TOP 10 EPISÓDIOS DE BATMAN BRAVOS E DESTEMIDOS


 

TOP 10 EPISÓDIOS DE BATMAN BRAVOS E DESTEMIDOS

 

Quando se trata de filmes live actions, a DC possui resultados mistos. Alguns filmes são bem, outros são duramente criticados. Porém, algo que maioria pode concordar. Quando se trata de animações, a DC manda muito bem. Seja séries animadas como o universo do Bruce Timm ou longas animados como a Superman vs a Elite e Mascara do Fantasma, a DC/Warner conseguem fazer adaptações fantásticas, com excelente animação, histórias fantásticas e excelentes adaptações de personagens icônicos.

 





Claro que nem tudo é perfeito. Existem animações da DC péssimas, como a adaptação de Batman Silêncio ou Liga da Justiça Guerra, mas também existem animações boas que infelizmente não são muito lembradas comparado a séries como Batman Série Animada e Liga da Justiça sem limites. Uma dessas séries subestimadas da DC, na minha opinião uma das melhores adaptações do universo DC nas animações, é a série "Batman Bravos e Destemidos".

 


Tendo durado de 2008 a 2011, essa série se baseava na hq de mesmo nome, mostrando Batman tendo aventuras ao lado de um herói da DC a cada episódio. O tom da série é bem leve e light, fazendo homenagens as hqs clássicas da DC dos anos 40 a 60.

 

Muitos criticam a série, julgando ela mais um exemplo da obsessão da DC pelo Batman, achando ser mais uma série do herói, com os heróis da DC não tendo o devido destaque. Além disso, o tom "bobo" e "campy" não é bem aceito pelos fãs que cresceram vendo séries como o universo animado do Bruce Timm, que tem um tom mais sombrio e maduro.

 


Embora eu respeite a opinião deles, eu discordo dessas criticas. Pra começar, Batman, embora tenha seu nome no titulo, não é o protagonista das histórias, e sim um convidado. Ao invés dos crossovers envolverem um personagem da DC visitando Batman em Gotham, a série foca no Batman visitando os heróis em seus respectivos ambientes, fazendo da série uma excelente exploração do universo DC, com cada aventura podendo ocorrer em qualquer cenário, seja uma aventura no espaço com Lanterna Verde, uma viagem do tempo com o Flash ou uma história se passando no fundo do mar com Aquaman.

 

Já em relação ao tom campy da série, isso é o que torna a série tão legal, visto que ela faz um tributo genuíno a uma era que é pouco explorada atualmente nas hqs e adaptações: A era de ouro e de prata, quando histórias de super heróis eram bem mais simples e recheadas de elementos fantasiosos. Está bem claro que os criadores da série são verdadeiros fãs dessas hqs clássicas, sempre fazendo homenagens e referências a elas, mas sabendo como equilibrar isso com uma boa história e surpreendente desenvolvimento dos personagens.

 

Sendo assim, pretendo apresentar 10 melhores episódios da série, que  tiveram melhores histórias, momentos épicos e personagens bem desenvolvidos, mostrando como a é uma série é tão subestimada.

 

Eis o meu top 10 de melhores episódios de  Batman Bravos e Destemidos

 

 

10) A Aventura Ultrajante do Aquaman! (2ª temporada, episódio 4)

 


De todos os heróis da DC, Aquaman é um dos personagens que tem sido alvo de gozação pela maioria dos fãs. Muitos julgam ele um inútil que só sabe falar com peixes. Essa zoada foi tão grande que muitos roteirista tem ao máximo tentando fazer o Aquaman badass como foi o caso do desenho da Liga da Justiça. Apesar eu respeito a decisão dos roteiristas e gostei do que o desenho da Liga fez com o Aquaman, eu acho que a execução foi um pouco exagerada, com a personalidade exigente e ranzinza do Aquaman indicando certo desespero dos roteirista em querer afastá-lo da imagem zoada pelos fãs.

 


No caso do Bravos e Destemidos, os criadores foram capazes de criar uma versão nova do Aquaman que consegue ser um badass mas sem sacrificar o humor e diversão das hqs clássicas. Ao invés de ser um rei exigente, Aquaman no desenho é mais um aventureiro excêntrico, com uma paixão por ser um herói e sair em aventuras. Porém, ele nunca retratado como um rei perfeito, sendo capaz de cometer erros e lidar com dilemas. No caso do episódio, Aquaman tenta tirar  férias com sua família mas fica sempre topando com um herói diferente, ficando divido entre sua família e seu desejo por aventura. É um episódio bem divertido, que humaniza muito o Aquaman, mostrando a dificuldades que um herói tem de equilibrar sua vida heroica e pessoal.

