Mega Post: SJA e Gavião Negro - Parte 2 (Leitura Pré-Crise Infinita)



Mega Post com os comentários sobre Sociedade da Justiça #59-87 e Gavião Negro #28-49.

[NOTA DO OZY: Todos os scans da postagem vem dos grupos:

* ROCK AND COMICS 

* DARKSEID CLUB

*OS IMPOSSÍVEIS BR

* GIBI HQ

Todos os créditos reservados as equipes de tradução. O blog Ozymandias_Realista apenas reupou em um pack. Visite os respectivos grupos, e se tiver tempo livre, tente ajudá-los de alguma forma, traduzindo ou diagramando. Não seja um parasita.

Força e honra]

Li Sociedade da Justiça da América #59-67, do encadernado JSA: Lost, com roteiro de Geoff Johns e desenhos de Don Kramer, Jerry Ordway e Dave Gibbons, e farei breves comentários das edições.




Edição #59: Degaton é um vilão viajante do tempo que sempre foi (e sempre será) derrotado pela SJA. Ciente disso, ele ainda consegue sua vingança viajando pelo fluxo do tempo em momentos distintos em que pode observar seus inimigos sofrendo ou até mesmo morrendo. Um ciclo de dor e satisfação doentio.

Edição #60: Frustrado com sua atual situação, Rex Tyler, o Homem-Hora só quer trocar de lugar com seu filho Rick, preso no Ponto Temporal e lhe dar uma chance de viver. Enquanto o Sr. Incrível e Eléktron tentam encontrar uma solução para o problema temporal de Rick Tyler, são chamados para ajudar o Dr. Meia-Noite.

Edição #61: Sete anos atrás, Roger Romaine, o Espírito-Rei se apossou de Jay Garrick e o fez matar Terry Sloane, o antigo Sr. Incrível. Hoje, o Espírito-Rei está de volta depois que todas as almas pervertidas que o Espectro vingou foram revertidas. E é seu novo hospedeiro, Hal Jordan que terá de lidar com as consequências.

Edição #62: O Espírito-Rei capturou e mais uma vez se apossou de Joey Ciclone. E mais uma vez ele ataca seus amigos da SJA, que tentam resistir com podem, com receio de machucar Jay Garrick. O Espectro poderia ajudar, mas Hal Jordan se contém, em busca de redenção.
Edição #63: Preso dentro do amuleto do Senhor Destino com outros, Nabu se rebela e quer sair. Desde a batalha contra Mordru, Sandman desapareceu, mas a SJA tem monitorando todas as atividades sísmicas de natureza estranha que podem dar sinais de que ele ainda continua vivo.
Edição #64: Para trazer Sand Hawkins de volta, primeiro é necessário trazer sua forma astral do Mundo Onírico, trabalho para o Senhor Destino e sua equipe. Enquanto isso, o Sr. Incrível reúne outros membros da SJA e com a ajuda de Cave Carson e sua equipe se dirigem à crosta da Terra atrás do corpo de Sandman.
Edição #65: Um das Esferas-I do Senhor Incrível conseguiu contatar o Homem-Hora. Com sua ajuda, Rex Tyler volta a ter esperanças de reencontrar seu filho e trocar de lugar com ele. Mas Rick não sobreviveria a viagem de volta, então o Dr. Meia-Noite precisa cuidar do jovem herói no próprio Ponto Temporal.
Edição #66: Para que a realidade não seja alterada, o Homem-Hora deve morrer enfrentando o Extemporâneo. Curado de seus ferimentos, Rick Tyler decide ir até o Ponto de Fuga no lugar de seu pai sacrificando-se.
Edição #67: Ligação com Crise de Identidade. Depois do brutal assassinato de Sue Dibny, os membros da SJA correram para se certificarem de que seus familiares estão bem. Com exceção do Dr. Meia-Noite e do Sr. Incrível que ficaram incumbidos de realizar a autópsia no corpo da esposa do Homem-Elástico.
Três pequenos, mas grandiosos arcos. O primeiro arco remete aos atos passados do Espectro quando seu hospedeiro ainda era Jim Corrigan e as consequência em seu atual, Hal Jordan. O segundo mostra o retorno de Sandman, dado como morto desde a batalha contra Mordru. No terceiro arco, a SJA traz de volta Rick Tyler, gravemente ferido em Kandaq, na luta contra Adão Negro. O bom e velho estilo de histórias recheadas de heroísmo e aventuras fantásticas, dignas da SJA. Leitura recomendada.

