Memória Magazine | NOVO UNIVERSO MARVEL (1986)

Escrito por: Ney Bellas
Publicado originalmente AQUI.

Sempre em busca daquela MEMÓRIA quase esquecida, eis que vamos aos anos 80, quando havia uma grande procura pelos Heróis em Quadrinhos (HQs). Entre as muitas aventuras e sagas exploradas nesta época, um ousado projeto se destaca: O NOVO UNIVERSO MARVEL. Uma ousada iniciativa que de acordo com a Marvel, traria uma sensação mais realista nos roteiros e personagens originais que desafiariam o status quo dos quadrinhos tradicionais. Bem, inegavelmente foi um período de publicações marcantes, mas que acabaram decepcionando o público e o fracasso comercial acabou enterrando o projeto. Claro que, nem tudo se perdeu e aventura vista de hoje, até que é bem interessante. Ficou curioso? Não fique aí parado e se aventure também nessa gostosa viagem no tempo.

No ano de 1986, a editora Marvel Comics celebrava 25 anos de existência (desconsiderando o período da Timely Comics e da Atlas, anterior a 1961). E, como parte das celebrações, Jim Shooter na época editor-chefe da editora, propôs o lançamento do Novo Universo, um selo para uma linha de revistas, cujos personagens não faziam parte do Universo Marvel tradicional, se passavam numa realidade alternativa com personagens e abordagens diferentes.

Como mencionei, era um ano de aniversário e Shooter teve o que supôs ser uma grande idéia e foi a procura  de Jim Galton, na época, presidente da Marvel Comics, e lhe fez uma proposta: A criação de um universo separado da Marvel. Mas, com os mesmos heróis da editora só que nesse novo universo  todos os personagens existentes poderiam começar de novo sem lidar com questões de continuidade. Porém, essa ideia foi veemente descartada. Foi quando o animado e criativo editor propôs outra ideia: Criar um NOVO UNIVERSO com novos personagens, não ambientado no Universo Marvel, e com uma ambientação menos fantástica e mais realista. desta vez, Galton aprovou a ideia e decidiu investir US$ 120.000,00 no projeto. Infelizmente, nem tudo foi tão bem assim. Ainda em 86 a  Marvel Comics Group, que era  propriedade da Cadence Industries Corporation e foi vendida para a New World Entertainment. Fazendo com que o pomposo orçamento do Editor fosse reduzido drasticamente. E os cortes afetaram o andar do projeto, fazendo com que a equipe de escritores, editores e artistas ficasse limitada a artistas novatos ou de até então pouca expressão ( até então ). Sendo eles: Archie Goodwin, Eliot R. Brown, John Morelli, Mark Gruenwald, Tom DeFalco e Michael Higgins. Infelizmente, o projeto não deu o retorno desejado.


A trama tem inicio em 22 de julho de 1986, às 16h22min, quando um clarão misterioso brilha nos céus e banha a Terra por alguns minutos, o suficiente para causar anomalias genéticas e produzir superpoderes em vários habitantes do planeta, criando os chamados "paranormais". Esse Novo Universo trazia histórias apresentando os protagonistas dessa realidade como Justiça (Justice) um visitante de uma dimensão paralela que atuava como agente da lei e cujo nome real era John Tensen. Caçando os responsáveis pelos assassinatos de sua família, Tensen é atingido pelo "Evento Branco" que lhe desperta poderes psiônicos e o arremessa sem memória na Terra. Agora capaz de "ver" a aura das pessoas e determinar quem é bom e mau, Tensen passa a usar seus novos poderes (de sua mão esquerda cria um escudo protetor e de sua mão direita lança uma rajada devastadora) para punir os criminosos e corruptos.
Outro título lançado nesse universo eram o "DP7" que mostrava mais diretamente as consequências do "Evento Branco" no mundo. Com a incidência crescente de paranormais, anúncios sobre a Clínica de Pesquisa Paranormal são veiculados como resposta para as pessoas que adquiriram habilidades sobre-humanas. Funcionando como uma instalação de pesquisas para ajudar os paranormais, logo chama a atenção do médico Randy O'Brien que ao atender um gigantesco paciente descontrolado de nome David Landers, acaba descobrindo ter adquirido poderes quando uma par de braços escuros surgem de seu dorso e o ajudam a injetar tranquilizante no paciente. Ambos, Landers e O'Brien se inscrevem na clínica e conhecem outros com habilidades tão estranhas quanto as deles. Posteriormente, eles descobrem as más intenções da clínica quanto a seus poderes e fogem da equipe de segurança composta por paranormais poderosos.


