VOCÊ PRECISA MEMORIZAR SEU REPERTÓRIO DE ABERTURAS?



Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]
Decorar ou entender? Esse é um debate antigo sobre aprendizado que podemos transportar também para o jogo de xadrez. Mais especificamente: você precisa memorizar seu repertório de aberturas?

Seria muito bonito e romântico dizer que basta entender as ideias. Mas a verdade é que algumas aberturas demandam um conhecimento mais específico. Vou falar da Najdorf, aproveitando para fazer o jabá do lançamento da [Coleção Najdorf].

Ontem, na aula ao vivo, estudamos a variante mais perigosa para as pretas, que ocorre quando as brancas jogam 6.Bg5. Vou ser honesto: você não vai sobreviver nessa linha de pretas se não souber exatamente o que fazer.


Mas não é tão difícil assim. Ontem eu mostrei a linha que eu considero a melhor para as pretas. E mencionei um material que eu usei para memorizar as variantes. Os alunos da Coleção Najdorf podem participar das aulas ao vivo desse curso e assistir as gravações também.
Por isso que eu considero tão importante escolher para o seu repertório linhas boas, clássicas, testadas e aprovadas. Com isso você pode ficar com um repertório fixo durante anos. Esse trabalho de memorização (quando necessário) vai ficando cada vez mais fácil de torneio a torneio e você melhora também o seu entendimento das posições.



Falando em linhas testadas e aprovadas - a Najdorf é uma delas. Quer dizer, eu acho que é a melhor delas. Aproveite enquanto ainda dá tempo de aproveitar a Coleção e participar das aulas ao vivo.

Postar um comentário

0 Comentários