PARA QUEM VOCÊ TIRA



<<<Texto da tag "Escritor Convidado", 
escrito por: Jotabê>>>

O Raul Gil é um apresentador de televisão que tem quase a idade da Terra. Talvez por isso, continua a apresentar um programa de “auditório” que só não é mais velho que ele próprio. 
Minha mulher ainda gosta de assistir, mas cada vez com menos frequência, pois muda de canal (obrigado, Senhor!).

Tudo no programa é rançoso, envelhecido. As expressões, os bordões (Xiiiiii!!!!!!), a caretice, as atrações, etc. Eu acho tudo muito deprimente. Um dos quadros do programa foi criado há 45 anos! Essa “atração” (herdada por ele) leva o título Para Quem você Tira o Chapéu”, expressão jurássica provavelmente criada antes do surgimento da televisão. Imagino que todo mundo já deve ter assistido essa merda. Aliás, por falar em merda, alguns programas televisivos são tão ruins que deveriam utilizar a palavra “repulsas” em lugar de “atrações”.


Mas o lance de hoje não é Raul Gil nem televisão, é chapéu. Este início só serviu para liberar um pouco do meu mau humor e seria uma introdução para os próchimos parágrafos, mas o resultado final ficou digno de um Frankenstein, tão diferentes entre si são as partes costuradas.

Eu era um jovem adulto quando vi pela última vez um comportamento que sempre achava bacana: eu e um senhor idoso de paletó, chapéu e aparência humilde caminhávamos pela mesma calçada, mas em sentidos opostos. Ao passar por mim, levantou ligeiramente o chapéu em uma discreta mesura e disse “Bom dia”. Nunca me esqueci da beleza contida daquele gesto antes tão comum!

Não precisamos mais usar chapéu, mas, a partir de agora, precisamos reaprender – e praticar – o significado de Civilidade. Em outras palavras, Educação, Respeito ao próximo, Cortesia, Gentileza, Polidez, Urbanidade.

Depois dessa, desconfio que faltou um pouco de polidez nos dois primeiros parágrafos! 




Leia mais textos de Jotabê em: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/

Postar um comentário

0 Comentários