Especial de natal da Sociedade da Justiça : Uma família de heróis

 


"Natal em Sociedade"

 

Feliz natal para todos! Numa época como essa existem muitas histórias, que exploram o espírito natalino e mostram como os personagens tão marcantes para nós fãs, passam o feriado. Um dos exemplos desse tipos de histórias, que recomendo para todos nessa época maravilhosa, é "Natal em Sociedade" das hqs da Sociedade da Justiça.

 

Para quem não sabe, a Sociedade da Justiça, ou SJA, se trata do primeiro grupo de heróis da DC comics, sendo composto por heróis da Era de Ouro das hqs, da década de 40. Apesar de não serem tão conhecidos, a Sociedade da Justiça tem importância sendo os pioneiros do conceito de uma equipe de heróis. Se não fosse pelo sucesso deles, nós fãs nunca teríamos tido hqs como Liga da Justiça, Quarteto Fantástico, os X-men ou os Vingadores. Essa importância da SJA foi bem representada nas hqs, com seus membros sendo heróis veteranos, cujas aventuras inspiraram a geração de heróis, incluindo o Flash (Barry Allen) além de seus filhos e pessoas próximas que assumiram o manto dos antigos membros da SJA, continuando seu legado.

 


Das muitas histórias da SJA nos quadrinhos, as mais memoráveis são do final da década de 90, feitas pelo Geoff Johns, consideradas um dos primeiros trabalhos dele na editora e o que iniciou sua carreira na DC. Das histórias feitas por ele, uma bem marcante foi "Natal em Sociedade".

 

O natal da SJA

 

Publicada em SJA 55, a história mostra os membros veteranos da SJA ( Jay Garrick, Alan Scott, Pantera e o Gavião Negro) patrulhando as ruas durante a noite de natal, ajudando um papai noel a proteger crianças de uns ladrões. Durante a briga, é revelado que o Papai Noel é na realidade Ma Hunkle, a antiga heroína Tornado Vermelho.

 


A partir dessa revelação a hq foca nos membros da SJA fazendo uma visita a Hunkle e discutindo os bons tempos, se lembrando das aventuras que viveram no natal e como as coisas mudaram com os tempos, com  o final resultando num momento emocionante e uma mudança na equipe para melhor.

 

Família e legado

 

Se tem uma palavra que melhor descreve a SJA, essa palavra é "Familia". Diferente da Liga da Justiça, a SJA, quando voltaram a aparecer nas hqs na década de 60, eles deixaram de ser apenas mais um grupo de heróis que estavam se conhecendo. Ao invés disso eles eram um grupo antigo, formado por heróis com uma longa história um com outro, que foram amigos por anos, se tornando mais do que um time, uma família.

 

Mesmo não sendo mais jovens como antes e muitos dos seus amigos já tendo deixado o mundo dos vivos, os membros da SJA encontraram juntos um novo propósito na vida, não só continuando a lutar contra o crime mas também a treinar seus filhos e sucessores para continuarem seu legado, passando o que eles sabem para a nova geração de heróis.

 


Essa temática também é explorada na hq, com o foco sendo dado não aos membros jovens que estavam sendo introduzidos na época, como Stargirl e Jaken Trovoada, mas sim nos membros veteranos, com eles refletindo na forma como eles passavam o natal com suas famílias. É emocionante ver esses heróis tão celebrados tendo um momento de humanidade, tomando chocolate quente e contando de eventos como o Alan Scott falando como passava o natal com seus colegas de trabalho ou Gavião Negro lamentando não poder passar o natal com sua falecida Shayera como era antes, com Hunkel propondo que ele passe o natal com o Pantera e seus amigos. Todo esses diálogos ajudam a mostrar o lado humano desses heróis veteranos, retratando eles como pessoas velhas, que passaram por muita coisa e apesar disso ainda conseguem encontrar esperança nos tempos tão diferentes quanto os que eles estavam acostumados.

 


No entanto, a protagonista dessa história toda é Ma Hunkel. Originalmente nas hqs, ela era uma personagem de comédia, usando uma roupa bem colorida e tosca (ela usava uma panela como máscara) e combatia o mal mesmo não tendo poderes. Graças ao roteiro de Geoff Johns, Hunkel ganhou muito mais personalidade. Apesar de ter momentos cômicos, ela não é ridicularizada por seus colegas ou é alvo de piada dos outros, mas sim admirada por sempre buscar proteger as pessoas, principalmente crianças, apesar da idade ou da falta de poderes. Mesmo após todos esses anos, tendo se aposentado, casado, tido filhos e netos, Ma Hunkel não perdeu sua bondade e dedicação para cuidar dos outros. Na verdade esses aspectos ficaram ainda mais forte, com ela vendo os membros da SJA como seus filhos e família. O final da história tem impacto pela mudança feita na vida da Hunkel pelos membros da SJA, que dão a ela chance de continuar ajudando os jovens e encontrar um novo propósito na vida, assim como seus amigos, personificando com isso o espírito da Sociedade da Justiça.

 

 


Para todos eu desejo um feliz natal e um prospero ano novo!

 



Postar um comentário

0 Comentários