Lances “Caruânicos”



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]

Uma das formas de estudar xadrez atualmente é olhar partidas ao vivo de grandes enxadristas e tentar adivinhar os lances que serão feitos. Compare os lances que faria com os que foram jogados e treine sua tomada de decisão.

Viu? Não existem grandes mistérios no processo de estudar xadrez. Essa é mais uma técnica que visa o objetivo maior - treinar sua tomada de decisão constantemente.
Há alguns dias eu fiz uma transmissão para o Chess.com analisando a final da Pro Chess League, incluindo a participação do número 2 do mundo, Fabiano Caruana.
Ao seguir essa técnica e tentar adivinhar os lances que Caruana faria, fiquei ainda mais impressionado com o nível de jogo dele. Tanto que cunhei uma expressão para o tipo de jogada predileta dele. São os “Lances Caruânicos”.

O que caracteriza esse tipo de lance? É uma jogada que melhora a posição sem forçar o jogo, normalmente pegando o adversário de surpresa. Enquanto ele espera algum lance “concreto” (uma ameaça, uma troca de peças, uma ruptura), você vai lá e simplesmente reforça um pouco mais sua posição, esperando o momento cirúrgico para tomar uma ação mais direta.
Caruana fez isso diversas vezes nas partidas que transmiti. Resultado: 7 vitórias e apenas um empate. E um grande aprendizado para mim (espero que para todos que acompanharam a transmissão também).
Aqui na Academia temos algumas aulas que mostram um conceito parecido com o de Lances Caruânicos. São elas: “Como Jogar Posições Não Forçadas” e “Lances Candidatos Posicionais”.
Você tem acesso a essas e a mais 800 horas de aulas entrando para o time de assinantes da Academia.

Postar um comentário

0 Comentários