O que a confiança excessiva de JAMES WESLEY nos ensina?



“O Cinismo torna o mais calmo dos homens em uma fera incontrolável”
(Aviso: Contém Spoilers sobre a série Daredevil [Demolidor], A leitura é por sua conta e risco).

Nesse texto falo sobre um personagem da série “Demolidor” que é provavelmente um dos personagens, mas únicos e diferenciados. Se trata de James Wesley, o Braço Direito do Rei do Crime: Wilson Fisk.


É difícil falar sobre a historia de James Wesley, visto que muito pouco dela é relatado nas HQ's ou série, mas a ligação dele com Wilson Fisk e seu modo de agir vão muito além disso. Pois o mesmo não apenas abriu mão de viver em sua cidade natal, como segue o Rei do Crime em praticamente todos os locais que o mesmo vai. Wesley é extremamente educado, sabe falar inúmeras línguas (mandarim, japonês, russo...) e tem uma calma que chega a dar nos nervos de tão natural que é.
Entretanto, como o texto fala, o que é a confiança excessiva?
Ela não é nada mais do que você acreditar tanto em uma ideologia ou em algo, que lhe torna praticamente cego para o seu exterior. Não acredita em mim? Olhe para si mesmo, sim, você mesmo que está lendo este texto. Tem alguém na sua vida que você confia quase que cegamente? Tem alguém por quem você já imaginou ou você já teorizou em sua mente que teria a capacidade de dar a sua vida em troca dessa pessoa?
A resposta claramente é sim, sempre vai haver alguém que temos confiança, mesmo que sejamos a pessoa mais antissocial do planeta, a confiança é algo que pode ser forjado de inúmeras formas diferentes, e ela sempre está presente.


Então, onde James Wesley entra nesta equação? (Eu respondo!), na sua forma de agir perante todos os percalços que acontecem. Na Série ele não apenas tem a coragem de falar de igual para igual com criminosos do mais alto escalão (mesmo sendo apenas uma mera peça de baixo valor no tabuleiro dos grandes), como consegue ser cínico a ponto de olhar cara-a-cara um mafioso russo de alta periculosidade, e não apenas mentir, como debochar dele. Sem dúvidas é um personagem chave na série e é sensacional a forma como ele faz as coisas parecerem simples. Mas, por que tantos rodeios, afinal, o que o excesso de confiança nós diz? (Eu vejo sua ansiedade leitor, vamos lá...)
Se pudesse voltar no tempo, Wesley nunca colocaria esta arma a mesa:


A confiança de Wesley é tão exuberante e evidente, que ele não se preocupa em colocar uma arma (Carregada!!!) sob uma mesa que está a pouquíssimos metros do seu alvo. Essa foi talvez a maior demonstração de como a confiança em uma pessoa pode ser algo surpreendente, e até mesmo quebrar barreiras inexploradas. Nesse caso a confiança de Wesley era em si próprio e no fato de achar “Impossível” que aquela mulher frágil do outro lado da mesa atentasse contra a vida dele. Então, chegamos à conclusão que confiança em excesso é algo a ser ensinado sempre e que você pode cegamente confiar em seus instintos e nas pessoas que você mais ama, correto?
Bom, talvez não para o nosso amigo Wesley.


Curiosidades:

·        James Wesley é amigo pessoal de Fisk, sendo praticamente a única pessoa de confiança do “Rei do Crime” em toda a trama.
·        James Wesley traduz chinês e japonês para Fisk em oportunidades distintas, curiosamente, Fisk nunca precisou disto, pois o mesmo sabe falar mandarim perfeitamente.
·        Wesley foi morto por Karen Page com exatos 6 tiros de uma pistola.
·        James Wesley é interpretado pelo ator: Toby Leonard Moore (Que é Australiano)...


Comentem abaixo!





Postar um comentário

0 Comentários