 

9) A Vingança do Reach (2ª temporada, episódio 2)

 


Apesar de homenagear as hqs clássicas da DC, a série também apresenta versões modernas de heróis obscuros da DC como o Besouro Azul (Jaime Reyes). Para quem não sabe, Jaime é um jovem que encontrou um escaravelho alienígena que grudou em suas costas, lhe dando uma armadura poderosa capaz de lhe dar qualquer tipo de gadget. Ele é basicamente um homem aranha da DC (com alguns elementos de Homem de Ferro e Venom), com suas histórias na série explorando Jaime aos poucos se tornando um herói mais experiente e aprendendo mais sobre seus poderes e seu papel no legado do besouro azul.

 


Esse episódio mostra a conclusão do seu arco, com Jaime sendo confrontado pelos Lanternas Verdes, que revelam que o escaravelho que lhe deu poderes é na verdade uma criação da Reach, uma raça alienígena que envia escaravelhos para planetas distantes e aos poucos controlam seus usuários, transformando-lhes em agentes adormecidos. O episodio tem muito suspense, com Jaime tentando reassumir controle do escaravelho, confrontando com isso seu grande dilema : Ele é o herói ou é o escaravelho que o torna um herói?

 

 

8) Um Disfarce para o Batman!/ Final de Jogo para o Homem-Coruja (1ª temporada, episódios 12 e 13)

 


Um dos elementos sci-fy presentes na era de prata da DC era o Multiverso, a ideia de existirem terras paralelas, cada uma com uma versão diferente dos heróis. Esse conceito também é explorado na série nesse ótimo episódio de duas partes, onde Batman troca de lugar com sua versão maligna, o Homem Coruja e viaja para um mundo onde tudo é invertido: Os heróis são os vilões e os vilões são os heróis. Enquanto a primeira parte foca no Batman se unindo aos heróis da realidade e os ajudando a derrotar o Sindicato do Crime, e na segunda parte onde o episódio fica fantástico, com o herói descobrindo que, enquanto estava fora. o Homem Coruja roubou sua identidade e passou a cometer crimes, colocando a culpa no homem morcego. Sendo caçado por seus amigos e aliados, Batman é forçado a se unir ao Coringa para poder derrotar sua versão maligna. Só a ideia do Batman e o Coringa se unirem contra uma ameaça em comum mostra como esse episódio é fantástico.

 


7) A Cor da Vingança (1ª temporada, episódio 18)

 


De todos os aliados do Batman, um  dos mais icônicos e importantes é Robin (Dick Grayson). Este episódio faz uma homenagem top a dupla dinâmica, com Batman se reencontrando com Robin e tentando ajudá-lo a captura o vilão Crazy Quilt. No entanto isso se mostra difícil devido as ações do cavaleiro das trevas interferido na vida de Robin, que já é um adolescente buscando se tornar independente do homem morcego. É uma boa história de crescimento, com Dick Grayson provando para o Batman que, embora ele o veja uma figura paterna, ele já cresceu e está pronto para ser um herói próprio.

 

6) A Última Patrulha (2ª temporada episódio 16)

 


Outro grupo de heróis da DC que surgiu na Era de Prata foi a Patrulha do Destino, que eram basicamente a versão DC dos X-men, um grupo de heróis renegados, liderados por um homem numa cadeira de rodas, que protegiam o mundo de ameaças bizarras e estranhas. O episódio se passa logo após a equipe ter sido desfeita devido a um incidente, com os membros tentando terem uma vida normal. No entanto, cada um deles é atacado por um inimigo diferente, dependendo do Batman desvendar o mistério e ajudar a Patrulha a se unir novamente para mais uma aventura.

 

Hoje em dia a Patrulha é muito popular devido a incrível série live action, que conseguiu capturar bem a essência do grupo como um bando de renegados que lidam com casos bizarros. Tal como a série, esse episódio também consegue transmitir a essência do grupo, fazendo um tributo as hqs, tendo a presença de vários personagens icônicos da Patrulha, incluindo vilões como o Cérebro e o Homem Animal-Vegetal-Mineral.

