DA EMPATIA E DA ANTIPATIA.... NASCE A COVARDIA !

 


Acreditem se conseguirem, mas a política brasileira já contou com nomes e homens que não apenas ousavam ter, mas efetivamente tinham o chamado “espirito público”, parece algo sobrenatural olhar para algum nome da nossa classe política e pensar que ele realmente se importa com a administração do estado e o impacto que isso tem na vida do cidadão.
Uma coisa boa do espírito público é que quando se fala dele, se está falando de algo que é puro e racional, e toda razão busca um a realização. Para Nabuco (não o Joaquim, mas sim seu pai) a realização do Brasil e da alma da nação estaria na reconciliação das ideias dos dois partidos do período do império: o conservador e o liberal. Obviamente para se falar de reconciliação precisa se falar de um elemento chamado: tolerância. Uma coisa boa do espírito público é que quando se fala dele, se está falando de algo que é puro e racional, e toda razão busca um a realização. Para Nabuco (não o Joaquim, mas sim seu pai) a realização do Brasil e da alma da nação estaria na reconciliação das ideias dos dois partidos do período do império: o conservador e o liberal. Obviamente para se falar de reconciliação precisa se falar de um elemento chamado: tolerância.

Em seus escritos sobre a vida de seu pai Joaquim Nabuco escreveu trechos de seus discursos , em um deles ele afirmava “ eu entendo”- (dizia ele falando da ideia de conciliação), que é preciso fazer algumas concessões em rumo ao progresso, mas uma reconciliação como coalizão e fusão dos partidos para que se confundam os seus princípios ou para que se obliterem as tradições, é algo impraticável. Se todas a barreiras do antagonismo político forem destruídas, pode-se concluir que as ideias exageradas prevaleceriam sobre as ideias conservadoras.


E continua: “as ideias exageradas tem em si o entusiasmo, as ideias conservadoras trazem em si a reflexão, o entusiasmo está em muitos, mas a reflexão não. Ouço dizer que os partidos entre si que deveriam se reconciliar, entendo ao contrário, que é o governo que deve trabalhar para reconciliar os partidos, porque no estado atual, se os partidos por si mesmos se reconciliarem será na base de ódio e desrespeito, e isso custará muito caro para a ordem pública e o futuro do pais”.

Nabuco escreveu isso quando o Brasil tinha apenas 2 partidos, hoje temos mais de 30 e nenhum governo até hoje conseguiu governar pleno sem comprometer suas pautas com coalizões e interesses que por vezes são contra a vontade publica”

Mas de toda a reflexão que se pode tirar disso, fico com a ideia da reconciliação, do equilíbrio doas ideias conservadoras e liberais, já que fica explicito que Nabuco falava que os conservadores pensavam demais mas agiam de menos, e que os liberais agiam demais e pensavam de menos.
É basicamente o que acontece hoje, a diferença é que é pior, ser conservador, progressista, liberal, anarco-capitalista, se tornou algo perigosos pois se você sai desses círculos raramente consegue achar dialogo, e não há liderança que possa abarcar todas as vertentes em baixo do mesmo guarda-chuva, então seguimos plantando intolerância e querendo colher empatia, quando na realidade no debate político no Brasil e ao redor do mundo reinam apenas dois princípios: o da simpatia e o dá antipatia.
Na simpatia eu tenho respeito pelas ideias única e exclusivamente do meu círculo, e não quero ter simpatia por nenhuma outra que saia dessa linha, se sair da linha eu crio a antipatia, e o perigo está no radical dos dois princípios: ou você ama algo ou você o odeia, e sua mente nunca vai estar aberta para receber o novo e nem respeitar o antigo.

A ideia de balança se perdeu, e por isso a injustiça reina, afinal nos tornamos todos covardes para ser alguém fora de nossos círculos, e somos todos propagadores dessas covardias e injustiças silenciosas.

 




Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/

Postar um comentário

0 Comentários