5 coisas sobre Dick vigarista e Mutley



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito por Ricardo Cerqueira, publicado originalmente no blog: https://www.nerdcult.com.br/]

Existem personagens que marcam época e mesmo décadas depois são lembrados por alguma marca deixada. Entre diversos personagens de desenhos, muitos se lembram de uma risada rouca, quase asmática, que nunca deixou as lembranças de quem a ouviu. Sim, caro leitor, estou falando da icônica risada de Mutley, o vira-lata que acompanhou o vilão Dick Vigarista, um dos personagens de Hannah-Barbera, que juntos protagonizaram a lista dessa semana, que consiste em trazer algumas curiosidades sobre a dupla.


1 - Inspirações



Sendo o estereótipo do vilão antigo, Dick  é a caricatura de um ator britânico chamado Terry Thomas, que havia atuado em diversos filmes desde 1949 até 1978.

2 - Corrida Maluca

Em uma de suas famosas aparições, no desenho A Corrida Maluca, ele era o vilão que tentava sempre ganhar a corrida atrapalhando os outros. Dick usava um recurso inédito na época, a quebra da 4º parede. Aliás, ele foi o único personagem que nunca ganhou uma corrida.

Na animação, ele foi inspirado no vilão Professor Fate, do filme A Corrida do Século, filme que inspirou a corrida maluca.

3 - Esquadrilha abutre

Sendo considerado um Spin-off de Corrida Maluca, o desenho tinha inspiração no filme Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras, de 1965.  Aqui vemos um Dick regenerado, liderando a Esquadrilha Abutre, que tinha a missão de capturar o pombo correio Doodle, que levava mensagens secretas. Além de Mutley, Dick contava com a ajuda do medroso Zilly, e do inventor excêntrico, Klunk.

4 - Mutley

O "fiel" parceiro vira-lata de Dick, com sua risada característica e resmungo rancoroso. Ele apareceu pela primeira vez na Corrida Maluca, também inspirado em um personagem do filme A Corrida do Século, o Max Meen.
Posteriormente, ele volta como parceiro de Dick na Esquadrilha Abutre, onde é fissurado em medalhas, as ganhando toda vez que salva o seu chefe. No mesmo desenho, Mutley tinha episódios focados nele, onde sempre fantasiava sobre ter uma carreira de sucesso, sendo sempre atrapalhado por Dick, que além de ser o vilão de seus devaneios, sempre acordava Mutley quando o encontrava ocioso.
O personagem também era confundido com outro da Hannah-Barbera, o cachorro detetive Rabugento (esse era o nome brasileiro dele), porém, o outro personagem era cinza e usava um casaco de detetive.

5 - DC Comics



Em Outubro de 2017, a DC lançou uma HQ realista da dupla, escrita por Garth Ennis, criador de Preacher. A trama era sobre Dick e Mutley como pilotos da força aérea, que tinham que salvar um país chamado Unlikstão de um gás venenoso lançado na atmosfera.

Postar um comentário

0 Comentários