Top 10 melhores arcos de Star Wars Guerra dos Clones

 


Top 10 melhores arcos de Star Wars Guerra dos Clones

 

Quando se fala da segunda trilogia de Star Wars, também conhecida como prequels, as opiniões dos fãs são bem divididas. Uns tem admiração por elas visto que foi sua introdução ao universo de Star Wars, outros detestam os filmes e a forma como o Lucas retratou a queda de Anakin para o lado negro. No meu caso, embora eu não curto tanto quanto a trilogia original mas, tal como a trilogia disney, reconheço pontos positivos presentes nessa fase. Um desses pontos foi a criação de uma das melhores séries animadas já feitas: Star Wars Guerra dos Clones.

 


Quando se fala em Guerra dos Clones, os fãs pensam em duas séries especificas : A primeira foi  feita em 2003, produzida por Genndy Tartakovsky (criador de Samurai Jack, Laboratório de Dexter e Titã Sim biônico). Apesar de ter durado apenas 2 temporadas, com 25 episódios ao todo, e feita com a intenção de promover o lançamento de Vingança dos Sith, essa animação conseguiu ser um sucesso, com episódios fantásticos, com excelentes cenas de ação e histórias bem contadas com muito pouco dialogo. Um exemplo do talento de Tartakovsky para histórias visuais.

 




Já a segunda é a animação em 3D de 2008, produzida pelo próprio George Lucas em parceira com o roteirista Dave Filoni. Tendo durado 6 temporadas, de 2008 a 2014, com a sétima tendo sido feita em 2020, essa série soube pegar o que deu certo na série anterior de Tartakovsky e levou a próximo nível, introduzindo personagens novos e marcantes, desenvolvendo personagens estabelecidos nos filmes e apresentando uns arcos muito bem construídos. Essa série animada é tão boa que muitos fãs como eu consideram até superior aos filmes.

 


Com tantos episódios e histórias de aventuras épicas pelo espaço, quais foram os mais marcantes? Quais tiveram as melhores tramas, cenas de ação, momentos  épicos e desenvolvimento dos personagens?

 

Para responder essas perguntas... eis o meu top 10 melhores arcos de Star Wars Guerras dos Clones:

 

10) O arco de Mortis

 


Um dos elementos que não me agradou na prequel foi a ideia de tornar o Anakin Skywalker num "escolhido". Além disso nunca ter sido mencionado na trilogia original e mudar completamente o significado da redenção do Darth Vader (é sobre um pai escolhendo salvar um filho e não seguir uma profecia), essa história do escolhido não foi explorado direito na trilogia. Muitas vezes em que é trazida, os personagens só repetiam o mesmo ponto, que o Anakin destruirá os Sith e restaurará a ordem mas não exploravam os detalhes como por exemplo, como que eles sabem que o Anakin é o escolhido? O quão poderosa é  a ligação dele com a força?

 


Na série isso é explorado de uma forma bem melhor no arco de Mortis. Nesse episódios, Anakin, Obi Wan e a padawan Ashoka (que falarei mais a frente) se deparam com uma nave misteriosa, ao investigar os três descobrem que o interior da nave é um mundo completamente diferente, habitado por entidades divinas ligadas a força, o Filho (que representa o lado negro da força), a filha (que representa o lado da luz) e o pai (que garante o equilíbrio entre  eles). Nas interações é revelado que Anakin deve ser o responsável por assumir o lugar do pai, porém o jovem jedi toma uma decisão diferente, resultando em grandes consequências para ele e seus amigos, assim como seu futuro.

 

O episódio é uma excelente exploração da mitologia da força, mostrando sua ligação com entidades divinas do universo de Star Wars, além de finalmente demonstrar a ligação do Anakin com a força e seu papel como o escolhido.

