Dica de série da Doutora: Leverage




<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: 

A Doutora>

Boa noite, pessoas lindas (ou não).

Hoje resolvi escrever sobre uma série que achei maravilhosa quando foi transmitida, e nunca teve o reconhecimento que merecia. Estou falando de Leverage!

A SÉRIE


Leverage foi uma série transmitida pelo canal americano TNT e teve um total de 5 temporadas, transmitidas entre os anos de 2008 e 2012. Acompanha um grupo de cinco pessoas criminosas (uma ladra, uma golpista, um batedor, um hacker e um ex-investigador de seguros) que roubam dos mais ricos para ajudar pessoas que de alguma forma foram prejudicadas por grandes corporações, mega-empresários, políticos corruptos, etc. Nesse sentido, a série é vendida como uma espécie de Robin Hood moderna.


A cada episódio acompanhamos uma vítima pedindo ajuda ao grupo para ajudarem a derrubar o vilão da vez (podendo esse "vilão" ser uma pessoa física ou uma grande empresa maligna) e eles tendo que criar golpes e roubos cada vez mais elaborados para conseguirem ajudar seus clientes. Embora tivesse momentos dramáticos, a série se caracterizava mais por suas piadas e seu tom leve, sendo uma ótima pedida para assistir algo pra desestressar e relaxar na frente da TV (ou computador ou seja lá qual aparelho use para assistir séries).

Leverage é uma ótima pedida para quem, assim como eu, é fã de histórias de roubo onde os ladrões saem sempre pela porta da frente. Em alguns momentos as fórmulas utilizadas nos episódios podem soar um pouco repetitivas, principalmente se você maratonar as cinco temporadas, mas ainda assim é possível se divertir bastante com as complicações e reviravoltas dentro dos golpes e vê-los funcionar apesar dos empecilhos.

OS PERSONAGENS



Um dos maiores pontos fortes da série eram seus personagens. Extremamente cativantes, eles faziam com que mantivéssemos o interesse em continuar acompanhando os golpes do grupo, mesmo quando alguns episódios soavam um tanto repetitivos. Com bastante química entre os atores, ver a interação deles salvava o plot mesmo que estivesse no mais absoluto marasmo e eventualmente a série estivesse operando no piloto automático (não que isso acontecesse com frequência, mas às vezes sim, é bom saber disso caso vá querer dar uma chance). Os personagens que formavam esse grupo de ladrões eram:

Nate Ford:



Líder do grupo. Sua função era ser o mastermind da equipe, bolando os golpes e sempre pronto a improvisar quando um imprevisto acontecia (e eles sempre aconteciam). Nate é o esterótipo do anti-herói trágico: Costumava ser um investigador de seguros, especializado em recuperar obras de arte roubadas (experiência que lhe colocou em contato com vários dos principais ladrões e golpistas do mundo, ajudando a prender muitos deles). Porém a empresa para o qual ele trabalhava se recusou a pagar o seguro de um tratamento experimental para seu filho que estava doente, fato que levou o garoto a óbito e lhe custou seu casamento. Desde então, quando não está bebendo, Nate planeja sua vingança contra seus ex-empregadores e lidera o grupo trazendo justiça para aqueles que sofrem nas mãos dos poderosos.

Sophie Devereaux:



A melhor pior atriz do mundo e golpista da equipe. Se ela está em cima de um palco recitando Shakespeare, é uma verdadeira tragédia. Mas se sua atuação for para passar a perna em alguém ou levar um quadro valioso de um museu, Sophie consegue encarnar qualquer personagem. Ela tem um passado com Nate e por ter diversas identidades falsas fica um certo mistério no ar de qual é seu verdadeiro nome. Se Nate é o cérebro da equipe, Sophie é o coração que mantém todos unidos, apesar das diferenças de personalidade.

Eliot Spencer:



É o "batedor" da equipe. E por batedor, entendam isso de forma literal. É especialista em combate corpo a corpo, diversas artes marciais, armas branca e de fogo, apesar de detestar estas. Funciona meio que como o guarda-costas da equipe e é quem resolve quando a coisa precisa ir pro lado físico, mas apesar disso também consegue desempenhar outros papéis nos golpes, como ajudar como vigarista quando necessário. Sabe cozinhar, cantar e se necessário pode atuar como modelo e manequim.

Alec Hardison:



É o hacker da equipe e cuida de toda a parte tecnológica dos golpes. Seja invadindo sistemas, hackeando câmeras, roubando dados cibernéticos ou implantando dados falsos, qualquer coisa que precise usar um computador ou celular ele é quem resolve. Também consegue disponibilizar identidades falsas, apagar registros pessoais e tem uma ótima capacidade de improvisação, o que lhe rende muitas vezes participação como golpista ou vigarista nos golpes.

Parker:



A ladra da equipe, especializada em furtos, bater carteira e arrombar cofres. É a queridinha entre nove dos totais de dez fãs da série (incluindo esta que vos fala). Ninguém sabe dizer se "Parker" é seu nome, sobrenome ou mesmo se ele é verdadeiro. Ela é desajustada, não tem tato social e tende a falar o que lhe vem à mente, mesmo quando isso é inconveniente, pois ela tem dificuldade em entender certos protocolos sociais. Eventualmente ela se apaixona e se relaciona com Hardison, sendo até hoje um dos shipps mais fofos das séries que eu já assisti.

ALGUNS DOS MELHORES GOLPES


Vou colocar abaixo alguns dos que eu considero os melhores jobs (como são chamados os golpes na série) que a equipe fez:

THE VAN GOGH JOB (4X04)

Até hoje um dos meus episódios favoritos. Foge da fórmula padrão da série, é bastante emocionante, dividido em duas linhas narrativas para nos mostrar uma obra perdida de Van Gogh: Uma no passado, na época da 2ª Guerra Mundial e a história de amor proibida entre um soldado negro e uma mulher branca, e a outra no presente, enquanto o grupo tenta recuperar a obra de arte perdida.

THE THREE DAYS OF HUNTER JOB (2x05)

Também adoro esse trabalho e em um certo sentido ele é o oposto do anterior: Enquanto o do Van Gogh tinha uma alta carga dramática, esse é o oposto. Com Sophie afastada da equipe, sobra para Parker e Hardison fazerem o papel de golpista, com ela fazendo uma aspirante a repórter que tem um grande furo envolvendo o governo e ele fazendo um maluco conspiracionista, numa das melhores interpretações do ator, isso tudo para enganar uma apresentadora sensacionalista que faz carreira destruindo a imagem de pessoas inocentes.

THE RUNDOWN JOB (5x09)

Melhor que o próprio series-finale, esse episódio trouxe um sopro de ar fresco na última temporada da série, que vinha pecando por não apresentar trabalhos tão interessantes. Ele também foge do padrão da série ao apresentar o grupo (que nesse episódio estava composto apenas pela Parker, Hardison e Eliot) tentando impedir um ataque terrorista e não eles aplicando um golpe em ninguém. O trio funciona muito bem em tela e os recursos técnicos estavam particularmente muito bem feitos.

Então é isso pessoal, este foi um pouco sobre Leverage, uma série que eu gostei muito de acompanhar, mesmo ela não sendo muito famosa mesmo em sua época áurea. Caso alguém tenha se interessado, sugiro fortemente assistir ao piloto, pois ali vocês vão ver todas as características da série e dos personagens, e se ele agradar é bem provável que vocês gostem da série como um todo.

Ladroeiramente,

A Doutora.

Postar um comentário

0 Comentários