INVASÃO SECRETA – TINHA POTENCIAL MAS...

 


INVASÃO SECRETA – TINHA POTENCIAL MAS...

 

Nesse domingo foi liberado o trailer de Invasão Secreta, uma nova série do MCU baseada numa HQ de 2008, escrita por Brian Michael Bendis e Lenis Francis Yu, onde os heróis da Marvel lidam com uma invasão de Skrulls, aliens que se infiltraram entre os grupos e organizações da Marvel, incluindo equipes como os Vingadores e o Quarteto Fantástico.


Pelo trailer e informações reveladas, está claro que a série será bem diferente, sem a participação de heróis como os Vingadores e com o foco sendo mais uma trama de espionagem com o Nick Fury e outros agentes descobrindo sobre um grupo de skrulls renegados.

Naturalmente, essa mudança cria insatisfação em alguns fãs, que esperavam uma adaptação mais próxima do evento épico que foi nas HQs. Embora essa crítica seja compreensível, eu não vejo essa mudança como algo ruim pois, em minha opinião, o próprio evento nas HQs não é lá essa obra prima que muitos dizem, tendo tido uma boa construção mas uma queda de qualidade no final.



Eu vou explicar...

TRAMA

Após o evento Guerra Civil, os super heróis se dividiriam em dois grupos: os Poderosos Vingadores (liderados pelo Homem de Ferro), que defendem a lei de registro de super heróis, e os Vingadores Secretos (liderados pelo Luke Cage), que se opõe a lei de registro e ao governo.



Durante uma aventura no Japão, os Vingadores Secretos tiveram um confronto contra a Elektra e o Tentáculo, que terminou com a ninja sendo morta em combate. Para o choque dos heróis, o corpo dela mudou de aparência, revelando que na realidade era uma Skrull, algo que nem mesmo Homem Aranha e Wolverine conseguiram detectar.



Aos poucos as histórias vão revelando outros skrulls disfarçados de personagens como Hank Pym e a Mulher Aranha (essa sendo a rainha dos Skrull, Veranke), espalhando paranoia e desconfiança entre os heróis, deixando-os distraído, enquanto eles dão inicio uma grande invasão para dominar o mundo.



UMA BOA CONSTRUÇÃO DE SUSPENSE...



Nessa construção para o evento é se encontra seu ponto forte: o suspense. Após a revelação da Elektra ser uma Skrull, as HQs da Marvel começaram a explorar isso revelando outros skrulls infiltrados e como eles vão fazendo os heróis ficarem desconfiados um dos outros, consequentemente colocando nós, leitores, na mesma posição, se questionando quais outros heróis podem ser skrulls, o que os skrulls infiltrados irão fazer e como os heróis vão impedir essa invasão secreta.



O problema se encontra quando chegamos a invasão.

DE INVASÃO SECRETA A INVASÃO GENÉRICA



Ao invés de manterem esse clima de suspense e mistério e mostrarem os Skrulls usando sua infiltração para dominarem o mundo, o evento deixa isso de lado na primeira edição, com os dois times de vingadores ficando presos na Terra Selvagem com uns skrulls confundido a cabeça deles enquanto os outros invasores atacam Nova York (e outras partes do globo, porém aí se encontra outra falha), tornando a história de mistério e manipulações em mais um arco genérico de invasão alienígena.



Claro que uma mudança dessa não impede a história de ser boa, contanto que os personagens sejam interessantes e bem desenvolvidos.

É aí que entra outro erro...

SKRULS: VILÕES PERVERSOS OU SIMPÁTICOS?



Na construção para Invasão Secreta, os Skrulls tiveram umas histórias explorando a forma como eles se infiltraram e o motivo de sua invasão: Por seu mundo ter sido destruído na saga cósmica Aniquilação, eles passaram a seguir a rainha Veranke, que tinha crença religiosa de que dominar a Terra seria a salvação de seu povo. Essa motivação é bem compreensível e o fato dos Skrulls terem perdido seu mundo dá uma simpatia para eles como vilões.



No entanto Bendis acaba se enrolando com essa representação dos Skrulls, poucas vezes explorando essa tragédia que os motiva e fazendo-os realizarem atos bem perversos contra os heróis e os humanos, criando confusão na forma como quer os Skrulls sejam vistos: É para eles serem invasores do mal que o leitor deseja que os heróis derrotem ou serem personagens trágicos e incompreendidos? A história não deixa claro.



Em relação as ações dos Skrulls nessa história...

 

MORTE DESNECESSÁRIA

Um recurso muito utilizado em eventos de HQs é a morte de personagens para dar impacto a história. Em alguns casos isso funciona, dando uma boa despedida para os personagens que vão bater as botas (pelo menos até o futuro roteirista decidir traze-los de volta) e mostrando o impacto que sua morte teve em outros.

