Almir Correia: Poemas Adolescentes



O escritor paranaense Almir Correia, que já  deu o ar da graça literária aqui no Falas ao Acaso, com os livros Poemas Sapecas, Rimas Traquinas, 13 Contos de Medos e Arrepios, Estrela Cadente e Babuxa, está lançando mais duas novas obras: Poemas Malandrinhos (com belíssimas ilustrações de Victor Tavares) e Poemas adolescentes (com excelentes ilustrações clássicas e em domínio público), pela Sowilo Editora. As publicações tratam, com humor leve e, por vezes, humor negro, do universo das crianças e dos adolescentes..., estes, em “permanente” crise de nervos (ou rebeldia sem causa!), por “conta” das suas “complicadíssimas” relações amorosas, familiares, escolares etc...

Para um breve tira-gosto, selecionei cinco poemas do livro Poemas adolescentes (2019), para você se deliciar e (quem sabe?) se encontrar e ou mesmo relembrar os seus bons tempos idos. São eles: Adolescente; No poço da sua alma; Doces framboesas; No elevador; Adolescendo.




ADOLESCENTE
Almir Correia

Patricinha
Boyzinho
Punk
Clubber
Roqueiro
Office-boy
Metaleiro
Anarquista
Pagodeiro
Turista
Tudo isso e muito mais…
Tudo ao mesmo tempo agora
Batido no liquidificador
E pronto
É só beber
Algumas pitadas de amor
E toda a inconstância do mundo
Vai fundo
O medo também tem sabor de
sonho
Ou será que é o sonho que tem
sabor de medo?
Durma um pouco
Não pense em nada
Amanhã você acorda cedo
Tem prova de Matemática
Tem Redação
E aquela vontade de voar
pela janela
Ou descer
pelo ralo do banheiro…




NO POÇO DE SUA ALMA
Almir Correia

Minha lâmpada foi buscar
No poço de sua alma
O infinito de seus abraços
Os cheiros de seus sentidos
Os segredos de seu olhar

Busque em mim
Os trigais de mil carícias

Há morangos na cozinha
E lentos suspiros roucos.




DOCES FRAMBOESAS
Almir Correia

Troco um milhão
de incerteza
Por um bom punhado
De doces framboesas
Desde que colhidas no pé
Há não mais de uma hora
E enquanto tu bebes da fé
Eu me saciarei
Com uma rubra aurora…




NO ELEVADOR
Almir Correia

Um poema de amor
No elevador
Sobe e desce
Desce e sobe
Sobe e desce
Desce e sobe
Um poema de amor
No elevador
Não me comove.




ADOLESCENDO
Almir Correia

Estou adolescendo!!!
Como pode ser???
Estou adolescendo
Mas não quero morrer.

Estou adolescendo
Espinhas
Na cara pálida
Pelos no corpo
Cem desejos
Mil beijos
Estou querendo
Beber o mundo
Em um segundo
E só

Estou adolescendo
E o meu avô-amigo
Também já está
Adolescendo comigo…

*
ilustrações: Joba Tridente.2019



Almir Correia é um premiado escritor brasileiro, diretor de cinema de animação e de ficção e criador da série televisiva Carrapatos e Catapultas (Prêmio Animatv – Tc Cultura – Tv Brasil), ainda em exibição nos canais TV Brasil e Cartoon Network. Entre os mais de 40 livros infantojuvenis publicados por Almir Correia, que é Pós-Graduado em Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e lecionou Línguas Estrangeiras Modernas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, estão: Poemas malandrinhos; Poemas sapecas: rimas traquinas (Prêmio de Melhor Poesia Infantil, pela Associação Paulista dos Críticos de arte em 1997); Anúncios amorosos dos bichos; O leão camaleão; Blog do sapo Frog; Enrola bola língua e vitrola; Anúncios carentes de bichos abandonados por gente; O menino com monstros nos dedos; Mais meninos com monstros nos dedos; Monstros Monstrengos; 13 Contos de Medos e Arrepios; Babuxa; Poemas Adolescentes; Poemas Malandrinhos.

Postar um comentário

0 Comentários