STEVE ROGERS SE TORNOU...O CARVEIRA VERMELHO!!!

 Os leitores mais antigos das revistas Marvel, sabem que a editora tem por hábito aparecer com armas cada vez mais poderosas. Pode ser um escudo; um martelo; uma armadura; uma manopla. Certa vez, o objeto mais poderoso do universo Marvel era: O CUBO CÓSMICO. Seu poder era tamanho que chegou a transformar Steve Rogers em seu maior inimigo: O CAVEIRA VERMELHA! Nossa matéria relembra esta aventura...Vamos lá??





O "CUBO CÓSMICO" apareceu pela primeira vez na revista "Tales of Suspense # 79" de julho de 1966. Foi uma criação de Stan Lee e Jack Kirby. O objeto possuía a capacidade de transformar qualquer desejo em realidade, independente da consequência. 




O cubo foi uma criação da A.I.M. (Advanced Ideas Mechanis), que no Brasil ficou conhecida como I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas). Esta organização tinha tudo para dominar o mundo, porém tem por hábito criar armas que depois acabam por dominá-los, como foi o caso de M.O.D.O.K. (leia matéria aqui) que se tornou seu líder! O cubo que criaram, era tão poderoso, que estava enlouquecendo M.O.D.O.K. e como se não bastasse foi roubado pelo Caveira Vermelha!! 





Felizmente, mesmo com um objeto capaz de torná-lo invencível, o Caveira foi derrotado (mais uma vez) pelo Capitão América e pior: perdeu o Cubo Cósmico!! Obviamente, ficou ai uma grande mágoa e o Caveira ficou esperando ansiosamente por uma maneira de se vingar! Que claro surgiu a partir da revista do Capitão América nº 114...


Leia online - CLIQUE AQUI


Na história inicial: "O Homem Por Trás da Mascara", encontramos Steve em uma daquelas situações que pareciam comuns no passado entre os heróis mascarados: uma crise de identidade. Steve estava disposto a abandonar sua identidade 'civil' e permanecer como o Capitão América em tempo integral (o que praticamente já ocorria...). 


Inesperadamente, ele mostra habilidades até então desconhecidas aos leitores: a arte de se disfarçar (não é gratuito, porque depois ele iria utilizá-la novamente). Como Steve não mais existiria, ele colocou uma peruca de cabelos escuros e mudou (!!) suas feições com maquiagem! Obviamente estou resumindo aqui a história, há um bom drama entre o momento de decisão e o de execução do 'sumiço' de Steve Rogers. 


O que ele não esperava é que repentinamente aparecesse alguém com certeza inesperado: o Caveira Vermelha! 




A história a seguir em "Capitão América nº 115" é: "O Pesadelo Começa Agora".  E de fato é um pesadelo, já que o Capitão faz o de sempre, ou seja, arrebenta o Caveira. Mas o vilão utiliza o cubo para derrotá-lo. Depois de toda a explicação sobre como o Caveira recuperou o cubo, temos sua vingança. A principio ele queria matá-lo, mas pensou melhor e resolveu antes destruir seu espirito e para isto, usando o cubo, descobriu a pessoa que ele mais ama: Sharon Carter (que aliás mostra na história anterior quão 'badass' ela é!).


De posse desta informação, o Caveira a traz até onde os dois estão e faz o impensável para sua vingança final: TROCA DE CORPO COM O CAPITÃO!! 


Para ler online: CLIQUE AQUI


Sem dúvidas as coisas ficaram bem ruins para o Capitão, não atoa o próximo episódio tem o titulo: "Muito Pior do Que a Morte". Nesta história, com a ajuda do cubo, o Caveira consegue colocar todos contra o Capitão  (agora Caveira): a policia; os Vingadores e até Sharon! Como as coisas não sairão como o desejado, o próximo passo do vilão foi enviar o Capitão/Caveira  para a ilha onde estão os homens que o Caveira havia traído ao recuperar o cubo: a Ilha dos Exilados! 