Li Sociedade da Justiça da América #68-75, do encadernado JSA: Black Vengeance, com roteiro de Geoff Johns e desenhos de Don Kramer, e farei breves comentários das edições.



Edição #68: Em 1951, a SJA foi levada diante do Comitê de Atividades Antiamericanas, acusada de apoiar o lado comunista soviético e forçados a abandonarem suas máscaras. Hoje, a família de Sideral é eliminada, mas Rip Hunter aparece a tempo de salvar a heroína.

Edição #69: Rip Hunter revela à Sideral que Degaton está por trás da aposentadoria forçada da SJA em 1951. Ela e outros membros da atual SJA que seguem o legado de seus antecessores têm apenas dois dias para convencê-los a voltar, caso contrário, o futuro dos heróis mascarados estará condenado.

Edição #70: O tempo corre. Jakeem, Sideral, Sr. Incrível, Meia-Noite, Esmaga-Átomo, Homem-Hora, Sand. Todos eles tentam, de alguma forma, convencer seus antecessores de que precisam voltar à ativa e deter Degaton. E têm menos de dois dias para isso.

Edição #71: 29 de outubro de 1951. Amanhã, o futuro não vai mais existir. Alguns membros da atual SJA estão tendo sucesso em convencer seus inspiradores, enquanto outros estão com mais dificuldades. O Homem-Hora encontra o paradeiro de Degaton e o confronta.
Edição #72: Degaton planeja matar o Presidente Harry S. Truman e culpar a Sociedade da Justiça por isso. Em tempo, as duas SJA se unem e vão até Washington D.C., ainda sem saber como ou exatamente quando será o ataque. Porém, eles chegam no exato momento para tentar impedir Degaton de matar o Presidente.
Edição #73: Ligação com Dia de Vingança. Depois de sua última missão ajudando a derrotar Degaton, Al Rothstein deseja retornar à equipe, mas as opiniões dos membros da SJA estão divididas. Enquanto isso, Espectro está desorientado e dominado por Eclipso, que deseja ir atrás de Adão Negro.
Edição #74: Ligação com Dia de Vingança. Kahndaq está sob ataque do Espectro. Adão Negro convence Esmaga-Átomo à retornar e ajudá-lo. Mas eles não estão sozinhos, pois o restante da SJA foi avisada por Shazam de que o Espectro deseja acabar com toda a magia.
Edição #75: Ligação com Dia de Vingança. O julgamento contra Kahndaq está quase completo. Mesmo com todos os esforços da SJA, Adão Negro e Shazam, o Espírito da Vingança sem um hospedeiro humano está incontrolável.
Degaton, o viajante temporal, inimigo da SJA planeja acabar com a versão atual da equipe desmantelando e aposentando a original. Para impedir isso, os atuais membros da Sociedade da Justiça voltam ao ano de 1951 para ajudar seus antecessores. Juntar as duas gerações da SJA foi uma jogada de mestre do escritor Geoff Johns, brindando os leitores com a possibilidade de ver a interação entre eles enfrentando o mal em comum. Leitura altamente recomendada.

Li Sociedade da Justiça da América #76-82, do encadernado JSA: Mixed Signals, com roteiro de Geoff Johns e Keith Champagne e desenhos de Don Kramer, e farei breves comentários das edições.



Edição #76: Ligação com Projeto OMAC. Em um gesto altruísta, Al Rothstein, o Esmaga-Átomo conseguiu livrar Kahndaq da vingança do Espectro. Ele retornou aos EUA com seus companheiros da SJA e decidiu se entregar as autoridades pelos crimes que cometeu. Poderosa fica sabendo que o Besouro Azul foi assassinado. E Alan Scott, Pantera, Gavião Negro, Sr. Incrível e Jay Garrick são atacados por um OMAC.

