RAPADURA AÇUCARADA



Foi derrubado ontem, após 16 anos no ar, o blog Rapadura Açucarada, comandando por Eudes Honorato. Eudes alegava já há algumas semanas sofrer perseguições políticas por seus posts de extrema esquerda, e de fato, estava, visto que primeiro derrubaram sistematicamente suas contas de upload em vários servidores, e por fim, seu blog. Acho necessário comentar isso, saber “separar as coisas”.


São públicas minhas discussões e divergências com o Sr. Eudes, não só minha, mas de muita gente. Eu, inclusive, tinha meus comentários censurados por lá, visto que após eu ter exposto algumas contradições do velho scanzeiro, ele levou muito para o lado pessoal, quando eu estava criticando a ideia, e não a pessoa. E muita gente leva muito a sério ser criticado, confundindo com “ser ofendido”. Não é comum, pessoas que tem muitos seguidores, e portanto uma extensa bolha, se acostumar apenas com afagos a todas as linhas que solta, ficando neurótico a qualquer argumento contrário. Qualquer pobre diabo que ousa-se questionar quaisquer post político no Rapadura, era insultado, e rotulado como um “bolsominion”, “Olavete”, ou “Petista surtado”. Perguntando certa vez, porque tanto ódio de Olavo de Carvalho, Eudes confessara nunca ter lido nenhuma obra do conservador, apenas visto alguns vídeos, e isso “era mais do que necessário”, sendo que o mesmo já tinha lido até o livro do Hitler, para citar o ódio do nazista contra os comunistas. Ok. Faz parte.

Entretanto, tirado todo o meu “deboche”, sempre tive profundo respeito por quem o Eudes é, e o que ele inspira até hoje (apesar de que eu duvide que ele acredite em mim). Há coisa de 20 anos, ele compartilha materiais pela internet, sem ganhar um único centavo, pelo contrário: gastando para poder adquirir e mandar seu share após um rigoroso escaneamento, isso em época em que “blogs de scans” muitas vezes são conglomerados com cópias de trabalho dos outros grupos, e com protetor de links. Eudes sempre foi extremamente honesto quanto isso, mantendo a máxima de quem quer compartilhar de verdade, nada cobra por isso, fazia por prazer, em analogia rasa, ele era nosso amigo da vizinhança “emprestando” seus novos gibis em escala nacional, e com um tratamento digital que deixava os materiais muito superiores aos impressos na banca. Haviam casos em que eu tinha o exemplar comprado, e mesmo assim, ia baixar a versão do Rapadura.. E quando a Panini, em seus inúmeros descasos, publicava encadernados sem extras, com a versão americana o tendo, o próprio Eudes, em sua meticulosa paciência, os traduzia e os anexava, a exemplo de “Demolidor – Revelado”.


Me pergunto quantas pessoas, sem condições financeiras de gastar 100 e tantos reais em um encadernado de luxo (que só tende a aumentar), os quais nem chegava em sua cidade, em uma era “pré-Amazon” não foram beneficiadas por Eudes Honorato? Particularmente, conheci o blog por volta de 2009, justamente baixando Preacher, na época traduzido e diagramado por lá, visto a bagunça editorial que a série passou no Brasil. A própria Panini, quando veio a republicá-la, voltou a publicá-la da metade para o fim, ciente de que todo mundo já a havia lido digitalmente e mesmo assim queria comprar e ter na estante.


As pessoas que fizeram isso, de perseguir Eudes, não passam de covardes. Apequenadas, cornas, fracassadas, broxas, com nenhum tipo de trabalho pela comunidade, seja ela qual for, que por uma discordância ideológica, vale lembrar, dentro de uma democracia, partem para o mais rasteiro dos golpes. E daí que o cara ficava criticando “o mito”? Tendo votado em quem for, ele é a porra de um cidadão se expressando. Só isso. “Ah, mas era um blog de scans, ele devia se limitar só a produzir isso”, é mesmo? E cadê seu chicote? Ele era seu escravo particular? Quem define o limite e temas, é o próprio criador de conteúdo. Se você, “adulto”, não consegue lidar com um cara criticando em quem você votou, lamento, você que tem problemas a se resolver, é melhor buscar ajuda antes de surtar no meio da rua. Enfim... Vamos torcer para que Eudes possa voltar, e cada um fazer a sua parte, pegando os scans que tem baixado e fazendo upload em vários servidores, de preferência o Torrent. Não fiquemos egoístas apenas lamentando o ocorrido, sem agir. Todos já fomos ajudados pelo cara ao menos alguma vez nessas últimas décadas, é o mínimo que podemos fazer para retribuir.


E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários