2 Hábitos para quem tem pouco tempo para treinar xadrez



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]


Jogar xadrez bem requer algum esforço. Não dá para aprender olhando vídeos no Youtube enquanto faz alguma outra coisa. Não dá para aprender jogando 1 por 1 na internet. Não dá pra aprender com leitura passiva. Xadrez não é jogo da velha.

Como eu já disse antes, as qualidades mais importantes para um enxadrista são paciência e disciplina. Você deve criar hábitos de estudo em vez de traçar metas bonitinhas.

Vejamos dois hábitos que você pode começar a cultivar hoje mesmo para melhorar seu xadrez.

1- Resolva exercícios de tática todos os dias. Eu fiz isso com muita disciplina no início da minha carreira. Férias com a família? Levava um livro de tática e resolvia alguns exercícios. Amigos jogando bola na rua? Primeiro eu resolvia meus exercícios. Não precisa ser muito, mas precisa ser constante.

Não venha com a desculpa de que não tem material. Livros, chess.com, chesstempo, lichess. Dá pra treinar sem gastar nada. Mas um conselho: resolva os exercícios usando um tabuleiro.

 2- Participe de todas as aulas ao vivo da Academia. Na minha opinião 100% parcial não existe material melhor para treinar xadrez (em nenhum idioma) do que os vídeos da Academia (desde que você não seja iniciante). Você recebe um arquivo gigantesco de aulas, mas se quiser comece apenas participando das aulas ao vivo, faça perguntas e resolva os exercícios da aula.

Está sem tempo para treinar? Vamos fazer alguns cálculos:

30 minutos de exercícios de tática, 5x por semana = 600 minutos ou 10 horas por mês. Digamos que consiga participar de 10 horas de aulas ao vivo da Academia (normalmente são 14) para um total de 20 horas/mês. Dá mais ou menos 40 minutos por dia. É um bom começo.