Superman dos irmãos Fleischer - Uma das animações mais importantes de todas

 


Superman dos irmãos Fleischer - Uma das animações mais importantes de todas

Nessa semana estreou na CW a série Superman & Lois, uma nova série da franquia do Arrowverso. O primeiro episódio conseguiu ter um bom resultado tendo uma história legal, personagens bem carismáticos e relacionáveis e um respeito a mitologia do Superman. De todos os momentos marcantes nesse inicio da série, um que causou muita discussão entre os fãs foi a primeira aparição do Superman em flashback.

 


Além de várias referências as histórias do Superman incluindo a recriação da capa de Action Comics 1 (a revista onde Superman estreou) e o dialogo dele com um garoto sendo do Quatro Estações do Jeph Loeb, um grande destaque nessa cena foi o uniforme usado pelo Homem de Aço. Apesar de alguns considerarem o traje sendo o uniforme do Superman da década de 40, na realidade ele é o uniforme de uma das adaptações mais subestimadas do herói : O desenho animado dos irmãos Fleischer.


Essa animação da década de 40 não é apenas a primeira animação do Superman mas também se trata de uma das adaptações mais importantes na cultura pop, tendo tido uma influência nas futuras séries animadas. Mas por que será?

Bem...vamos explorar isso...

Criação e história


Essa série animada do Superman foi criada pelos irmãos Max, Dave e Joe Fleischer, fundadores do Fleischer Studios. Ao contrário da Disney e Warner Brothers, cujas animações tinham foco na fantasia e comédia envolvendo personagens antropomórficos, os Fleischer focavam suas animações mais na ação e na ficção cientifica. Suas animações envolviam muito mais personagens humanos como Betty Boop e Popoye, mostrando eles em aventuras como muitas cenas de ação, perseguição e lutas.


Influenciados pelo show de radio do Superman da época, eles decidiriam adaptar o ultimo filho de Kripton para uma animação, O curta animado, chamado apenas de "Superman" ou " Superman O cientista louco" (Superman the Mad Scientist) foi exibido em 26 de setembro de 1941, se tornando um grande sucesso a ponto de ser nomeado no ano seguinte para o prêmio acadêmico de melhor  curta animado.


O sucesso do seu projeto resultou na produção de mais curtas, criando-se uma série animada de 17 episódios, com 9 produzidos pelos Fleischer Studios enquanto os outros 8 foram feitos pela Famous Studios.

Os desenhos tinham uma formula básica : Superman e Lois se deparavam com alguma ameaça (ex: Cientistas loucos, espiões nazistas, monstros, etc...), Lois era capturada e colocada em perigo, Clark virava o Superman, salvava a Lois e derrota o inimigo. Fim da história.


Embora a formula possa ser repetitiva e o desenho  seja obviamente um produto da época em que foi produzido, os Fleischer souberam capturar o tom fantástico, aventureiro e divertido das histórias do Superman da década, assim como as personalidades dos personagens principais. Lois era a repórter corajosa encrenqueira assim como nas hqs e Superman era um herói bondoso e altruísta como sua versão da hq. Mesmo o foco sendo dado mais na ação e os personagens tendo um dialogo reduzido, era fácil identificar a personalidade deles através das frases, gestos, expressões e ações que eles praticavam. A animação era um bom exemplo de história visual.

 

Animação revolucionária



Falando na animação esse também foi outro grande destaque desses curtas. Diferente das outras produções dos Fleischer, como Popeye e Betty Boop, Superman tinha uma animação menos cartunesca e um pouco mais "realista". Havia alguns elementos de cartoon como os olhos expressivos de alguns personagens ou alguns gesto, mas nunca ponto de ser ultra exagerado. Todos os personagens tinham proporções bem proximas de um humano real, com a presença de linhas, silhuetas e sombras tanto nos personagens quanto no background, tornando-os mais tridimensionais.


Outro detalhe também é o fundo dos desenhos nunca estar parado. Em todas as cenas dos curtas, os personagens estão em constante movimento, assim como os objetos no ambiente ao seu redor.  Por exemplo, quando tem uma cena  do Clark falando com a Lois, ambos personagens estão se movimento pra um lado e pro outro, assim como elementos ao seu redor como as sombras e o reflexo de luz mudando conforme seus movimentos, passando uma sensação de vida aos personagens e o ambiente.


Influência nas hqs do Homem de aço



Esses curtas animados dos Fleischer não só introduziram Superman para uma audiência maior além dos leitores de quadrinhos, mas popularizou muitas frases associadas ao personagem como  "Mais rápido que uma bala! Mais poderoso que uma locomotiva! Capaz de saltar vários prédios com um só pulo" ou "Olhem lá no céu! É um passaro? É um avião? Não, é o Superman!".

No entanto, um dos aspectos marcantes do Superman que surgiu pela primeira vez nesse desenho animado foi seu poder de voar. Quando foi criado, Superman originalmente era apenas um cara super forte, invulnerável e capaz de pular grandes distâncias. No desenho, os Fleischer não queriam fazer o herói ficar pulando a cada momento, portanto alteraram os saltos do herói para cenas dele realmente voando. Isso ficou tão marcado pelos fãs, que a própria DC passou esse poder para os quadrinhos, marcando assim uma mudança do Superman, que aos poucos foi se transformando num deus, sendo capaz de voar, respirar no espaço e  mover planetas com sua força.

 

Legado



Embora estejamos décadas a frente dos anos 40, essa fase do Superman ainda é lembrada pelos fãs do herói, tendo histórias que homenageiam essa animação como Liga da Justiça Nova Fronteira e Superman Esmaga o Klan.

 


No entanto o maior legado deixado pelo Superman dos Fleischer são todas as animações de hqs que temos atualmente. Não só o sucesso desse desenho do Superman foi responsável por mostra o potencial que super heróis tinham como desenhos animados, mas foi responsável pro inspirar os criadores de muitas animações populares atualmente, como Hannah Barbera (criadores de desenhos como Johnny Quest e Space Ghost) Genndy Tartakovsky (criador de Laboratório de Dexter, Samurai Jack e Star Wars Guerras Clônicas).

 



No caso da DC/Warner, um dos maiores exemplos de criadores que foram inspirados pela animação dos Fleischer  é o Bruce Timm, que se baseou no desenho para criar  projetos como Batman série animada, Superman Série animada e Liga da Justiça sem limites, todos considerados marcos das animações da DC.


É verdade que  Superman do Fleischer pode parecer datado e que existem muitas animações melhores atualmente como as séries animadas do Bruce Timm, Espetacular Homem Aranha e Vingadores Heróis mais poderosos da Terra. Porém  nenhuma delas exisitira se não fosse por esse desenho. Tal como o Superman foi responsável por iniciar o gênero de super heróis nos quadrinhos, seu desenho animado foi responsável por trazer esse gênero para as animações, tornando o desenho dos Fleischer uma das animações mais importantes e influentes da cultura pop.



Postar um comentário

0 Comentários