Séries do Deustino: Dossiê dos Mutantes - Parte II de II: Oprimidos indefesos ou supremacistas hipócritas?



Antes de dar hate nesse artigo e dizer que eu sou um verme desprezível, leia a Parte 1 e entenda o contexto!

Essa é apenas uma das séries de postagens que eu faço aqui no blog. Leia outras aqui!

Ok, essa imagem de capa é um pouco pesada para o horário... mas dane-se, assim são os mutantes. Como eu disse no artigo anterior, não é incomum - muito pelo contrário, é extremamente corriqueiro, vermos os mutantes - sejam bons, maus ou cinzas - se queixando da "opressão humana" que acontece "puramente por ódio e intolerância do homo sapiens". Lá, eu considerei que não fazia sentido os mutantes serem exterminados - não pela lei da Seleção Natural. Também considerei que o ser humano aprisionar os mutantes é uma forma de defesa, visto que a proliferação da espécie significaria a extinção da raça humana - tal como o Neandertal. Para provar esse ponto, mostrei que quando a raça mutante foi ameaçada pela seleção natural, eles se comportaram exatamente como nós.

Mas, mesmo que não houvesse o fator seleção natural que transformasse os mutantes em um perigo, existe outro fator: eles são extremamente poderosos e, em sua maioria, imorais. "Ah", talvez você diga, "mas os X-Men são bonzinhos, eles defendem a raça humana que os teme e odeia". Ok, é um bom ponto. Mas eles são exceção ou regra? Além dos "Times X" das HQs, quantos outros grupos mutantes se reúnem para fazer o bem? Quantos para fazer o mau? O fato é que temos muitas Irmandades, Cavaleiros do Apocalipse, Clubes do Inferno e afins para poucos X-Men. e, como se não bastasse, os próprios X-Men possuem uma índole duvidosa. Vamos analisar primeiro, o Professor Charles Xavier. Praticamente um ícone da mutandade, o maior pacifista mutante de todos os tempos. E o que ele faz?

Bom velhinho ou pedófilo safado?

Bem, na terceira edição da primeira revista dos X-Men, Xavier chega a refletir sobre seus sentimentos pela adolescente Jean Grey, que considera inadequados devido ao fato de estar em uma cadeira de rodas (?). Muito tempo passou sem nada mais ser dito, pensado ou insinuado até que, nos anos 90, ao criarem uma saga que mostraria o lado negro do Professor X, Massacre, os roteiristas trouxeram de volta esse fato, quando o monstro nascido da mente de Xavier revela o interesse na aluna.

 

Pois bem, um ser humano ter tendências à pedofilia já é desprezível. Agora imagina um pedófilo capaz de ler e controlar mentes. Seja sincero, deixe a agenda social de lado: você ficaria tranquilo sabendo da existência de um ser assim? E Xavier não sente remorso de tais atos. 

Mas, das ações questionáveis de Xavier, essa é uma das mais perdoáveis. Ele também já usou seus poderes para fazer algo análogo à escravidão. Em "Astonishing X-Men", vemos um arco intitulado "Perigo", onde os X-Men descobrem que Xavier sempre soube que a Sala de Perigo era uma entidade viva, mas que ignorou e a explorou com seu objetivo de treinar seus alunos mutantes. E, como se não bastasse, foi revelado que ele enviou uma equipe de mutantes para a morte certa em Krakoa, a ilha-viva. Nessa equipe estava, inclusive, Gabriel Summmers (O Vulcano), o terceiro irmão  de Scott Summers que Xavier simplesmente apagou de sua memória. E nem preciso mencionar como ele tem chantageado os governos mundiais na fase mais recente dos X-Men. A propósito, Xavier é visto pela mutandade como o mutante mais justo, pacífico e honesto de todos, um modelo a ser seguido, seu Professor. Se esse é assim, imagine os outros.

Magneto estava certo?

Outra figura importante na mitologia X é o ilustre Magneto. Durante anos ele foi e ainda é um dos meus vilões favoritos dos quadrinhos. Sim, você leu certo: vilão. Muitos argumentam (eu também argumentava) que Magneto não era bem um vilão, mas sim um homem que só quer defender e proteger seu povo, mas que o fazia por meios questionáveis. Mas posso assegurar que não é o caso. Se você regressar até as primeiras edições das HQs dos mutunas, você verá que foi ele quem atacou a humanidade primeiro, em um ato de supremacia. Aliás, na linha Ultimate, que mostra como os personagens seriam se fossem criados nos dias atuais, a equipe de Magneto se chama Irmandade Supremacista Mutante. Para todos os efeitos, Magneto é um assassino em massa, um supremacista xenofóbico e hipócrita - e isso não é ruim, muito pelo contrário, acrescenta mais uma complexa camada em sua construção.

Aliás, outro ponto importante a respeito dele, é que ele utiliza os eventos do Holocausto como muleta para apoiar seus discursos de ódio e atos injustificáveis de terrorismo. O que passa aqui é exatamente o mesmo que passa com os que afirmam ser vítimas do racismo e da homofobia: ele passou por uma situação terrível, traumatizante nos campos de concentração nazistas e atribuiu isso ao fato de ser mutante. E daí em diante começou com uma mania de perseguição que o levou a fazer atos do mesmo nível de seu argoz Adolf Hitler - a diferença é que, por ser de uma minoria, seus atos de terror são considerados "fodas", que incluem prender e tortutar mutantes que discordem dele (ué? Mas ele não é o messias mutante que só quer o bem do seu povo??). Mas a verdade é que ele não foi torturado por ser mutante. Foi torturado por ser judeu, graças aos desejos insanos de um perverso egocêntrico. Sim, pelo desejo de UM homem, cujo ódio foi transferido à TODA a humanidade e os motivos ainda foram os errados.

Bem, de certa forma, ele é uma representação bem fiel das minorias hoje em dia. Ele afirma ser veementemente antifascista e antinazistas, chegando mesmo a até matar violentamente pessoas assim. Mas suas ações não diferem das deles. Para uma pessoa se revoltar contra a intolerância, ela precisa tolerar tudo. Para ela ser contra discursos de ódio, ela precisa amar a todos, inclusive seus diferentes. 

Seja sincero: você confiaria, aceitaria a liberdade de um mestre do magnetismo que já enfrentou ataques hostis à humanidade, inverteu os polos da Terra, matou milhares sem nenhum remorso? Você realmente não acha que essa pessoa deveria ser presa? Se sentiria seguro com ele solto? Se você presa pela sua segurança e respondeu "sim", saiba que você é um preconceituoso fascista que merece ser cancelado!

Conclusão

Gostaria de me delongar mais e falar de outros mutantes exemplares, como Ciclope, que liderou um ataque contra os humanos e inumanos, para estabelecer sua inocente raça como uma supremacia. Ou Apocalipse, que é basicamente uma Seleção Natural consciente ou o amado assassino em massa Wolverine. Mas não irei fazê-lo. Fica, no fim, a reflexão. Será que os humanos têm mesmo preconceito ou apenas querem se proteger e garantir sua sobrevivência, hábitos e cultura, que foi muito bem estabelecida através dos milênios? Será que a pobre e indefesa mutantade é tão pobre, bondosa e indefesa assim? Caso você ache isso, recomendo que leia a fase atual dos X-Men! A qualidade está altíssima e levanta pontos como estes.

Até a próxima!

 


Postar um comentário

0 Comentários