 


No entanto, o que coloca esse episódio no top é o final. Não vou dar spoiler, porém vou dizendo que o final é um exemplo de como não se deve julgar um livro pela capa. Só porque a série tem um tom leve e campy, não quer dizer que os criadores não tem coragem para irem em outra direção e terem momentos sérios, dramáticos e sombrios. O episódio é tão surpreendente que eu não ficaria surpreso se fosse adaptado no final da série live action.

 

 

5) Cavaleiros do Amanhã (2ª temporada, episódio 23)

 


Apesar de ter foco em outros heróis da  DC, a série também tem episódios que focam no Batman. Esse episódio consiste numa elseworld. uma história imaginária que mostra um possível futuro para o Batman, onde ele se casa com a Mulher Gato e passa seu manto para o Dick Grayson. No entanto, quando o suposto filho do Coringa começa a ameaçar Gotham, Dick se une a Damian, filho do Bruce, para juntos derrotarem o novo Coringa e continuarem o legado do Cavaleiro das Trevas como uma nova dupla dinâmica.

 


Embora a trama pareça meio fanfic, é uma história bem legal, mostrando um futuro diferente pro Batman. Normalmente, escritores costumam retratar o Batman sempre terminando sozinho, sem amigos e sendo um cara mais sombrio e vingativo. É legal ver uma versão que conseguiu evoluir, ter uma família. Sem falar que o episódio faz um excelente tributo a história do herói e como seu legado irá sobreviver no futuro, fazendo homenagens a várias versões do herói, incluindo as primeiras hqs do herói e a fase do Grant Morrison.

 

4) Salvem o Tornado Tirano (1ª temporada, episódio 20)

 


Outro personagem subestimado da DC é o Tornado Vermelho. Tal como o Visão da Marvel, ele é um androide com um desejo de querer fazer parte da humanidade. Apesar de ter sido usado pouco comparado a outros heróis, a série soube retratar bem o Tornado e mostrar o lado humano. Nesse episódio, é mostrado o Tornado cansado de viver sozinho e decidindo criar um filho. O resultado disso é o nascimento do Tornado Campeão, uma versão jovem do Tornado Vermelho, tendo os mesmo poderes porém uma visão diferente em relação a humanidade. Apesar de querer seguir os passos do seu "pai" no inicio, aos poucos o Tornado Campeão começa a rejeitar ainda mais os humanos, vendo eles como seres inferiores, criando uma tensão entre ele e o Tornado Vermelho. Isso culmina na transformação do Tornado Campeão no cruel Tornado Tirano e uma luta entre ele e o Tornado Vermelho.

 

Sou um grande fã desses tipos de histórias envolvendo robôs e a busca por humanidade e esse episódio captura bem esse clima sci-fy, dando muito mais humanidade pro Tornado Vermelho, com ele tentando ao máximo se tornar um pai para o Tornado Campeão, tornando o momento onde ele é forçado a lutar contra o filho bem trágico e emocionante.

 


Episódios como esse são o motivo pelo qual eu nunca fui fã dessa atitude da DC em relação a filmes como MoS e BvS, onde eles excluem completamente o humor e diversão em favor de tornar o filme sério e sombrio, ou das criticas que a Marvel toma por seu humor nos filmes do MCU impedir eles de serem sérios. Humor e diversão não impedem um filme de ser sério e sombrio ou vice versa. Na verdade, ajudam a tornar a história bem mais viva e inesperada, com os momentos leves ajudam a tornar os momentos sombrios bem mais surpreendentes e as cenas sombrias tornam os momentos divertidos bem mais recompensadores e merecidos, fazendo a história bem mais interessante e imprevisível.

 

3) Batalha dos Super- Heróis (3ª temporada, episódio 5)

 


Apesar do foco em heróis obscuros da DC, a série também sabia focar nos heróis principais, incluindo o Superman. O episódio onde ele aparece mostra o Homem de Aço sendo exposto a kriptonita vermelha, virando um tirano cruel e arrogante, cabendo ao Batman conseguir restaurar seu amigo de volta ao normal antes  que ele acabe machucando um inocente.

 


Além da luta épica entre Batman e Superman (com várias referências ao Cavaleiro das Trevas), o episódio é um excelente tributo ao Superman da Era de prata, apresentando vários elementos das hqs clássicas como Kripto o Super cão, a cidade engarrafada de Kandor, Brainiac, Mr mxyzptlk e o Jimmy Olsen transformado num Homem Tartaruga.

