Africanidade & Religiosidade: A Verdadeira Umbanda De Todos Nós

Foto por Clarke Sanders 



Publicado originalmente aos 20 de Novembro de 2019 em

Um complemento à postagem
NO DIA DA "CONSCIÊNCIA NEGRA", CONHEÇA O PROF. PAULO CRUZ
da autoria de Ozymandias Realista 


Inomináveis Saudações a todos vós, Seres Do Mundo! 

20 de Novembro de 2019: Dia Da Consciência Negra. Não é um dia para lamúrias. Não é um dia para lágrimas. Não é um dia para vitimismo. Não é um dia para abaixar a cabeça diante dos preconceitos devotados à Raça Negra em diversos quesitos, fatores e setores. Deixemos os ignorantes de lado, os que saboreiam fazer piadas e ridicularizar este dia importante de reflexões e meditações acerca da Herança Africana na Sociedade Brasileira. No entanto, não é apenas um dia o necessário para essas conscientização necessária para que possamos compreender o papel do Negro e da Negra inseridos na Contemporaneidade Brasileira. Como negro, umbandista e sem nenhum mimimi extremo, como tanto feito neste e em outros dias, convoco a todos os interessados para um exercício meditativo de encontro com a Religião Umbandista, brasileira nativa e vítima de tantas perseguições atualmente. Uma Religião Viva, uma Religião Em Evolução, na atitude e na segurança de dar a seus Adeptos conforto e sustento para suportarem cada dificuldade da vida. Hoje, a Umbanda não é apenas uma Religião frequentada e seguida pela população negra, mas uma realidade presente nas vidas de diversos grupos étnicos nacionais. A tomada de consciência fundamental que ergo hoje com este texto tem a ver com o sentido real que damos ao conceito dos Orixás em nossa Realidade, não a da África. E me direciono aos umbandistas em geral, de todas as Correntes e Iniciações, Evocando e Invocando os Orixás para nos auxiliar neste meditar… E convido a todos os não-umbandistas para este exercício dinâmico de meditação nos Braços Dos Orixás

A OLÓRUN, SENHOR DOS CÉUS, PEÇO A BÊNÇÃO NESTE MOMENTO 

Oxalá Pousa Sobre Nós Com Sua Paz, Seu Equilíbrio, Sua Harmonia E Sua Suavidade. O Senhor Do Branco Ensina O Caminho Da Humildade. O Senhor Do Branco Ensina O Caminho Da Paciência. O Senhor Do Branco Ensina O Caminho Da Tranquilidade. Sua Essência Resgata. Sua Essência Eleva. Sua Essência Limpa. Sua Essência Preserva. 

EPA BABÁ!!! 

EPA BABÁ!!! 

EPA BABÁ!!! 

Iansã Cai Como O Mais Guerreiro Dos Raios Sobre Os Humanos Campos De Batalha. Ela Tem A Espada Dos Ventos. Ela Tem A Espada Das Tempestades. Ela Tem A Voz Vencedora Maior. Ela É A Guerreira Maior. Suas Mãos São O Fogo. Seus Pés São Incêndios. Seus Movimentos São Gritos De Vitória. Seu Abraço É Permanente. Seu Colo É O Mais Ardente. Seu Coração É O Mais Pulsante. 

EPAHEI!!! 

EPAHEI!!! 

EPAHEI!!! 

Xangô, O Grande Juiz Trazendo O Peso Da Balança De Todas As Almas. Xangô, O Grande Justiceiro Distribuindo A Cósmica Justiça Conforme As Vestimentas Da Realidade De Cada Ser. Xangô, O Senhor Que Pune E Absolve Conforme O Peso De Cada Falha Maior Ou Menor. Senhor Do Trovão Guerreiro A Governar O Firmamento. Senhor Da Tempestade Guerreira A Fazer Cair As Muralhas Da Mentira E Do Engano. Senhor Do Fogo Que Abarca Todos Os Vencedores Guerreiros. Seus Machados Derrubam Muralhas. Seus Machados Cortam Correntes. Seus Machados Vibram Pela Vitória. 