 

9)  O massacre das irmãs da noite/o arco de  Asajj Ventress

 


Uma personagem que retorna da série anterior do Tartakovsky foi a Asajj Ventress, uma assassina a serviço do Conde Dookan. No inicio da série, ela começa como uma capanga do vilão, agindo com lealdade ao lorde Sith. Porém a dinâmica dos dois muda, quando Dookan, sob ordens de Darth Sidious, trai Asajj Ventress e deixa ser morta durante uma batalha espacial. No entanto, Asajj sobrevive e se une as Irmãs da Noite, um grupo de feiticeiras, para se vingar do seu ex-mestre.

 

Além de introduzir o conceito de magia e misticismo no universo de Star Wars, o arco parece algo saído da série animada do Batman, com o foco sendo dedicado a Asajj e sua busca por uma família. Durante o arco é mostrado flashbacks do passado de Ventress e como ela sofre de traumas de abandono, justificando seu desejo de vingança após Dookan tê-la deixado para morrer, assim como  a busca por aceitação como uma das Irmãs da Noite. Tudo isso constrói para uma conclusão bem trágica, com as irmãs sendo massacradas pelas forças do general Grievous, com Ventress terminando mais uma vez da forma como começou sua história, sozinha.

 

 

8) O cerco de Mandalore

 


Após a série ter sido cancelada em 2014 sem ter tido uma conclusão apropriada (pelo menos na opinião de muitos fãs), Dave Filoni e sua equipe ficavam discutindo nas convenções sobre suas ideias para episodios caso a série tivesse continuado. Uma dessas ideias era sobre o Cerco de Mandalore, que estava planejada para ser não só a conclusão dos arcos envolvendo os mandalorianos mas também o final da série. Para alegria de fãs, a série retornou com uma ultima temporada em 2020, onde Filoni finalmente conseguiu dar a conclusão tão esperada da série.

 

O arco mostra Ashoka entrando em contato com Anakin e Obi Wan, pedindo ajuda da republica para liberta Mandalore do controle de Darth Maul. Apesar de estarem ocupados tentando resgatar o Chanceler Palpatine do Grievous (sim o arco se passa em paralelo aos eventos de Vingança dos Sith), Anakin permite que Rex e seu esquadrão auxiliem Ashoka na batalha contra Maul. No entanto conforme o conflito vai se desenvolvendo, Ashoka vai descobrindo que mesmo que vença essa batalha a guerra terminará de forma bem diferente do que ela espera.

 

Não é a toa que esse arco foi exibido como um filme de Star Wars, porque os produtores mandaram bem, dando seu máximo nesses episódios, recheando eles de cenas de ação épicas, atuações incriveis dos dubladores e momentos bem tensos e emocionantes. Alguns fãs reclamam dá serie ter terminado com Rex e Ashoka, julgando que deveriam ter usado outro personagem, principalmente alguém estabelecido nos filmes, mas eu não vejo isso como um problema, visto que Ashoka e Rex foram personagens presentes na série desde o inicio. É bem apropriado que a série termine com os dois que tem sido os "olhos do publico" durante toda a série animada.

 

7) A invasão de Kamino

 


Um dos melhores aspectos da série é a forma como eles destacaram os clones, dando a cada um deles uma personalidade própria e unica. Suas histórias envolviam sua relação um com outro e seus dilemas sobre serem humanos artificiais cujo unico propósito é lutar numa guerra. Um dos melhores episódios a explorar esses soldados é a Invasão de Kamino, no inicio da terceira temporada. Nesse arco, as forças separatistas atacam Kamino, colocando em risco a segurança dos futuros clones, cabendo aos heróis lutarem para protegerem não só suas bases mas também seu lar.

 


O grande destaque do episódio é o clone 99. Apesar de ser um clone deformado e considerado por muitos incapaz de participar das batalhas, 99 insiste em lutar ao lado dos seus irmãos e arriscar sua vida pela segurança deles, provando ter um coração de um verdadeiro soldado clone.

 

6) O arco de Rako Hardeen

 


De todos os personagens na franquia, o meu favorito é o Obi Wan Kenobi, com muitos episódios tendo conseguido explorar o mestre jedi, mostrando-o como esse herói astuto e estrategista.

