NETFLIX | FILME: ORIGENS SECRETAS..OPINIÃO SEM SPOILERS


Origens Secretas (Orígenes Secretos) novo longa Espanhol original da Netflix (já está disponível!).  O filme mistura histórias de super-herois, suspense policial e uma certa dose de humor. A produção teve sua estreia na grade de programação nesta sexta-feira (28).



SINOPSE: Madrid, dias atuais. Um serial killer está à solta e o medo o caos estão sobre a cidade. Pessoas sem qualquer ligação aparente estão sendo mortas com requintes de crueldade, em cenas que fazem referências as primeiras aparições de alguns super-heróis nos quadrinhos. Cosme (Antonio Resines), é um detective prestes a reformar-se que, pela sua experiência e inteligência, tornou-se o melhor investigador de sua secção. David (Javier Rey) será o seu jovem substituto, e caracteriza-se por ser uma pessoa bastante séria, obcecado com limpeza e avesso a histórias em quadrinhos. Juntos, eles devem resolver o caso, tentando encaixar todas as peças de um jogo para o qual eles desconhecem completamente as regras. Nesta missão contarão também com a ajuda de Jorge Elías (Brays Efe), filho de Cosme e Nerd de carteirinha. Dono de uma loja de quadrinhos e  da excêntrica delegada Norma (Verónica Echegui) que apesar de ser uma policial e de seu cargo de chefia é uma bela cosplay e fã de mangás e animes. Juntos, eles formarão uma inusitada equipe para tentarem deter esse terrível assassino saído diretamente das páginas dos quadrinhos.

Gênero: Ação/suspense/comédia
Direção: David Galán Galindo
Roteiro: Fernando Navarro, David Galán Galindo
Elenco: Verónica Echegui, Leonardo Sbaraglia, Javier Rey, Álex García, Ernesto Alterio, Carlos Areces, Brays Efe, Antonio Resines, Roman Rymar, Rodrigo Poisón, Fran Bleu
Duração:1h36min
Nota Imdb: 6.2/10


OPINIÃO:
De cara, vale ressaltar que este filme é antes e acima de tudo uma grande homenagem a todo o universo dos super-heróis e, em geral, a cultura pop e notadamente escrito e dirigido por um nerd que com muita competência traz muito orgulho a turma nerd raiz. Dito isso, vale lembrar que estamos falando de um filme espanhol com baixo orçamento e poucos recursos. OK? Então não vá com muita sede ao pote, pra não se decepcionar. As referências heroicas e culturais ocorrem durante todo o filme e uma das melhores coisas é perceber algumas que (intencionalmente) não são ditas pelo já icônico Jorge Elias (Brays Efe). Por exemplo, há uma cena que ele replica a tradicional aparição de Stan Lee nos filmes do MCU, mas só os atentos vão perceber a deixa.
O filme peca um pouco em ritmo e particularmente, acho que teria funcionado melhor como uma minissérie de uns três episódios.
O longa tem ótimos momentos, a fotografia não é excepcional, mas não decepciona.  A trama é coerente e consegue amarrar muito bem a fantasia dos quadrinhos com a dura e sombria realidade social. Falta ação e as coreografias, principalmente as de luta deixam a desejar. Destaco o talento na inserção do humor sem exageros e principalmente, das inúmeras referências nerd. Origens Secretas também consegue de forma sútil, porém bastante sóbria, cutucar a situação político-social da Espanha hoje. Um país, cuja população está descrente em suas lideranças e na força policial. Um povo desamparado que se vê à mercê de eventos semelhantes aos mostrados na ficção.
Em resumo, gostei do filme e o recomendo sem dúvidas. Mas, se quem for assistir, não tiver interesses nesse universo cultural de quadrinhos, cosplay, filmes, animes, etc já previno que vai achar chato, enfadonho e nem vai entender as motivações e a trama em si.
Nota: 7,5

Postar um comentário

0 Comentários