Edição #77: Ligação com Dia de Vingança. Poderosa desapareceu, assim como o Senhor Destino e Jakeem Trovoada, sendo procurados pelo Homem-Hora, Os gaviões foram com Adam Strange pra Rann. Jay Garrick se recupera de seu confronto com Zoom e Esmaga-Átomo está em Belle Reve. Com metade da equipe fora de combate, e quando o Onda Aérea reaparece enlouquecido, a SJA resolve pedir ajuda ao primo dele, Hal Jordan.

Edição #78: Ligação com Crise Infinita. O Senhor Destino pode ser a única chance que a SJA tem de encontrar Jakeem. Os heróis encontram a Torre do Destino destruída e apenas o Elmo de Nabu. Sand se voluntaria a colocar o elmo e tentar descobrir o que aconteceu.

Edição #79: Ligação com Crise Infinita. Homem-Hora, Sr. Incrível e Sideral chegam à Quinta Dimensão. Eles encontram Relâmpago, mas descobrem o lugar está sendo dominado por Jakeem. Mordru se liberta da Pedra da Eternidade e invade a Torre do Destino.
Edição #80: Ligação com Crise Infinita. Acostumado a sempre receber ordens, Relâmpago terá de reunir forças para conseguir se livrar do controle de Jakeem. E na Torre do Destino, o confronto final entre Nabu e Mordru.
Edição #81: A história de Courtney Whitmore. Ainda jovem, viu seu pai abandonar a família e sua mãe se casar com Pat Dugan, que costumava ser parceiro do super-herói Sideral. Hoje, ela é a Sideral, a mais jovem integrante da Sociedade da Justiça da América e vive uma aventura que irá ajudá-la a amadurecer um pouco mais rumo à uma carreira brilhante combatendo o mal.
Edição #82: Ligação com Crise Infinita. Depois de descobrir sobre sua origem, Poderosa volta ao QG da Sociedade da Justiça da América com o diário de Lois Lane, da Terra-2, e passa a ler um relato contando sobre a ocasião em que Superman e Batman resolveram um caso envolvendo o Fantasma.
Arco de histórias que continuam a desenvolver a participação da Sociedade da Justiça da América durante a saga Crise Infinita. E foi uma participação eficaz, coerente e natural, desenvolvendo subtramas que já haviam sido lançadas bem antes da saga e focalizou o lado místico do grupo com Senhor Destino e Relâmpago. Leitura recomendada.

Li Sociedade da Justiça da América #83-87, do encadernado JSA: Ghost Stories, com roteiro de Paul Levitz e desenhos de Rags Morales e Jerry Ordway, e farei breves comentários das edições.



Edição #83: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. Faz meses que a SJA não se reúne formalmente. De repente, fantasmas do passado começam a assombrar alguns dos membros como Jakeem Trovoada, Sr. Incrível, Doutor Meia-Noite e até mesmo Joan Garrick.

Edição #84: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. Quando os integrantes da SJA se reúnem para uma conversa informal e percebem que praticamente todos tiveram experiências com a aparição de um fantasma, surge Jim Craddock, o Fantasma Fidalgo. E ele quer fazer algo mais além de apenas assustar o grupo.

Edição #85: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. O Fantasma Fidalgo vem atacando um membro da SJA por vez. Depois de ferir gravemente o Lanterna Verde Alan Scott, Jim Craddock vai atrás da Stargirl. O estranho é que apenas Poderosa parece ter condições de atingir o fantasma.