 


Um dos melhores episódios que explora o lado estrategista do Obi Wan é o arco de Rako Hardeen  , mostrando uma situação onde Obi Wan falsifica sua morte e assume a identidade do caçador de recompensa Rako Hardeen, para poder se infiltrar num grupo de mercenários do Dookan e impedir uma tentativa de assassinato. A partir daí o episódio vira uma aventura cheia de suspense e momentos surpreendentes, com Obi Wan tentando trabalhar com esses mercenários sem revelar sua verdadeira identidade. Destaque também vai para o Anakin, que caça Rako acreditando que ele matou seu mestre, apenas para descobrir sobre a farsa do Obi Wan, resultando em Anakin sentindo-se traído por seu mentor e o conselho jedi por não terem lhe informado,  tornando sua traição em Vingaça dos Sith muito mais compreensível.

 

5) O arco de Fives

 


Com  a série tendo dado um bom destaque aos clones, feito eles serem personagens carismáticos e simpáticos, uma pergunta que ficou entre os fãs era: Se os clones são tão amigos dos jedis, por que eles se aliaram ao Palpatine? Em versões como os jogos agem como se os clones sempre estavam conspirando contra os jedis. Seria esse o mesmo caso na série? Não é exatamente.

 

Nesse arco, um dos clones acaba enlouquecendo e matando uma jedi, resultando nele sendo enviado para ser examinado em Kamino. Ao descobrir que seu colega foi morto, o clone Fives encontra um chip no cérebro do falecido amigo, deduzindo os planos para a ordem 66. Ao tentar avisar os jedis, ele acaba caindo nas manipulações do Palpatine e passa a ser perseguido por seus próprios aliados.

 

Desde que apareceu na série, Fives era mostrado como um membro independente e orgulhoso, que sempre lembrava seus companheiros que, apesar de seguirem ordens eles não eram como os droides, incapazes de tomar decisões próprias. Devido a essa personalidade, o episódio se torna bastante inspirador mas também trágico, com Fives tentando ao maximo alertar seus companheiros do plano de Palpatine, apenas pra ter que enfrenta esses mesmos aliados, que não acreditam em suas palavras. É um dos maiores exemplos de como Palpatine consegue ser um mestre manipulador, virando os heróis um contra os outros. 

 

4) O arco de Yoda

 


Um dos personagens mais icônicos da franquia é o Mestre Yoda. Difícil encontrar um fã de Star Wars que não conheça o anãozinho verde de orelhas pontudas. Normalmente sendo retratado como um baixinho sábio e poderoso, esse arco soube explorar um outro lado do Yoda, um lado vulnerável e humano, dando mais complexidade para o personagem. Ao escutar vozes fantasmagóricas, o grande mestre jedi sai numa jornada pelo espaço, em busca de desvendar esse mistério, passando por vários desafios no caminho.

 


Além de explicar como que o Yoda conseguiu aprender sua habilidade de contatar espíritos da Força, o episódio tem uma animação fantástica e explora ainda mais a mitologia dos jedi e sith, tendo inclusive um encontro entre  Yoda e o espírito do antigo lorde sith Darth Bane (dublado no inglês pelo Mark Hammil, ator de Luke Skywalker).

 

3) A ascensão de Darth Maul

 




De todos os vilões da série, o que melhor foi desenvolvido foi o Darth Maul. Embora sua luta contra Qui-Gon Jinn e Obi Wan em Ameaça Fantasma seja icônica, o vilão não apresentou uma personalidade interessante. Os criadores souberam trabalhar isso na série, mostrando o retorno de Maul com a ajuda da bruxa Mãe Talzin e seu irmão Savage Opress, e dando a ele uma personalidade  bem mais diabolica, sofisticada e calculista.

 


Esse arco mostra Maul e seu irmão se unindo ao grupo Death Watch e o ajudando a conquistar Mandalore, com Maul traindo o lider, assumindo controle do grupo e capturando a duquesa Santine Kryze, um antigo amor de Obi Wan Kenobi, querendo usa-la como isca para atrair o herói. Sabendo da situação em Mandalore, Obi Wan tenta invadir o palácio e resgatar Santine, porém sua tentativa  resulta num dos momentos mais trágicos da série, que dá muito mais humanidade para o Obi Wan, além de estabelecer Darth Maul como o vilão mais cruel e perverso da série.

