11 Momentos memoráveis da franquia Guardiões da Galáxia


Texto escrito por Rocket - Sweet Rabbit


Nota do Ozy: Inicio aqui uma campanha para que Rocket, que é um dos nossos melhores redatores, volte a escrever. Se apoia essa ideia, deixe nos comentários. Essa mensagem virá em todas as republicações de materiais que tenho dele. Para mais textos do Rocket, clique AQUI.

No ano de 2012, era anunciado por Kevin Feige que a Marvel investiria numa equipe até então desconhecida para quem não era muito ligado nas histórias em quadrinhos. Se tratava dos Guardiões da Galáxia, um grupo de desajustados e perdedores que, pelo bem maior, protegiam a galáxia das mais variadas ameaças cósmicas que a habitam. O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, ganhou uma sequência e a equipe foi peça importante na Saga do Infinito, sendo fundamental no embate contra Thanos. Após uma série de reviravoltas, foi divulgado que James Gunn irá trabalhar novamente com a equipe e um terceiro filme está previsto para estrear em 2022, fechando o arco dessa formação da equipe e nos deixando incertos sobre seu futuro. Reuni os momentos mais marcantes dos dois primeiros volumes, evitando repetir os itens já mencionados na lista de bons momentos do Rocket.

1 - A cena de abertura com Starlord

Um saqueador chutando lagartos extraterrestres num planeta desconhecido enquanto dança ao som de "Come And Get Your Love". Soldados Kree em busca de um artefato desconhecido e misterioso. O confronto inicial nos dá uma prévia do que está por vir: uma mistura de comédia e aventura guiada por uma trilha sonora e composição de efeitos gráficos excelentes. Senhor das Estrelas, o lendário fora da lei, já deixava explícita sua personalidade, um terráqueo desajeitado e astuto que não leva nada a sério.

2 - Fugindo da prisão

Após se atacarem e verem seus conflitos de interesse resultarem em prisão, Quill, Gamora, Rocket e Groot compartilham o desejo de escapar do local o mais rápido possível, afinal, suas vidas estariam comprometidas alí. Graças ao plano elaborado pelo guaxinim mais inteligente da galáxia, os personagens se unem pela primeira vez numa bem sucedida tentativa de fuga, que poderia terminar mal se não fossem os esforços adicionais de Drax, que se junta à eles com o objetivo de encontrar Thanos e se vingar pela morte de sua esposa e filha.

3 - A sova de Ronan em Drax

No vol. 1, principalmente nos dois primeiros atos, Drax era um personagem mais sério e intimista. A frustração pela perda de sua família somada à falta de expressividade e o bom preparo físico de Dave Bautista davam ao Destruidor um tom mais sombrio, longe do que viríamos a receber no futuro. Sua ira era tão grande que, em determinado momento, ele entrega sua localização e desafia todo o exército de Ronan em nome da vingança. Nessa cena, vemos que sua força física e habilidade de em combate são superadas sem maiores dificuldades por Ronan, que com classe e frieza, o humilha e desestabiliza toda a equipe. Ponto para o vilão.

4 - Ronan se rebelando contra Thanos

Lee Pace foi excelente dando vida à Ronan, o Acusador. O trabalho expressivo, vocal e visual do personagem foram muito bem feitos. Thanos, que já havia aparecido brevemente nas cenas pós-créditos de Vingadores, tem leve participação e desenvolvimento no filme. O vilão já estava em sua busca pelas joias do infinito, e faz um acordo com Ronan envolvendo a troca do Orb pela destruição de Xandar. Após descobrir que o Orb continha a joia do poder, Ronan se rebela com o tratamento de Thanos e absorve o poder da joia, mostrando toda sua força e imponência. É uma pena que o personagem foi mal aproveitado e descompensado pelo roteiro do filme. Tinha potencial pra ser muito mais. Como esquecer a frase "Thanos, i'm coming for you"? Um confronto entre os vilões ainda faz parte dos meus sonhos impossíveis.

5 - Um bando de imbecis formando uma rodinha

Após serem derrotados em conjunto, o grupo precisa decidir entre ser herói ou ser isento. Até então todos agiam por si e em busca do fortalecimento (ou sobrevivência) pessoal, sem se importar com a segurança ou bem estar de terceiros. Com a existência de Xandar ameaçada, os personagens unem suas forças com os Saqueadores e a Tropa Nova para batalhar pela vida da população, mesmo sabendo que é praticamente uma missão suicida. Há um trecho dito por Gamora que casa bem com a situação pessoal de cada integrante da equipe: "Passei a maior parte da minha vida cercada por inimigos. Ficarei grata por morrer entre meus amigos."

6 - Nós somos os Guardiões da Galáxia

Após distrair Ronan com a controversa dancinha, Peter Quill agarra a joia poder numa desesperada tentativa de interromper os planos do vilão. A composição da cena é muito bonita e vemos os personagens, um a um, dando as mãos para distribuir o poder da pedra do infinito entre si. É um ato de sacrifício e de união, afinal, qualquer um que ousasse segurá-la sozinho por muito tempo, morreria. O grupo se firmava como uma família e salvava todo um planeta da completa destruição. O sacrifício de Groot sendo honrado da melhor maneira possível.