Edição #86: Jakeem Trovoada pede para o Relâmpago levá-lo ao “lugar onde estão os fantasmas” e lá conseguem algumas pistas de como deter Jim Craddock. Alan Scott, Jakeem Trovoada, Poderosa e Pantera seguem para Londres. O Sr. Incrível, Stargirl e Joel Ciclone permanecem no QG da SJA, mas logo atendem a um chamado.
Edição #87: O Fantasma Fidalgo finalmente revela que apenas matando os heróis da SJA, ele pode voltar a viver novamente e tenta um ataque direto. Depois de acertar Jim Craddock, o Pantera descobre que apenas quem tem sangue real e nobre em suas veias, é capaz de detê-lo.
Esse encadernado insere a SJA dentro da fase Um Ano Depois, mostrando o status do grupo, passado um ano após a saga Crise Infinita. O vilão da vez é o Fantasma Fidalgo que procura vingança contra os heróis da SJA para que possa voltar a viver novamente. O escritor Paul Levitz faz bom uso narrativo intercalando flashbacks para contar a origem do vilão, enquanto ele coloca seus planos em ação no tempo presente. Leitura satisfatória.

Li Gavião Negro #28-36 e farei breves comentários.
Edição #28: Um mês atrás, ao deter uma organização terrorista que invadiu e explodiu um laboratório de pesquisas genéticas, Gavião Negro quase ultrapassou os limites. Hoje, Carter Hall se encontra isolado, deprimido, imerso em seus próprios pensamentos.
Edição #29: Lutando contra o estigma de seu ciclo interminável de reencarnação, Carter Hall se envolve com a cantora Domina Paris. Assassinatos em série cujas vítimas eram fantasiadas como o Gavião Negro e a Mulher-Gavião coloca a cidade de St. Roch em alerta.
Edição #30: Tentando salvar mais uma vítima do “Maníaco dos Anjos”, o Gavião Negro acaba sendo pego em flagrante e levado à delegacia de polícia para ser interrogado. A Mulher-Gavião faz algumas investigações sobre o assassino, mas não consegue evitar que Domina Paris seja raptada.
Edição #31: Gavião Negro é libertado da cadeia e junto com a Mulher-Gavião conseguem localizar o paradeiro de Domina Paris, gravemente ferida. Eles enfrentam uma criatura grotesca que diz ser o espírito de St. Roch reencarnado, o assassino serial.
Edição #32: Alistair Bevin, arqueólogo e amigo de Carter Hall, se encontra na Antártida. Sua equipe de pesquisas faz uma descoberta aterradora, mas Alistair só tem tempo de contatar seu amigo antes de ser brutalmente assassinado. O Gavião Negro e Eléktron partem para o Pólo Sul para descobrir o que aconteceu.
Edição #33: O Gavião Negro e a Mulher-Gavião estavam voltando de Nova York após mais uma reunião com a Sociedade da Justiça da América, mas são surpreendidos no caminho. O helicóptero que transportava Solomon Grundy até a Ilha Ryker caiu, liberando a agressiva criatura.
Edição #34: Certa noite, Cartel Hall recebe uma entrega anônima contendo um Garuda, uma estátua mitológica do pássaro da vida hindu. Ele acha que se trata de apenas uma réplica, mas quando é atacado por um Manticore durante uma festa, o Gavião Negro percebe que está em posse do original.
Edição #35: Um surto de pânico e histeria toma conta dos detentos da Prisão Belle Reve. Gavião Negro e Mulher-Gavião vão até lá para ajudar a conter o tumulto. E como já vem sendo uma constante, os dois defensores de St. Roch entram em conflito com o Detetive Grubbs.
Edição #36: A cidade é invadida por uma horda de zumbis assassinos, e dentre os mortos-vivos, está Domina Paris. O Desafiador é atraído pela energia que está trazendo os cadáveres de volta e ajuda o Gavião Negro e a Mulher-Gavião a livrar St. Roch do isolamento.

Li Gavião Negro #37-45, do encadernado Hawkman: Rise of the Golden Eagle, com roteiro de Justin Gray e Jimmy Palmiotti e desenhos de Joe Bennett, e farei breves comentários das edições.


