Por Que Brigamos?

 


Marvel DC Superheroes Lunch Atop Skycraprer - Dan Avenell


Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores! 

Em meu artigo anterior publicado sexta-feira aqui no blog, As Diversas Apropriações Dos Termos Nerd/Geek, cheguei a pontuar que uma das negativas consequências da exploração mercantilista do Entretenimento assim denominado pelos citados termos do título é a inconveniente guerra eterna de Fãs da Marvel contra Fãs da DC. É alvo que me faz lembrar das mais clássicas rivalidades entre mulheres inseguras: "eu sou mais bonita e gostosa do que você"; e também a que há entre homens que parecem mais crianças do que adultos sérios: "o meu é maior do que o seu". Uma rivalidade que não leva a lugar algum e é fruto de uma estupidez muito grande que a exploração acima mencionada alimenta ainda mais. 

Superman - Steve Goad 

The Hulk - Samuel Whitton


Já li neste e em vários blogs verdadeiras batalhas a favor desta ou daquela Editora, tanto em suas naturezas originais nos Quadrinhos quanto em suas adaptações para Séries e Filmes. Eu mesmo, durante muito tempo, entrei de cabeça nessa guerra, lembranças de minhas passagens pelas Redes Sociais. No Facebook, durante anos, me envolvi em acaloradas discussões, perdendo meu tempo, me estressando e arrumando diversos inimigos. Consegui sair desse ciclo quando me deparei com a insignificância de toda a minha atitude defendendo de forma extrema o que eu gosto. Creio que alguns de vocês lendo este texto já passaram por fases assim, onde a razão cede lugar a uma raiva que fica latejando contra tudo que não gostamos no alvo da empresa rival. Como se importássemos ou existissemos para os acionistas das mesmas, assim como Editores e todos os que estão muito acima dos Autores e desenhistas que admiramos. 

Batman - Naxart Studio

The  Web - Miranda Sether

Cresci lendo as revistas tanto da Marvel quanto da DC nos anos 80. Aos cinco anos de idade aprendi a ler com as revistas do Hulk, que foi meu grande e primeiro Herói da infância. Com o passar dos anos, me afastei da Marvel porque a qualidade das histórias decaiu bastante. Me voltei para a DC por muito tempo, até também perceber que não estava havendo um retorno considerável nas leituras que eu fazia, conteúdo bastante fraco e desinteressante. Me voltei para Mangás, a linha Vertigo da DC, a 2000AD e outras Editoras que me atraíram o interesse, me afastando intensamente do universo dos Super-Heróis. Somente a estes voltei de verdade, com regularidade, no ano de 2020, através de uma recomendação do Spidey relacionada à atual direção de Jonathan Hickman com a Mutandade Marvel. E os Mutantes são a única coisa que me interessam nesta Editora e penso em escolher a dedo o que ler atualmente da DC também. 


Wonder Woman - Elizabeth Pinson

Storm - Frank Nguyen

Os Mutantes, aproveitando que falei deles acima, são o único motivo que me motivaram a dar uma chance ao UCM, o qual não me atrai. Dos filmes que assisti, apenas gostei de Soldado Invernal e os demais foram apagados de minha memória. Mas, não condeno quem goste, neste momento da minha vida, do que a Disney produz. Particularmente, prefiro a visão do Zack Snyder no Cinema; mas, as Séries da CW são horríveis e quero distância delas. Me utilizo como exemplo deste texto para explicar como racionalmente encaro hoje os meus gostos, admitindo ser possível escolher o que gostar da Marvel e da DC sem defesa extrema e inútil de uma ou de outra. É assim, atualmente, a minha relação com as duas empresas que tem o maior destaque como geradoras de conteúdo ficcional neste começo de Século XXI, muito por força do ano de 2008. Quando Homem de Ferro foi lançado, nascia ali tudo que molda o atual momento de um conflito entre os Fãs que não parece ter fim, algo estampado em comentários de blogs, sites e Canais do YouTube. 

Catwoman - Brian Gibbs

Captain Marvel - Azalea Deea

As rixas com as quais já me deparei por aí vão de xingamentos a ameaças de agressões físicas. Com ameaças de morte ainda não topei, mas existem em certos espaços que utilizam absurdamente os termos "Nerd" e "Geek" em seus nomes. Não há nenhuma racionalidade possível e nem reconciliação entre esses grupos de extremistas virtuais. Se os mesmos se encontrassem em grandes Congressos reunindo Editoras, as batalhas do mundo virtual se transfeririam para batalhas no mundo real como se fossem brigas de torcidas organizadas. Cada um deles defende fervorosamente seu time, comemorando o fracasso do oponente e torcendo para que dê errado tudo que o "inimigo" crie de conteúdo. Cada um tem uma bandeira e segue com ela arquitetando planos para desequilibrar qualquer ação uns dos outros, sempre no ataque, direto, não dando chances de defesa. E os respingos dessa guerrilha de acerebrados atingem os moderados que apenas apreciam os conteúdos marvetes ou decenautas. 

Thanos - Geek Fine Art

Darkseid - Jeremy Guerin

E há blogs, sites e Canais que alimentam tudo que tem a ver com esse ódio. Este, até agora, em sua maior parte, se voltou contra as produções cinematográficas da DC. Estou escrevendo aqui alguma mentira? Quem acha que estou sendo paranóico ou estou errado? Então, contem nos dedos quantos filmes da Marvel foram massacrados pela "Crítica Especializada" durante todos estes anos após 2008? Quantos filmes da Marvel, mesmo sendo merdas completas sem roteiro e interpretações horríveis, chegaram a ser tão atacados quanto Batman Vs Superman ou Mulher-Maravilha 1984, por exemplo? É o que estou dizendo aqui: a Mídia ajuda, muito, na continuidade de todo o ódio que presenciamos navegando por espaços onde tais temas são discutidos, não há como negar isto de forma alguma. Não é possível prever quando isto vai acabar, pois o conflito é o que alimenta o consumo dos produtos das duas empresas. 

Lady Shiva - Phil Cho

Typhoid Mary - Matt James

É possível gostar da Marvel e da DC ao mesmo tempo, assim como escalar uma montanha para longe de ambos os grupos extremistas. É também possível não se deixar influenciar por meios midiáticos suspeitos. Basta que sejamos sempre racionais, não nos envolvendo em discussões insanas sobre qual delas é melhor. Que os loucos se digladiem dentro de suas camisas-de-força. 

Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores! 

Wonderful Captain - Matt Akin



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀



Leia também:✒️O Mundo Inominável





Postar um comentário

0 Comentários