A busca por vingança de Frank Castle, é um ato Heroico?


"Meu dedo tá coçando pra matar Vagabundo, eu mato por que gosto mesmo".


Olá, o texto de hoje aborda a diferença entre realidade e ficção. 
Pegamos como exemplo o personagem The Punisher (O Justiceiro) que é muito conhecido tanto nos quadrinhos quanto em sua série solo ou mesmo em sua participação na série Demolidor (Daredevil).

O Justiceiro mostra uma visão deturpada do mundo, Um jovem comum como qualquer outro, se alistara no exercito e por anos participara de guerras e salvou muitos soldados com sua impressionante capacidade de Matar. Porém, em um fatídico dia, O mesmo sofrera uma perda que dilacerara sua alma para sempre. Estamos falando de perder toda a Sua Família de uma única vez, Sim, estou englobando apenas a família tradicional (Esposa, 2 filhos e o Pai), Porém, o Justiceiro após a perda de sua família, se tornara um dos mas controversos Herói (?) dos Quadrinhos.
Primeiro vamos fazer um exercício através da escrita, iremos entrar em visões diferentes para que possamos entender melhor sobre o tema abordado e sobre os erros e acertos do vilão.

Atos justificáveis

Uma pessoa que vê sua família morrer em sua frente por culpa de vários criminosos tem direito a buscar vingança. Um bom ponto! Bandido Bom é Bandido Morto. Outro bom Ponto! Ou seja, os atos do justiceiro para quem o assiste e tenta entrar na ficção junto com o personagem, devem ser justificados pelo fato de que a Vingança sempre é a melhor forma de resolver as coisas, e afinal, são apenas bandidos que ele está matando, então todo ato dele é correto e justificado, certo?

Incoerências 


O Quão heroico é de fato, um personagem que viu a sua família morrer e por isso agora busca vingança a todo custo? Esqueçamos o fato de isso ser talvez o mas Clichê de todas narrativas possíveis (acreditem, existem uns 800 bilhões de personagens com a mesma narrativa), O quão justificado pode ser de fato esse ato? 
Primeiramente, o Justiceiro claramente não está fazendo esse ato pensando no Bem da População, no quanto ele vai salvar de vidas com seus atos 'heroicos', ele está de fato apenas salvando a uma pessoa: A si mesmo!
Como ele está salvando a si mesmo, Se tudo que ele faz é matar bandidos e deixar a população mas segura?
Por mas nobre que pareça o ato, a Vingança sempre será o único motivo do mesmo para agir da forma que age. Ele não se importa com vidas, ele não se importa com os outros. Ele quer fazer o bem para sí próprio, para sua própria mente, para poder viver em paz.
E sobre ele estar matando apenas bandidos, afinal, Bandido Bom é Bandido Morto, certo?
Errado.
Mesmo um Bandido que é desprezível pelo que faz e pelo que pode fazer aos outros, ele tem uma historia, uma família, uma vida. Resumindo para ser fácil entender, ele é um ser humano assim como todos nós. E em um mundo moderno onde inventar argumentos para refutar palavras é tão simples quanto tomar um copo de água, vemos por que a Sociedade está chegando em níveis de violência alarmantes. A Justiça sempre deve ser feita da forma legal. Mesmo após preso, uma pessoa continua exercendo influência sobre muitas do lado de fora. Mesmo um monstro tem mãe, mesmo que seja um ser desprezível, repugnante, que de nojo só de olhar pra cara. No fundo, ele merece uma chance de pagar seus atos na Justiça. E não sendo morto por alguém com uma sede de sangue absurda, apenas por um único motivo: Vingança

Conclusão 


Assim como em Filmes sem nexo do Tarantino, meus textos são algo difícil de ler ou compreender. Quando você chega ao inicio, você quer rapidamente chegar ao fim, e quando chega ao fim, você se pergunta se já passou pelo inicio. A falta de Lógica em textos é algo recorrente na Literatura, muitas vezes o que importa é apenas algumas linhas bem feitas, para entender a ideia do autor.
A minha conclusão final é que por mais que seja Excelente assistir a série, sentir a Adrenalina em ver o Justiceiro resolver as coisas com as próprias mãos (e Armas, claro), e por mais maravilhoso que seja a forma como os roteiristas brilhantemente criaram o personagem para manipular a nós a crer que o que ele faz é sempre o certo e pensando pelo bem das pessoas. Vamos esquecer um pouco da ficção e entrar no mundo real, Vingança nunca é algo que leva ninguém a nada. O ser Humano só se destrói cada vez mas quando planeja, premedita e executa uma Vingança contra alguém. O Mundo Real não é para amadores, infelizmente sair matando todos os criminosos do mundo nunca resolveria a situação.
E é por isso que digo: Justiceiro é o Anti-Herói que todos nós adoramos amar, mas infelizmente, não é, e nunca será, um Herói/Anti-Herói ou qualquer uma dessas siglas bonitas que colocamos em personagens de quadrinhos. No fundo ele é apenas um homem que viveu um inferno, se transformou no Diabo e tenta desesperadamente achar uma solução para fugir da prisão que tem em sua própria mente.

Curiosidade sobre o personagem:



- Na série do Demolidor Justiceiro participou da guerra do Afeganistão, ao contrario dos quadrinhos, onde participara da Guerra do Vietnã.
- Justiceiro fora manipulado, não uma, mas duas vezes por Wilson Fisk.
- Justiceiro perdera toda a família em uma confusão entre varias gangues.
- Justiceiro levou um tiro no crânio, mas convenientemente sobreviveu.
- Justiceiro é especialista em armas e um excelente combatente corpo a corpo, porém é apenas um humano comum, sem poderes.



Postar um comentário

0 Comentários