Edição #37: Satana está decidida a comandar o submundo do crime em St Roch. Enquanto isso, Carter Hall e Kendra Saunders estão começando a desenvolver uma relação mais séria. E Anton Lamont envia o Leão Humano atrás do Gavião Negro.
Edição #38: Gavião Negro é envenenado por Anton Lamont, e durante o confronto, o Águia Dourada aparece para salvá-lo. Agora, em um estado de coma, Carter Hall inicia uma jornada em seu subconsciente, onde acessa uma espécie de reservatório psíquico do Metal Enésimo.
Edição #39: Em uma festa de apresentação, onde Charlie Parker retorna oficialmente como Águia Dourada, o mais novo defensor de St. Roch, uma invasão surpresa de Anton Lamont e seus capangas. Depois de explodirem o local, os vilões levam Carter Hall para ser torturado.
Edição #40: Resgatado por Águia Dourada e Mulher-Gavião, Carter Hall acorda ainda sob os efeitos de sua tortura e pelo pó Delirium que o envenenou. Ele ataca e fere mortalmente Kendra Saunders. Enquanto Jay Garrick e Alan Scott ficam no hospital, vigiando Kendra, o Gavião Negro vai pedir ajuda ao Senhor Destino.
Edição #41: Gavião Negro e Águia Dourada são emboscados pelo Leão Humano, Laço e Beija-Flor. Charlie Parker se fere durante o combate. Ao tentar escapar com seu companheiro machucado, o Gavião Negro tem de enfrentar sozinho um exército de Homens-Gavião.
Edição #42: Apesar da ajuda do Águia Dourada e da polícia de St. Roch, a fúria dos Homens-Gavião acaba vitimando o Gavião Negro. Kendra Saunders se recupera de seus ferimentos, mas é atacada pelo Pelegrino enquanto ainda está no hospital.
Edição #43: A história de Charles Edmund Parker. Sua infância nos orfanatos, sua juventude vazia e sem propósitos que o levaram a tentar tirar sua própria vida. Até o dia em que foi salvo pelo Gavião Negro e sua vida tomou um novo rumo.
Edição #44: Charlie Parker decide assumir o manto do Gavião Negro para atrair a atenção de Anton Lamont novamente. Ele e a Mulher-Gavião vão atrás do Leão Humano primeiro. Isso chama a atenção de Satana, que se prepara para o embate.
Edição #45: A verdade sobre o passado do Águia Dourada é revelada. E está relacionada com outro Gavião Negro. Quando ele ataca a Mulher-Gavião, Carter Hall ressurge para salvar o dia. É a hora do acerto de contas entre os dois e de saber como Carter sobreviveu.
Neste arco, mais sobre o passado do Gavião Negro e da Mulher-Gavião são revelados. Os escritores Justin Gray e Jimmy Palmiotti trazem velhos inimigos e aliados para compor mais um enredo de mistérios e descobertas sobre a rica (e por vezes, confusa) cronologia dos defensores de St. Roch. Leitura recomendada.

Li Gavião Negro #46-49 e farei breves comentários.
Edição #46: Durante um confronto entre os Gaviões contra as criaturas animalescas de Satana, o Detetive Grubbs é ativado como um dos OMACs do Irmão Olho. Depois de desativá-lo, Grubbs é levado até o QG da SJA para ser examinado pelo Doutor Meia-Noite.

Edição #47: Ligação com Guerra Rann-Thanagar. Depois que Rann foi deslocada de sua própria galáxia e transportada para o espaço thanagariano, a guerra foi declarada. O despertar e a derrota de Onimar Synn não foi suficiente para trazer a paz entre os dois povos. O tecido de espaço-tempo está começando a se rasgar.

Edição #48: Ligação com Guerra Rann-Thanagar. O que parecia impossível estava prestes a acontecer. Guerreiros alados de Thanagar e os soldados de Rann estavam prontos para lutarem lado a lado, quando Komand’r, a Estrela Negra aparece exigindo a rendição das duas raças. Adam Strange consegue fugir e pedir ajuda pra Tropa dos Lanternas Verdes.

Edição #49: Ligação com Guerra Rann-Thanagar. Com a coalizão entre vários povos, liderada por Estrela Negra, os cidadãos de Rann estão evacuando a cidade. Enquanto isso, a guerra de todas as guerras continua na atmosfera acima de Rann, onde Adam Strange, a Tropa dos Lanternas Verdes, os Ômega Men, Capitão Cometa e Starman unem suas forças.

Por Roger