Home Top Ad

Responsive Ads Here

Mega Post: Thunderbolts (Leitura Pré-Vingadores - A Queda)

Share:

[Todos os scans do post são dos grupos Só Quadrinhos e Era Marvel.]

Mega Post com as análises de Thunderbolts #1-22, escrita por Kurt Busiek e desenhada por Mark Bagley, entre abril de 1997 e janeiro de 1999!!

Li Thunderbolts #1-5, do encadernado Thunderbolts Classic #1, com roteiro de Kurt Busiek e desenhos de Mark Bagley, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #1: Após os eventos devastadores da saga Massacre e com a maioria dos heróis mais poderosos desaparecidos, ou dados como mortos, surge uma nova equipe de heróis em Nova York, os Thunderbolts formados por Cidadão V, Atlas, Soprano, Mach-1, Meteorita e Tecno, devolvendo a esperança para a população.
Incrível Hulk #449: A edição mostra os Thunderbolts tentando capturar o Hulk. Mas, quando o ataque a uma represa coloca em risco a vida de inocentes, o grupo liderado pelo Cidadão V precisa fazer uma escolha.

Edição #2: Depois de derrotar grandes vilões como a Gangue da Demolição e o Circo do Crime, os Thunderbolts conseguem passar por seu teste definitivo e cair nas graças da população e do governo. Eles derrotar robôs do Pensador Louco e salvam o jovem Franklin Richards de ser capturado no dia do memorial aos heróis tombados pelo Massacre.
Edição #3: A Viúva Negra está investigando uma espécie de cabala secreta que pode estar querendo dominar o submundo de Nova York e se depara com uma nova versão dos Mestres do Terror. É claro que os Thunderbolts não poderiam deixar esse grupo à solta, especialmente carregando seu verdadeiro nome.
Edição #4: A jovem Hallie Takahama sofreu torturas e experimentos às mãos de Arnin Zola por dias, mas desenvolveu poderes com esses testes e consegue fugir. Os Thunderbolts a ajudam a deter o cientista louco e as outras crianças e jovens cativas. Hallie se torna a nova Thunderbolt – Choque.
Edição #5: Os recentes acontecimentos levam o Barão Von Strucker a enviar o poderoso Homem-Crescente, um robô que quanto mais leva pancada, mas cresce. Como os Thunderbolts conseguirão deter uma ameaça assim?
Anual 1997: A origem dos Thunderbolts contada pelo Cidadão V, ou Barão Zemo. Hallie, a mais nova membro (e única não vilã) deseja saber mais sobre o grupo que a recrutou.
Grupo de vilões da Marvel e que antes se chamava Mestres do Terror. Na trama, eles resolveram se passar por um grupo de benfeitores quando os Vingadores e outros super-heróis desapareceram após a série Massacre Marvel. O escritor Kurt Busiek, profundo conhecedor do universo Marvel tem em mãos um material interessante que ele mostrou ser capaz de desenvolver muito bem. Leitura recomendada.

Li Thunderbolts #6-14, do encadernado Thunderbolts Classic #2, com roteiro de Kurt Busiek e desenhos de Mark Bagley, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #6: Zemo começa a notar que os membros da equipe estão gostando da sensação de serem heróis e começa a desconfiar das tramoias de Meteorita. Quando enfrentam os Elementais, inimigos dos Vingadores, Cidadão V exige acesso aos arquivos dos Vingadores.
Edição #7: Com a recusa de Zemo em cooperar com as autoridades, Meteorita vê nisso uma oportunidade para separar o grupo de seu líder, e os Thunderbolts vão à caça dos Elementais. Porém, são facilmente capturados. Zemo aproveita a oportunidade para pressionar a SHIELD a lhe entregar os arquivos dos Vingadores.
Edição #8: No Central Park, os Novos Guerreiros, os Heróis de Aluguel e o Homem-Aranha tentam repelir um ataque dos Elementais. Na Cidadela, Tecno conseguiu transferir sua consciência e agora pode assumir qualquer forma tecnológica. Finalmente Zemo recebe os bancos de dados dos Vingadores que estavam com a SHIELD.
Edição #9: Viúva Negra está investigando os Thunderbolts e alerta Mach-1 e Soprano que eles podem se redimir de algo ruim que possam ter feito em seus passados e cita o exemplo dos próprios Vingadores na época em que aceitaram o Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate em suas fileiras.
Edição #10: Em uma apresentação pública, a verdadeira identidade dos Thunderbolts é revelada pela SHIELD. Choque é deixada para trás, mas consegue se infiltrar na nave dos vilões enquanto eles fogem.
Edição #11: Após os eventos em Heróis Renascem, os Vingadores e o Quarteto Fantástico retornam a tempo de ver o caos instalado pelos Mestres do Terror. Do espaço, eles dominam as mentes dos militares e governos de boa parte da Terra. Porém, Choque consegue trazer Besouro, Colombina e Rocha Lunar a seu lado e tentam derrubar Zemo.
Edição #12: Meteorita, Mach-1, Soprano e Atlas conseguem escapara da nave de Zemo e dos Vingadores e Quarteto Fantástico que estavam sob seu controle mental. Ainda assim, o Homem de Ferro escapou do controle e ajuda os remanescentes a derrotar Zemo e libertar a Terra de seu controle.
Edição #13: Mesmo ajudando os heróis a derrotarem Zemo, os cinco renegados ainda precisam responder pelos seus crimes, por isso tentam fugir, mas acabam caindo na dimensão de Kosmos, local de onde se originam as partículas Pym. Lá são confundidos com agentes de Kang e condenados à morte.
Edição #14: Manipulados por um plano diabólico de Rocha Lunar, os Thunderbolts conseguem sua passagem de volta à Terra depois de uma sangrenta guerra civil em Kosmos.
Intrigas e reviravoltas são os ingredientes básicos desse volume. E não poderia ser diferente quando se trata dos Thunderbolts, um grupo de vilões se passando por heróis. O escritor Kurt Busiek aproveita o retorno dos Vingadores e do Quarteto Fantástico por inserir os dois grupos na trama. Apesar disso, o plano de Zemo ficou aquém do esperado. Leitura satisfatória.

