Os melhores canais de xadrez no youtube


Tive obrigação de atualizar este post, não podia deixar de fora dessa lista dois grandes profissionais do xadrez, um deles dedica seus videos a gambitos e outro que teve um empate memorável com Mequinho e também é um excelente professor:
  
Domingos Sávio Perego: pra quem gosta de gambitos, vale a pena conferir o canal deste grande jogador. Excelente jogador na modalidade xadrez postal (onde uma partida pode horas ou dias para terminar) ele dedica seus videos a aberturas ultra modernas, que surpreendem muitos jogadores. Em seu perfil no youtube ele modestamente declara ser fã do xadrez, talvez pelo ranting FIDE de 1830, mas não  se enganem, na verdade sua força beira a 2300 em blitz, sua vida profissional no xadrez não é dedicada a torneios, afinal existem muitos profinais do xadrez que se dedicam a estudos e publicações.







MN Nery Junior

José  Antonio Nery Junior, é um grande treinador de xadrez online, e ja ajudou na formação  de vários campeões sul americanos e também campeões brasileiros. Existem uma variedades de atletas que ele trabalhou e que se tornaram titulados com MF, WMF, NM, CM e WCM

 











É difícil elencar uma lista de canais de xadrez, conheço canais de outros países que são excelentes, mas como a galera não tem a obrigação de aprender outra língua e nem de perder tempo lendo legendas, lanço aqui alguns canais "brasileiros" dignos de respeito ao que se refere ao tema de "instrução" e "treinamento" em xadrez.


* CIA DO XADREZ*

Este canal compartilha de forma divertida e muito didática, o conhecimento enxadrístico que o próprio autor do canal, o  meu amigo e enxadrista Anderson Loureiro adquiriu ao longo de anos: Aberturas, Meio-Jogo,Táticas, Finais, Partidas blitz em torneios online, de Mestres, jogadas pelo próprio Anderson Loureiro, todas comentadas pelo mesmo. Ele tem o brilhante hábito de atender aos temas sugeridos pelos assinantes do Canal.



* CLUBE DE XADREZ ONLINE*

Fundado pelo Mestre Nacional Gérson Peres Batista, o canal é focado na divulgação de seu treinamento, oferecidos em site próprio: https://lojacxol.com.br , através de pequenis cursos gratuitos, videoaulas, programas, e-books e artigos relacionados à modalidade. Gostei muito de ter aulas com ele. Vale a pena conferir o seu método dos 6 pilares.



* JÚLIO LAPERTOSA*

Instrução completa das regras do jogo de Xadrez.
Também oferece curso avançado. 
Aulas com o professor Júlio Lapertosa e o MI Roberto Molina.




* XADREZ BRASIL*

Mostra partidas incríveis e faz análises mesclando técnica com entretenimento, mostrando as partidas de uma forma mais jornalística. Uma facilidade que o canal oferece é que os videos são organizados em Playlists, e o autor se compromete a realizar um vídeo por dia!

É o "maior jornalista brasileiro de xadrez" da atualidade. Me perdoe amigos e colegas que já postaram no Estadão, Folha de São Paulo e outros jornais de pequenas cidades, mas citarei futuramente aqui outros profissionais do ramo).




* GM EVANDRO BARBOSA* 

O cara tem uma da melhores técnicas  didáticas que já vi. Fala sobre aberturas com análise da melhor partida da semana, detalhe: toda quarta - feira tem aulas ao vivo!!!





* GM KRIKOR*

Atualmente disputando a copa do mundo da Rússia, o GM Krikor  disponibiliza vídeos de aberturas, táticas, como jogar xadrez, ele também analisa as próprias partidas, e dá dicas de como melhorar no xadrez. As Lives dele acontecem na segunda - feira.



* MF ADRIANO VALLE*

Excelentes aulas Xadrez para crianças e adultos, da iniciação aos níveis mais avançados e também cursos, material didático, biblioteca, palestras, simultâneas e torneios. Os vídeos e outros materiais didáticos são produzidos pelo proprio MF Adriano Valle.




* RAFFAEL CHESS*

Um canal que busca difundir o xadrez, também foca muito em partidas online, análises de partidas, resolução de exercícios táticos e estudos.











* RENAN ARAUJO*

 Uma variedade de partidas comentadas e muita teoria.



* GM RAFAEL LEITÃO*

Vídeos com análises de partidas pelo GM Rafael Leitão, dicas de como aprimorar o jogo e notícias sobre o mundo do xadrez, também possui por vezes, uma abordagem jornalística do xadrez, assim como no canal "xadrez brasil"



Postar um comentário

0 Comentários