Maior exemplo disso é na Crise das Infinitas Terras com a Supergirl (Kara Zor El) e o Flash (Barry Allen), com os dois heróis dando seu melhor para impedir o Anti Monitor e perdendo suas vidas no processo: Kara morre protegendo seu primo (mas consegue ferir o Anti Monitor e faze-lo fugir) e Barry dá sua vida para destruir a arma do vilão, salvando o que sobrou do multiverso.



Porém, isso também pode ser usado de forma errada, com um personagem random sendo morto apenas para chocar os leitores, com o personagem não tendo momento de destaque ou feito nada de importante na história. 

No caso de Invasão Secreta, a heroína que perde a vida é Janet Van Dyne, a Vespa, que tem seu corpo transformado numa arma biológica viva pelo skrull disfarçado de Hank Pym, com Thor impedindo que a radiação se espalhe, desintegrando a Janet no processo (é revelado depois que ela sobreviveu).




Acontece que a morte da Janet acaba não tendo o impacto relevante pois ela não teve um destaque na HQ o até momento, não teve um desenvolvimento, nem umas interações com o Hank Pym antes de descobrir que ele é um skrull. Ela passou maior parte no background, sendo muito fácil esquecerem que a Janet está nessa história. Dava pra excluir a morte dela e a história terminaria da mesma forma.

Essa falta de foco na Janet representa parte de um problema muito maior presente na Invasão Secreta, e o motivo pelo qual eu considero a história um exemplo de potencial desperdiçado...


MELHOR TER IDO LER OS TIE-INS

A maior falha da Invasão Secreta, o aspecto que atrapalhou muito a história é o fato de muitas de suas ideias serem apresentadas mas não desenvolvidas, com muita coisa que parece importante e interessante não indo a lugar algum ou sendo deixada para tie-ins e futuras HQs.



Tie-ins, para quem não sabe, se refere as HQs conectadas aos eventos, que mostram o efeito deles nas HQs de outros heróis da editora. Normalmente o evento principal é mostrado numa HQ própria, com tie-ins apenas fornecendo informações extras porém não obrigatórias, dando para ler a HQ do evento principal e entender tudo do início ao fim.

Acontece que a Marvel, desde Guerra Civil até os dias de hoje, tem um habito de fazer com que eventos HQs deixem muitas das informações importantes para os tie-ins, ao invés de trabalhar com eles na HQ principal, fazendo as histórias ficarem cheias de cenas vazias, que distraem da trama ao invés de desenvolve-la e forçando os leitores a comprar mais hqs, o que é uma estrátegia bem manipuladora e prejudica o interesse de muitos em querer investir nas hqs.



Esse é o caso da Invasão Secreta. Ela tem cenas de ação e momentos que deveriam ser épicos e emocionantes, porém falhavam por causa da falta de cenas que desenvolvem os personagens e seus dramas pessoais.

A história muda de perspectiva entre vários personagens, tentando mostrar a escala global desse evento, porém o foco fica só nos Vingadores presos maior parte do tempo na Terra Selvagem e nas lutas em Nova York, focando demais nas cenas de ação que ignoram o drama dos personagens, momentos onde eles se expressam e tem interações importante, algo bem necessário para que os leitores se conectem com eles e a situação que estão lidando.




Claro que tem uns momentos onde a história apresenta umas ideias interessantes como o Nick Fury sendo enganado a acreditar que Carol Danvers é uma skrull, um skrull disfarçado de Capitão Mar-Vell  inspirando o anti-herói Marvel Boy a lutar pelos humanos ou o Tony Stark lidando com a possibilidade ser um agente adormecido.



Infelizmente eles acontecem de forma random e o roteiro não aprofunda isso, ignorando as ideias ou interrompendo elas com uma luta e deixando que elas sejam trabalhadas em tie-ins. que por sua vez fazem um trabalho melhor em desenvolver os personagens, mostrando os ataques dos Skrulls a regiões como Wakanda ou Attilan (resultando em histórias bem legais do Pantera Negra e dos Inumanos), além de explorar o passado de alguns skrulls infiltrados e como os anos que ficaram escondidos afetaram a mente deles, com alguns como o Capitão America impostor realmente acreditam serem os heróis por quem eles estavam se passando.





Por causa dessa dependência de tie-ins, a história principal da Invasão Secreta falhando em atender o hype que estava construindo e virar um evento muito tedioso.

A ideia da Invasão Secreta pode ser boa e ter grande potencial. Uma pena esse potencial ter sido mal executado. Só espero que essa nova adaptação consiga ser algo diferente e não cometa os mesmo erros.



Então é isso! Concordam comigo? Discordam? Qual a opinião de vocês quando a Invasão Secreta?

 

Postar um comentário

0 Comentários