KAUÔ KABIECILE!!! 

KAUÔ KABIECILE!!! 

KAUÔ KABIECILE!!! 

Oxum Regendo A Docilidade Do Verdadeiro Amor Desce Como Amiga Do Romance Da Criação. A Mais Bela Cantora Ela É. A Mais Bela Dançarina Ela É. A Mais Perfeita Senhora Das Verdadeiras Riquezas Ela É. Seu Perfume Envolve Todos Os Amorosos Bens. Seu Perfume Encontra Todas As Amorosas Portas. Seu Perfume Encanta Todas As Amorosas Almas. 

ERI IEIÊ Ô!!! 

ERI IEIÊ Ô!!! 

ERI IEIÊ Ô!!! 

Omulu Tem O Silêncio Como A Grande Chave. Omulu Tem O Silêncio Como O Grande Templo. Omulu Tem O Silêncio Como O Grande Tempo. Suas Palhas São Os Mistérios Que Mais Devem Ser Compreendidos. Suas Palhas São Os Ensinamentos Que Mais Devem Ser Ouvidos. Suas Palhas São Os Movimentos Que Mais Devem Ser Apreendidos. Sua Beleza É Véu A Ser Decifrado. Sua Beleza É Céu A Ser Povoado. Sua Beleza É Mel A Ser Tomado. 

ATOTÔ!!! 

ATOTÔ!!! 

ATOTÔ!!! 

Yemanjá Traz A Coroa Do Grande Mar Cujas Águas Levam A Dor E O Desespero Para Longe. Yemanjá Traz O Cetro Do Grande Mar Cujas Jóias Brilham Levando As Lágrimas E O Medo Para Longe. Yemanjá Traz O Trono Do Grande Mar Cujo Assento Leva Todo Ódio E Toda Violência Para Longe. A Senhora Das Grandes Águas É A Perfeita Mãe Do Todo. A Senhora Das Grandes Águas É A Perfeita Matriarca De Tudo. A Senhora Das Grandes Águas É A Perfeita Geradora De Todos. 

ODÔ-FÉ-IABÁ!!! 

ODÔ-FÉ-IABÁ!!! 

ODÔ-FÉ-IABÁ!!! 

Ogum Guerreia Chegando Altivo Nos Campos Da Existencial Batalha. Ogum Guerreia Clamando Altivo A Primeira E Única De Todas As Espadas. Ogum Guerreia Correndo Altivo Como O Primeiro E Único Vencedor De Todas As Batalhas. A Guerra Dele É Pela Verdadeira Vida. A Guerra Dela É Pelo Verdadeiro Ter. A Guerra Dele É Pelo Verdadeiro Ser. Sua Espada Aponta O Caminho. Seu Escudo Apresenta A Segurança. Sua Armadura Dignifica A Caminhada. Seu Elmo É A Própria Eterna Soberania Vitoriosa. 

OGUNHÊ!!! 

OGUNHÊ!!! 

OGUNHÊ!!! 

Nanã Burukê Tem A Primordial Soberanía Sobre Todas As Vibrações Cósmicas. Nanã Burukê Tem A Primordial Sabedoria Sobre Todo O Conhecimento Cósmico. Nanã Burukê Tem A Primordial Riqueza Sobre Todo Tesouro Cósmico. A Grande Anciã Tem A Lição Que Deve Ser Ouvida. A Grande Anciã Tem A Missão Que Deve Ser Respeitada. A Grande Anciã Tem A Unção Que Deve Ser Recebida. Sua Voz É Firme. Sua Voz É Sincera. Sua Voz É Profunda. 

SALUBÁ!!!

SALUBÁ!!!

SALUBÁ!!!