Para ler online: CLIQUE AQUI


A revista "Capitão América nº 117", é interessante não só por trazer o restante da história, mas também por nos apresentar um personagem que acabaria se tornando excepcionalmente importante nas histórias atuais do Capitão. Estamos nos referindo ao FALCÃO


Para ler online: CLIQUE AQUI


A história agora tem o titulo: "A Vingança do Caveira". O vilão faz com que o Capitão/Caveira caia na ilha e bem na frente de seus antigos associados sedentos por vingança. Graças as suas habilidades de luta, o Capitão consegue levar a luta durante algum tempo, mas o corpo do Caveira não tem a  mesma estrutura do seu e ele esta a ponto de ser derrotado, quando...Ele recebe repentinamente a ajuda de um pássaro! Um falcão! Aproveitando a distração, o Capitão foge e...


Descobre que o rosto do Caveira é na verdade uma mascara! E utilizando argila ele consegue mudar as feições originais do Caveira tendo em vista não saber se os antigos comparsas dele já o haviam visto sem a mascara...




Enquanto isto o Caveira, literalmente na pele do Capitão, desfruta de sua popularidade, mas fica enojado  da bajulação e resolve manchar a reputação do herói (já começou cedo...). Na ilha o Capitão, agora disfarçado, faz uma aliança com o jovem que o ajudou com o pássaro e se propõe a treiná-lo nas artes do combate...




Também sugere que ele crie para si uma identidade de herói e que use um traje para ocultar quem é. Nasce assim: O FALCÃO



Não,  a história não continua em "Heróis da TV nº 4". Nesta revista começam as aventuras do Falcão. A história continua em "Capitão América nº 118", onde acompanhamos o treinamento do falcão em combate corpo a corpo e a batalha com os exilados. E no numero 119, finalmente temos "A Derrota do Caveira"


Para ler online CLIQUE AQUI


Na última história, o Caveira mais uma vez é derrotado por sua própria arrogância! 'Cansado' da aparência do Capitão e da bajulação que recebia, o Caveira resolveu voltar a seu próprio corpo e desafiar o Capitão e seu novo parceiro Falcão em um castelo criado por sua própria vontade. O que ele não sabia é que os antigos donos do cubo, incluindo aí M.O.D.O.K. que havia aparentemente morrido anteriormente, mas que dá uma rápida explicação de como sobreviveu, antes de ordenar a destruição do cubo...


Para ler online CLIUE AQUI


Para isto utiliza o "Bloco de Cristal", que acaba provando que o Cubo Cósmico não era a arma mais poderosa, já que havia outra que podia destruí-lo...mas, são quadrinhos. Obviamente os planos do Caveira não saíram do jeito que esperava e mesmo com o cubo, os dois heróis estavam levando a melhor. A I.M.A. observava o combate e usou o tal 'Bloco de Cristal' e o cubo começou a se dissolver! No ultimo instante, o Caveira pega o já quase liquefeito cubo e tenta se teletransportar, aparentemente morrendo no processo (nós sabemos que não. Certo?)




E assim recordamos as revistas que nos contam sobre 'aquela vez em que Steve Rogers se tornou...o Caveira'! Mas...e se eu lhe disser que tem uma outra história que mostra "Aquela Vez em que o Capitão América se tornou...uma (quase) Mulher?"!?!?!? Aguardem a próxima postagem!! 



Talvez se interesse em ler: 

AQUELA VEZ QUE O CAPITÃO AMÉRICA SE TRANSFORMOU EM UM...LOBISOMEM!?!?!?

AQUELA VEZ EM QUE STEVE ROGERS PAGOU VEXAME COM SUA...CAPA!?!?!?!?

MODOK - VILÃO BIZARRO - QUEM É ELE NOS QUADRINHOS?







Postar um comentário

0 Comentários