 


Sem falar que o episódio termina com o reencontro de Maul e Sidious, levando a uma das melhores lutas de sabre de luz em toda série.

 

 

 

2) O arco de Ashoka

 


Um dos arcos presentes na série desde o inicio foi o crescimento da Ashoka Tano. Admito que de inicio eu não curti a personagem, achando ela uma adição desnecessária para a série. Uma genérica personagem adolescente feita apenas para que o publico jovem tivesse alguém com quem pudessem se identificar. Porém, conforme a série foi avançando, Ashoka foi evoluindo como uma personagem, indo de uma jovem impulsiva e inexperiente para uma guerreira mais disciplinada e corajosa, se tornando  minha segunda  personagem favorita na série. De todas suas aventuras, seu momento de destaque mais importante foi no final da quarta temporada, onde ela foi incriminada por assassinar um criminoso. Com seus amigos tendo se virado contra ela, Ashoka não tem escolha a não ser agir por conta própria e provar sua inocência, mesmo que signifique ter que fugir de Anakin, seu mestre que ela admira.

 


É um episódio bem intenso, tendo muita inspiração em filmes de perseguição, com Ashoka tentando ao maximo descobrir a identidade do assassino enquanto evita os soldados da republica. É também uma história que mostra como os jedis não são perfeitos e seus erros estão começando a serem percebidos pelos outros e tendo consequências negativas para eles. O final do episódio é bem emocionante, tendo uma melhores interações entre Anakin e a Ashoka. Embora o Cerco de Mandalore seja um final perfeito, se  ela tivesse terminado nesse arco, eu estaria bem satisfeito pois esses episódios são uma conclusão da história de Ashoka como uma jedi e sua decisão de deixar a ordem.

 

1) O arco de Umbara

 

 




Embora Ashoka seja a personagem mais popular, o meu favorito na série é o Capitão Rex. Sendo um soldado dividido entre agir de acordo com as regras ou fazer a coisa certa para seus companheiros, ele representa a essência da Guerra dos Clones, o que torna essa série tão especial e uma das melhores adaptações de Star Wars: A desconstrução da guerra. Ao invés de mostrar um conflito simples entre o bem e o mal, Filoni usou a série animada para explorar temas ligados a guerra, mostrando como nem todos os conflitos são preto e branco. As vezes o lado que se considera "os mocinhos" são capazes de cometerem atos questionáveis, assim como o lado considerado "os vilões" podem realizar ações nobres e justas. Algumas batalhas não terminam em finais felizes. Vidas são arriscadas e perdidas e os próprios heróis ficam em posições bastante complicadas, divididos sobre qual a melhor decisão a se tomar nesses conflitos.

 




Esse dilema é perfeitamente representado por Rex e os clones durante o arco de Umbara. Tendo inspiração em guerras como o Vietnã, esse arco mostra os soldados recebendo um novo general, o jedi Pong Krell, que se mostra um líder autoritário e inescrupuloso, criando tensão entre os clones, que ficam divididos entre obedecerem suas ordens ou agirem de acordo com seus instintos. Os debates realizados pelos clones são bem interessantes, explorando o fato dos clones terem personalidade próprias mas serem soldados artificiais, criados com o propósito de servirem na guerra. Essa situação vai ficando cada vez mais estressante com as decisões de Krell, puxando Rex e seus soldados a se rebelarem contra o tirano. É uma história bem sombria, que dá um choque de realidade nas batalhas de Star Wars, mostrando a verdadeira imagem da guerra e o efeito que ela tem nos soldados, com eles sendo as maiores vitimas desse conflito.


Então é isso! Quais são seus arcos favoritos de Star Wars Guerra dos Clones? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo. 

 


Postar um comentário

0 Comentários