Já raiou a liberdade...




"Independência ou morte"-Dom Pedro I

 Sei que pode não pegar bem hoje em dia comemorar isso mas hoje é dia da independência. E sei que isso pode incomodar alguns mas decidi compartilhar aqui algumas músicas brasileiras que creio valerem a pena ser escutadas. Mas não estou falando de Chico Buarque (que é excelente também, não se engane) mas de outro tipo de música...
 Músicas da época do império, músicas do exército, algumas varguistas (não tem como negar que são bem legais) e alguns clássicos nacionais. São canções de grande interesse histórico mas que não perdem nada em qualidade por conta disso. Em uma época em que canais como o Derovolk são excluídos do youtube, essa pode ser uma das últimas chances de compartilhar algumas dessas músicas.

 Hino da independência (antigo hino do Império brasileiro)



 "Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil"


Não tinha começar com outro. O atual hino da independência (que se não me engano foi composto pelo próprio Dom Pedro I) que serviu como hino nacional na época do Império.

Cisne Branco


"Que justo orgulho, nossa alma importa, temos cumprido nossa missão"

 Hino da Marinha brasileira. Sei que o exército brasileiro é meio execrado por alguns hoje em dia mas peço que deem uma chance a belíssimo hino. Vale lembrar que a nossa marinha já foi uma das maiores do mundo.

Trem das onze


"Se eu perder esse trem que sai agora as onze horas, só amanhã de manhã."

 Essa não é um hino mas era uma música popular no Brasil. Uma música chiclete de qualidade, quero ver tirar da cabeça. 

Gênesis


 Sou o primeiro a admitir que não gosto muito do começo dessa composição de Heitor Villa Lobos mas com o tempo ela pega e fica bem legal.

Glórias ao Brasil


"Porque existia em seu seio, entre os valores verdadeiros, Getulio Vargas que veio mostrar ser o Brasil dos brasileiros"

Obviamente todos nós (ainda mais brasileiros) temos horror a ditaduras. Mas se tem um coisa que eu aprendi é que governos ditatoriais muitas vezes fazem as melhores canções. Isso obviamente não é uma defesa de ditadura nenhuma, antes que algum engraçadinho tente distorcer o que eu digo.

Eu te amo meu Brasil


"Parece que todo o Brasil deu a mão."

De uma ditadura para outra, essa talvez seja mais digerível por se tratar da seleção (ou não já que vem de uma época mais recente). De qualquer forma, julgando a canção como canção ela é bem legal. Aliais, provavelmente é uma das mais populares entre as que eu coloquei aqui.

Hino da infantaria


"Vivemos, morremos, para o Brasil nos consagrar!"

 Mais uma música de exército. Me perdoe caso isso de ofenda mas não é a última.

As pastorinhas


"E as pastorinhas, para consolo da Lua, vão cantando na rua lindos versos de amor"

Essa canção de Noel Rosa ainda é relativamente popular se não me engano.

Brasil Brasilerio


"Brasil, meu Brasil de Caxias, heróis consagrado, padrão de meu povo"

Outra música varguista. O que eu posso fazer se são boas? Ainda vai ter outra. E por falar em Caxias...

Hino a Caxias


"De vitória em vitória traçaste essa grande Odisséia, que vai das revoltas que aqui dominaste às jornadas do atroz Paraguai."

O patrono de nosso exército também tem um hino em sua homenagem.

Canção do expedicionário


 "Por mais terras que eu percorra não permita Deus que eu morra sem que volte para lá."

Aproveitando que eu estou em clima de guerra, vou tacar logo todas as músicas militares para tirar o curativo de uma vez. Caso isso te ofenda, pule para a última sugestão.

Dragões do ar


"O gosto da morte lembrando aos novos que chegam do nada"

 Até os que estão tranquilos (ou mesmo felizes) com as músicas do exército podem ficar com o pé atrás com essa caso saibam sua origem. Acontece que essa canção é uma versão brasileira do hino da SS (sim, aquela SS). Mas sei lá, eu nem gosto da versão original (não necessariamente pela ideologia uma vez que eu escuto músicas de ideologias que repudio o tempo todo) mas essa brasileira eu acho legal por algum motivo.

Sentinela do Brasil


"Sois as sentinelas dessa terra que se ama a paz não teme a guerra"

 Depois de Cisne branco é provavelmente a melhor música militar brasileira. Só avisando que vicia.

Doutor Getúlio


 "Abram alas pra Gegê desfilar na memória popular"

Pra terminar vai mais um Getúlio e se reclamar eu boto o retrato do velho também (entenderam?). Essa é a melhor do nosso "querido" ditador.



 Espero que tenham gostado das músicas. Se lembrarem de alguma outra peço encarecidamente que coloquem nos comentários. Até.

Postar um comentário

0 Comentários