Obaluaiê Carrega A Terra Com Todas As Suas Fechaduras E Aberturas. Obaluaiê Cerca A Terra Com Todas As Suas Provisões E Curas. Obaluaiê Encerra Na Terra Todas As Suas Refeições E Farturas. Médico Que Vem Para Oferecer Suas Sagradas Palhas. Médico Que Vem Para Fazer Cair Todas As Chagas. Médico Que Tem Todo Remédio Para Cada Doença E Perturbação Do Corpo, Da Mente E Da Alma. Suas Palhas São O Recinto. Suas Palhas São O Princípio. Suas Palhas São O Sentido. 

ATOTÔ!!! 

ATOTÔ!!! 

ATOTÔ!!! 

Oxóssi Aponta Para O Mais Alto Sua Sagrada Flecha Derrubadora Da Desordem. Oxóssi Aponta Para O Mais Soberano Sua Sagrada Flecha Destruidora Do Caos. Oxóssi Aponta Para O Mais Perfeito Sua Sagrada Flecha A Ferir Todo Dano Maior. O Primeiro Caçador Sempre Se Ergue Entre As Manhãs. O Primeiro Caçador Sempre Brilha Aliado Ao Sol. O Primeiro Caçador Sempre Brada Abraçado Ao Verde. Suas Flechas São As Mais Indestrutíveis Armas. Suas Flechas São As Mais Invencíveis Defesas. Suas Flechas São As Mais Inabaláveis Viajantes Da Alta Natureza. 

OKÊ ARÔ!!! 

OKÊ ARÔ!!! 

OKÊ ARÔ!!! 

Ossâim Mostra Sua Face Entre As Folhas Das Estações. Ossâim Mostra Seu Olhar Entre As Folhas Das Grandes Árvores. Ossâim Mostra Sua Verdade Em Cada Folha Da Primeira Árvore. As Folhas Traduzem O Nome Dele. As Folhas Conjugam O Nome Dele. As Folhas São O Eterno Nome Dele. Sua Presença É A Mais Natural Das Seivas. Sua Potência É A Mais Sutil Das Frutas. Sua Plenitude É A Mais Antiga Das Flores. 

EU-EU!!! 

EU-EU!!! 

EU-EU!!! 

Oxumarê Tem Todas As Cores Que Descem Para Abençoar. Oxumarê Tem Todas As Cores Que Descem Para Afagar. Oxumarê Tem Todas As Cores Que Descem Para Apaziguar. Eternamente, Ele É O Grande Bendito Dos Céus. Eternamente, Ele É A Grande Serpente Dos Véus. Eternamente, Ele É O Grande Rio Dos Anéis Da Vida. Sua Magia É Uma. Sua Magia É Duas. Sua Magia É Todas. 

ARÔ BOBOI!!! 

ARÔ BOBOI!!! 

ARÔ BOBOI!!! 

A OLÓRUN AGRADEÇO A PERMISSÃO PARA ESTA MEDITAÇÃO

Invocados. Evocados. Em Pensamento. Apenas em Pensamento, Sintam cada um Deles. Pela Internet é impossível Sentir qualquer Vibração, mas Pensem… Pensem… Pensem… Pensem em Oxalá… Pensem em Iansã… Pensem em Xangô… Pensem em Oxum… Pensem em Omulu… Pensem em Yemanjá… Pensem em Ogum… Pensem em Nanã Burukê… Pensem em Oxóssi… Pensem em Ossâim… Pensem em Oxumarê… Eles Pensam Em Vocês… Eles Sentem Vocês… Eles Estão Em Vocês… 

Sem querer lhes convencer ou converter, está aqui eternizada a minha mensagem de hoje referente a este Dia. Uma opinião livre e sincera deste que vos fala. Uma visão simples e direta deste que agora se despede. Uma missão solitária e silenciosa deste que sempre para este Mundo retorna. 

Saudações Inomináveis a todos vós, Seres Do Mundo!


💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Inomináveis Saudações, leitoras & leitores virtuais! 

Postar um comentário

0 Comentários