Li Thunderbolts #15-22, do encadernado Thunderbolts Classic #3, com roteiro de Kurt Busiek e desenhos de Mark Bagley, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição#15: Depois de retornarem de Kosmos, os cinco refugiados dos Thunderbolts decidem começar uma nova vida com novas identidades, pois sabem que mesmo tendo ajudado os Vingadores e o Quarteto Fantástico a enfrentar Zemo, ainda assim, eles iriam à julgamento pelos crimes que já cometeram. Mesmo assim, são descobertos pela SHIELD e acabam caindo em uma armadilha.
Edição #16: Um dos Thunderbolts, Atlas, decidiu deixar a equipe. O restante enfrenta e derrota o grupo Para-Raios (antigos Vingadores Centrais) enviados pela SHIELD. Erik tenta reconstruir sua vida, mas ao procurar seu irmão mais velho, apenas constata como sua presença afeta negativamente as pessoas à sua volta. Quando ficam sabendo que o Hulk está de volta, os Thunderbolts percebem uma chance de reconquistar a confiança do público.
Edição #17: Durante o confronto, contra o robô Hulk, ele se revela sendo o vilão Graviton que derrota os Thunderbolts e os Para-Raios, mas o retorno de Atlas ajuda o grupo a virar o jogo. No México, Zemo enfrenta o Cidadão V, mas que estaria por trás da máscara?

Edição #18: Os Thunderbolts passam a se esconder numa cabana de Soprano, mas são logo descobertos pelos Mestres do Terror. Sua nova líder, Manto Rubro tem uma proposta – ou os Thuderbolts se juntam ao seu novo grupo de vilões ou ela os entrega para o Barão Zemo.
Edição #19: Apesar dos esforços em convencer o público que desejam serem heróis, os Thunderbolts continuam a gerar dúvidas, porém, um pedido de ajuda inesperado acontece. Uma pequena cidade é invadida por um grupo chamado Tropas Imperiais com o suposto objetivo de fazer experiências em seus moradores. Os Thunderbolts têm a chance de provar que estão regenerados.
Edição #20: Ameaçados pelos novos Mestres do Terror para se unirem a eles, os Thunderbolts resolvem enfrentá-los, mas são derrotados. Porém, são salvos pelo misterioso Cavaleiro do Terror. Mesmo assim, os Thuderbolts voltam a se desentender na procura por um líder eficaz.
Edição #21: Gavião Arqueiro oferece uma oportunidade de liderar os Thunderbolts e ajudá-los a provar que estão regenerados, mas Soprano é a única a recusar a oferta. Ao se meter em encrencas com a Guarda Nacional, Mach-1 vai em seu auxílio, ela acaba contando seu passado conturbado e resolve dar uma chance para os Thunderbolts sendo liderados pelo vingador.
Edição #22: Anos atrás, os Mestres do Terror liderados por Zemo invadiram a mansão dos Vingadores, e Atlas (na época o Golias) atacou covardemente Hércules, o que culminou com o herói do Olimpo em coma e com sequelas cerebrais. Hoje, Hércules encontra Atlas em busca de retribuição. Por fim, Abe resolve se entregar às autoridades por ter cometido assassinato na época em que era o Besouro.
O fim de um ciclo nos Thunderbolts, marcado principalmente pela busca de afirmação. O escritor Kurt Busiek consegue desenvolver longas histórias e trabalhar com o aspecto individual de cada integrante, valorizando as diferenças de motivações e personalidades. Leitura recomendada.

Por Roger