Quatro ocasiões em que Peter Parker passou dos 30 anos e sua eterna juventude mercadológica

 


Qual a idade de Peter Parker? Eis uma pergunta capciosa. Idades de personagens de quadrinhos é uma coisa complicada, pois em tese eles não envelhecem ou isso acontece muito lentamente. Porém, no caso de Peter, ele realmente envelheceu ao longo dos anos. Eu estimaria que Peter hoje em dia tem entre 25 e 26 anos, no máximo. Ou seja, ainda não chegou nos 30 anos, e, se isso acontecer, ainda irá levar um bom tempo. E isso se considerando que ele começou sua trajetória de herói na adolescência, sendo um dos poucos personagens de HQs que os leitores viram a maturidade.

No entanto, em algumas histórias alternativas e fora da continuidade, Peter realmente conseguiu passar e muito dos 30 anos e envelhecer. Vamos a elas. A primeira é o Peter de meia idade pai da May Parker, a Garota-Aranha. Nessa HQ, Peter desistiu de ser o Homem-Aranha após perder uma das pernas em um confronto com Venom. No entanto, sua filha May, que teve com Mary Jane, também desenvolveu poderes aracnídeos e termina por se tornar a heroína Garota-Aranha, ainda de forma relutante e sem a aprovação de seus pais. Para quem nunca leu, Garota-Aranha é um gibi até bem divertido, apesar de ter tido poucas histórias publicadas por aqui na época da Editora Abril, no final dos anos 90. Quem quiser ler uma HQ com protagonista feminina antes da forçação de barra de “empoderamento” da Marvel nos últimos anos, até que vale a pena.



Outra versão de Peter Parker que chegou à meia idade é o do clássico moderno Terra X. Peter nessa HQ não só envelheceu como também desistiu de ser herói e ficou gordo. Na batalha final contra o jovem Caveira Vermelha, Peter volta a vestir o uniforme do Aranha, mas é zoado pelo Capitão América e pelo Coisa.

Na HQ Reign, chamada de Potestade no Brasil, temos uma espécie de O Cavaleiro das Trevas do Aranha, em que Peter é um idoso alquebrado que desistiu há tempos de ser Cabeça de Teia e só quer curtir a viuvez depois que MJ foi morta por causa de seu sémen-aranha radioativo. No entanto, ele deve voltar a vestir sua máscara quando seu velho inimigo Venom e outros vilões passam a ameaçar a cidade. Apesar de passar um pouco do ponto, até que gosto dessa HQ escrita e desenhada por Kaare Andrews.

A última HQ que mostra um Peter que envelhece ao longo dos anos é História de Vida, de Chip Zdarsky e Mark Bagley. A premissa é muito interessante, pois define uma linha cronológica em que Peter passa pelas décadas. Nessa realidade, ele se torna o Aranha em 1962 e segue envelhecendo através dos anos. A história toma como base várias histórias clássicas do personagem, mas com um desenvolvimento próprio. Não falta fan service.

Não obstante, essas histórias que apresentam um Peter mais velho são realmente um ponto fora da curva, pois a tendência é que ele seja sim um eterno jovem, para poder dialogar com o público-alvo que mais proporciona retorno para a Marvel no tocante ao Aranha: crianças e adolescentes. Isso posto, deve-se destacar que essa não é a maioria dos leitores de HQs do personagem, que envelheceu e é constituído por adultos na faixa dos 30/40 anos ou mais. Stan Lee acreditava que as histórias de super-herói tinham um ciclo de renovação de público a cada cinco anos. É por isso nas HQs do Quarteto Fantástico Johnny Storm, o Tocha Humana, sempre voltava a apresentar comportamento de adolescente mimando e nunca amadurecia, pois Lee achava que assim os leitores jovens poderiam se identificar com o personagem. Porém, isso mudou, e a grande maioria dos leitores de HQs de super-herói é constituída atualmente por marmanjos, e não mais a garotada, salvo exceções, claro. A despeito de o Aranha ainda ser um personagem que tem grande apelo entre as crianças vendendo de brinquedos até lancheiras, uma mina de ouro de licenciamento.


Engraçado que nos quadrinhos originais o período de Peter como adolescente no Colégio Midtown durou até pouco tempo. No final da fase desenhada por Steve Ditko Peter já estava na Universidade Empire State e conheceria lá Gwen Stacy e Harry Osborn. Aí já principiava a fase de jovem adulto de Peter, na qual ele está ainda hoje.



Entretanto, por razões mercadológicas, a tendência é que Peter seja retratado cada vez mais jovem por meio das mídias. Um exemplo é o Peter interpretado por Tobey Maguire na trilogia do Aranha de Sam Raimi. O tempo em que ele é estudante no colégio Midtown é bem curto; na metade do filme já o vemos como aluno da universidade Empire State. Por sua vez, nos dois filmes estrelados por Andrew Garfield, Peter está no colégio Midtown e é um adolescente. No final de O Espetacular Homem-Aranha 2, pressupõe-se que ele está indo para a faculdade.

E o Peter de Tom Holland é de várzea mesmo. É bem novinho e as histórias se passam no Colégio Midtown, para os adolescentes se identificarem. No final de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, dá-se a entender que ele passou em alguma universidade, mas seus amigos e todo mundo mais não se lembram dele.



Se pegarmos as animações, vamos ver que Peter está cada vez mais jovem. Por exemplo, no desenho dos anos 90, Peter é um jovem universitário na Empire State e já atua como Aranha faz um tempo. Na animação da MTV, ele também já está na universidade e é em tese o mesmo Peter dos filmes de Tobey Maguire.



No entanto, em O Espetacular Homem-Aranha, já temos o Peter novinho do Colégio Midtown, em início de carreira. Em Homem-Aranha Ultimate, é mais uma vez o Peter no ensino médio. No desenho seguinte, o Homem-Aranha da Disney, Peter é novamente um adolescente em início de carreira, bem de várzea. E o Peter da nova animação do Disney Plus, Spider-Man Frashman Year, também será bem novo, baseado na versão de Tom Holland.

Enfim, nota-se que o interesse comercial é em se ter uma versão de Peter e do Aranha cada vez mais jovem, para uma audiência bem jovem. Entretanto, em algumas histórias fora da continuidade, podemos ter um vislumbre de versões mais velhas do personagem, como relatado neste post.

 

Postar um comentário

0 Comentários