 

2) Réquiem Para o Velocista escarlate (2ª temporada, episódio 15)

 


A era de prata da DC teve inicio marcado pelo lançamento da hq Showcase nº4, que estreou o Flash (Barry Allen). Sendo considerado responsável pelo inicio da Era de Prata na DC, logico que o Flash teria um episódio dedicado a ele na série.

 

A história mostra Batman visitando Central City e vendo Jay Garrick (o Flash original) e Wally West( Kid Flash, o sidekick do Barry) lidando com o desaparecimento do velocista escarlate. No entanto, quando enxergam o fantasma do herói, o trio viaja para o futuro, descobrindo que o Flash está vivo, preso num mundo controlado pelo seu arqui-inimigo, o Flash Reverso.

 


Este episódio é uma carta de amor ao Flash e seu universo, apresentando vários elementos marcantes da mitologia do herói, tendo inclusive uma participação do John Weasley Shipp (que viveu o herói na série clássica dos anos 90, e fez o pai do Barry e o Jay Garrick na série atual da CW) dublando o Flash Reverso. É um cartão de entrada para qualquer um que queira saber mais sobre o Flash e seu mundo.

 

Menção Honrosa : A Queda do Bat-Mirim (3ª temporada, episódio 13)

 


Após 3 temporadas, a série foi cancelada, porém ao invés de terminar com um final decepcionante, incompleto, os criadores souberam terminar a série com estilo, fazendo um dos melhores finales de todos. Nesse ultimo episódio, Bat-Mirim, um duende da quinta dimensão e fã numero um do Batman, está cansado do desenho, achando que ele não representa mais a essência do batman. Assim ele decide usar seus poderes de alterar realidade para tornar o desenho chato, insuportável, de forma que ele seja cancelado e trocado por outro desenho do Batman. Para impedi-lo, o Ambush Bug, outro ser de outra dimensão, se une ao Batman para juntos conseguirem salvar a série.

 


Esse final, além de épico e insano, é também um bom meta comentário nas criticas que o desenho sofreu. Os produtores sabiam que o desenho tava sendo criticado pelo tom mais leve e as referências a era de prata. Porém, ao invés de insultarem os fãs que não gostaram do desenho, que nem os criadores do Teen Titans Go e Thundercats Roar, eles souberam fazer uma boa história com isso, mostrando o Bat-Mirim como uma representação desses fãs e como as ações dele para que a série seja cancelada acabam mostrando pra nós, o publico, como se parece uma péssima série animada do Batman.

 

No entanto, o momento mais emocionante de todos é o final. Sem dar spoiler, só digo que é uma das cenas mais emocionantes numa adaptação da DC. É simplesmente de derramar lágrimas.

 

1) Justiça Contra Vingança (2ª temporada, episódio 11)

 


Considerado por muitos o melhor episódio da série, assim como uma das melhores histórias do Batman nos desenhos animados (mesmo patamar que Mascara do Fantasma e Coração de Gelo)... e eu concordo totalmente. A trama mostra Batman descobrindo a identidade do homem que matou seus pais, Joe Chill, e sai numa busca para encontrá-lo. Na sua jornada, o homem morcego é visitado por duas entidades, o Fantasma Estranho e o Espectro, que guiam o herói para descobrir qual caminho ele irá escolher no seu conflito com Chill: Justiça ou vingança?

 

Apesar de ser conhecido atualmente por sua regra de não matar, Batman tem seus limites, No caso desse episódio, esse lado do herói é testado ao máximo, com Batman confrontando não apenas um assassino mas o responsável pela morte dos seus pais, tornando a luta dos dois bem pessoal e tornando o dilema que o Batman bem mais interessante.

 


Além disso, o episódio é uma carta de amor ao Batman e sua mitologia, tendo várias referências a versões do herói, seja os quadrinhos, filmes e desenhos, incluindo uma participação de Kevin Conry (dublador do Batman na série animada e dos jogos Arkham) e Mark Hammil (dublador do Coringa na série animada e dos jogos Arkham) como Fantasma Estranho e o Espectro, além do falecido Adam West e a Julie Newmar (a Mulher Gato do seriado dos anos 60) dublando os pais do Bruce. Por essas razões esse episódios não só e um dos meus favoritos mas minha recomendação para qualquer bat-fã.

 


Então? Concordam comigo? Quais episódios da série são seus favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 




Postar um comentário

0 Comentários