Outros personagens como "Os Torpedos" uma equipe liderada por Jack Magniconte, um ex-atacante de futebol que ganha força, velocidade e resistência sobre-humanas e invulnerabilidade e usando o nome "Sr. Magnífico" monta um grupo de heróis de aluguel com seus ex-companheiros de time; "Hazzard" contava as aventuras do mercenário Mark Hazzard um veterano amargurado que perdera o grande amor de sua vida; "Máscara Noturna" ("Nightmask") narrava as aventuras de Keith Remsen, um jovem que adquirira a habilidade de entrar nos sonhos das pessoas e, com ajuda de sua irmã Teddy usava seu novo dom para ajudar pacientes a se recuperar de traumas e comas; "Spitfire" contava a história de Jenny Swensen, uma professora ginasial que ao descobrir sobre o assassinato de seu pai, um brilhante engenheiro mecânico, rouba sua invenção a armadura MAX e a usa para descobrir e punir os assassinos contando com ajuda de 5 de seus alunos; "Psi-Force" era uma grupo de delinquentes juvenis com habilidades psíquicas diversas que tinham como mentor o ex-agente da CIA Emmett Proudhawk. Ele mesmo ganhou seus poderes telepáticos e premonitórios pelo "Evento Branco" e por uma visão reuniu seus tutelados. Quando é assassinado por um agente da KGB que buscava aliciar os jovens para um programa de treinamento paranormal russo, o grupo consegue fugir convocando uma entidade composta pela união de seus poderes através do medalhão dado por seu mentor e que era idêntica a Proudhawk. Dali em diante, os jovens fogem e combatem os que desejam usá-los para fins bélicos. O último título era "A Marca da Estrela"("Starbrand") que contava sobre o encontro do mecânico Kenneth "Ken" Connell com um misterioso alienígena que estava disfarçado como um velho andarilho e antes de morrer lhe passa uma tatuagem em forma de estrela que lhe concede poderes ilimitados. Equanto Ken tenta entender as ramificações de possuir grandioso poder, ele tenta conciliar sua nova realidade com sua vida quotidiana. Eventualmente, é revelado que a os poderes de Ken tem uma forte ligação com o "Evento Branco".
Aqui no Brasil os heróis desses novo universo saírem em dois títulos: FORÇA PSI ( Que trazia em seu mix além da própria Força Psi, A Marca da Estrela, Trovão e Máscara Noturna) e JUSTICE ( Que tinha em seu mix o herói do título, Merc - O Cão de Guerra, P.N.7 e os Torpedos ). 


Embora promissor e com idéias inovadoras, o pouco interesse do público e a baixa de vendas causou a necessidade de uma reformulação após o cancelamento dos títulos "Torpedos", "Hazzard" "Máscara Noturna" e "Spitfire". Em meio as mudanças, Justiça sofreu uma reviravolta ao ser revelado que tudo o que aconteceu anteriormente era uma alucinação e que na verdade, o protagonista era um serial killer que matava paranormais que abusavam de seus poderes e, "A Marca da Estrela" concentrou-se menos no personagem Ken e mais no poder da marca da estrela com John Byrne assumindo o roteiro e o título passando a ser bimestral.

Numa tentativa mais radical de trazer maior interesse do público, fora revelado que o "Evento Branco" foi uma tentativa de Ken de transferir seu poder para um asteróide, e novamente o personagem na edição 12 de seu título tenta algo semelhante quando transfere o poder para um objeto inanimado e causa o "Evento Negro" obliterando a Pittsburgh deixando um buraco que mais tarde foi nomeado "O Poço". A partir daí as histórias tomaram um rumo mais sombrio com um tom pós-apocalíptico e um cenário político cada vez mais instável. Apesar das mudanças, a linha acabou sendo cancelada em 1989 e, embora aparentemente o motivo tenham sido as baixas vendas, na verdade os títulos do Novo Universo eram muito lucrativas e apreciadas pelo público. Contudo, a própria Marvel Comics buscando aproveitar uma época de maior sucesso optou por o artistas e recursos para outros títulos do Universo Regular. Um último especial foi lançado em seguida sob o nome "War", dando uma conclusão para esse Novo Universo. No decorrer dos anos seguintes, alguns personagens desse universo retornariam em participações especiais em outros títulos como "Homem-Aranha 2099", "Quasar" entre outros incorporados ao Multiverso Marvel. Em 2013 o escritor Jonathan Hickman traria de volta o "Novo Universo" e alguns de seus personagens como Marca da Estrela e Máscara Noturna inclusive encontrando os Vingadores.

                                       Colaboração do amigo: Cassius M G Silva 







Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Postar um comentário

0 Comentários