7 - Ego e Mantis dão as caras

Depois de roubar baterias Anulax com o único objetivo de irritar seus companheiros de equipe, Rocket e companhia são perseguidos pelo espaço por uma grande tropa de Soberanos, que quase acaba com o grupo devido a quantidade de membros presentes no ataque. Os Guardiões são salvos por um homem chamado Ego, que viria a se revelar um planeta vivo e pai de Peter Quill. O personagem tem o poder de absorver matéria viva e fazer com que ela se torne um acréscimo de si, e é acompanhado por Mantis, uma alienígena com poderes empáticos que tem a habilidade de sentir e controlar emoções. A apresentação dos personagens é acompanhada de elegância e desconfiança, afinal, onde eles estiveram esse tempo todo, e como apareceram no lugar certo e na hora certa?

8 - Yondu, Rocket e Groot vs. Saqueadores

Devido as constantes relevações de Yondu aos atos de Quill, os Saqueadores, liderados por Taserface, organizam um motim, assassinando os que se mantinham fiéis ao líder e o encarcerando juntamente com Rocket, além de submeterem Baby Groot a uma triste humilhação. Após uma série de diálogos sensacionais entre Rocket e Yondu e tentativas frustradas de Baby Groot em recuperar a barbatana de Yondu, Kraglin se arrepende do rumo que a situação tomou e liberta os personagens, dando início a uma excelente sequência onde o trio assassina todos os traidores e escapa da nave.

9 - Gamora vs. Nebula

Nebula teve um arco quase que perfeito no decorrer dos filmes do UCM. Pessoalmente, não consigo encontrar defeitos. É no vol. 2 que ela finalmente faz as pazes com a irmã, mas não antes de um grande embate físico e psicológico. As duas são filhas adotivas de Thanos, que sempre viu Gamora como sua favorita. Nebula sempre se prejudicava quando perdia as batalhas para a irmã e inicialmente a culpava por todas as atrocidades que com ela foram cometidas. Gamora por outro lado sempre mostrou compaixão e tentou mostrar para a irmã que a desunião das duas só as prejudicava. Há uma fala de Nebula que sensibiliza Gamora e os expectadores quanto a sua revolta: "Você era aquela que só queria vencer, enquanto eu só queria uma irmã."

10 - Ego revela suas verdadeiras intenções

Peter Quill estava bastante entusiasmado com a ideia de ter um pai. Alguém que se importasse com ele, que quisesse dividir experiências e momentos. Ego inicialmente parecia a figura paterna ideal. Parecia. O vilão acasalou com várias espécies universais com o objetivo de transformar o mundo numa extensão de si mesmo. Nenhum dos filhos, além de Quill, herdou seu poder celestial, fazendo com que fossem descartados, ou melhor, mortos. Ego conta que, por ter se apaixonado verdadeiramente pela mãe de Peter, ela se tornou uma distração, o fazendo eliminá-la com o tumor cerebral que já era de conhecimento do filho. Atormentado pela ideia de seu pai ter assassinado sua mãe, o personagem finalmente se revolta, dando início a um grande embate entre pai e filho, assassino e vítima secundária.

11 - O funeral de Yondu

A coisa que Peter mais procurou durante a vida estava ao seu lado o tempo todo. Toda a autoridade e agressividade de Yondu eram na verdade uma camuflagem do que o personagem realmente sentia: carinho e compaixão por Quill, que via como filho. O personagem passa por uma redenção no final do vol. 2 e é graças a ele que o protagonista permanece vivo. O ato heróico comove à todos, inclusive seus ex-companheiros que o renegavam, Stakar, Aleta Ogord e Martinex, que o exilaram justamente por ter "sequestrado" uma criança terráquea. Yondu manteve o segredo por anos pelo bem de Peter. Ele não o entregou a Ego pois sabia qual seria o seu destino. A cena de seu funeral é emocionante e encerra perfeitamente a parte dois da futura trilogia da equipe.

Desde então, os personagens apareceram em Guerra Infinita e Ultimato. Gamora foi assassinada por Thanos, tendo nos restado a versão do passado da personagem, que nem sequer chegou a conhecer os Guardiões. Quill, Drax, Mantis e Groot viraram pó e saíram dessa condição após 5 anos, graças ao esforços dos Vingadores com a ajuda de Rocket. Nebula foi para o time do bem e teve papel importante em Ultimato, matando sua versão malígna e salvando a irmã da morte. Thor, personagem que teve grande interação com a equipe, termina em Ultimato ao lado dos personagens, e ainda não se sabe se darão continuidade à parceria ou farão cada um seguir o seu caminho. Aguardemos os próximos capítulos.

Postar um comentário

0 Comentários