A difícil vida de Jason Voorhees



Sexta-feira 13 é uma franquia de terror que dispensa alguma apresentação: é difícil não ter ouvido falar de Jason & suas matanças de adolescentes trouxas, onde (até a última gota) a franquia ganhou inúmeras sequências.


Mais em uma verdadeira "era de retornos" de séries que vem acontecendo em várias áreas (como a do cinema ou games) e em um novo bom período do gênero de terror, Jason "vive" sendo iludido com promessas de uma volta às telas,mas ano após ano imprevistos & cancelamentos tem complicado sua vida. O último filme da série aconteceu em 2009,e não é por falta de querer que não pintou um novo reboot até agora.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que Sexta-Feira 13 sofre de um grave misto de fatores em relação a seu futuro: cancelamentos por parte do estúdio, crise financeira,avaliação errada e,claro,disputas judiciais por direitos envolvendo a franquia.



A primeira tentativa de uma retomada foi com uma sequência para o filme de 2009,que se chamaria “Friday The 13th Camp Blood: The Death Of Jason Voorhees”,sugerindo a morte (que não adiantaria em porcaria nenhuma,já que ele certamente voltaria dos mortos) de Jason,e colocando o vilão em uma trama na neve. No ano passado, os roteiristas chegaram a divulgar pequenos trechos deste roteiro,que mostrava a garota do filme anterior,Whitney,congelada. No entanto, a crise financeira da época fez com que a Paramount tivesse de cortar alguns projetos de seu futuro,incluindo este.

Então, a outra tentativa foi com um novo reboot, que seria chamado “Friday The 13th: 3D”,que seria situado em 1988, e que retomaria as origens de Jason. Mas a Paramount esfriou o projeto,fazendo com que David Bruckner e Nick Antosca (Channel Zero),que comandariam a produção), deixarem-no.



E em 2015, depois de 2 tentativas que morreram na praia no cinema,foi a vez de tentar a sorte ao (tentar) fazer uma série de TV: até chegou-se a pedir um piloto,em que o roteiro mostraria um policial tentando achar seu irmão perdido em Crystal Lake,e revelando no processo os segredos da cidade e da família de Jason. Mais a CW Network achou que isso não se sustentaria como seriado,e mandou o projeto pro brejo.

Mais o osso ainda não queria ser largado: com a expectativa de fazer o 13º filme da série,a Paramount tentou levantar (mais uma vez) um novo projeto,em que se daria ênfase a resgatar elementos dos primórdios da franquia,em um trabalho especial para comemorar o lançamento. Aqui,o roteiro previa que um homem com um saco na cabeça mataria jovens,sendo ele Elias (pai de Jason,e um personagem praticamente mítico em Sexta-Feira 13) já que nunca apareceu de fato em algum filme.

Desta vez,esse "Sexta-Feira 13: Tal filho,Tal Pai Edition" quase deu certo. Mas sim,outro porém ocorreu: dessa vez,a Paramount cancelou as gravações do filme apenas seis semanas antes do que era previsto para elas acontecerem (no caso,em fevereiro de 2017)-e com a previsão de lançamento sendo para outubro do mesmo ano. Segundo um roteirista,o cancelamento foi em razão de problemas financeiros e um (quem sabe possível) efeito ocasionado pelo fracasso de O Chamado 3.

Agora,os direitos de produção de Sexta-Feira 13 estão com a New Line (que até havia "emprestado" os direitos para a Paramount por um tempo) mais visto toda a complicação até o estúdio enfim ter um longa que a agradasse para quase lançar,os direitos já estariam muitos próximos de voltarem a New Line (algo que se mostra o claro real motivo do cancelamento da última tentativa) onde um quem sabe sucesso de bilheteria acabaria indo para a Warner. Como se não bastasse, problemas judiciais com o criador do roteiro original,Victor Miller,impedem qualquer ideia de sair do papel.

Esta bagunça de direitos autorais (fora o de quem pode receber por cada personagem citado nos filmes) faz com que o impasse siga sem previsões de terminar. No meio disso,a Blumhouse (que se tornou um verdadeiro reino de arrecadação no gênero do terror) mostrou interesse em tentar adquirir franquias clássicas como Sexta-Feira 13,mais seu atual contrato até 2024 com a Universal deixaria apenas o impasse mais complicado.


No fim,a expectativa é de que tudo quem sabe se resolva a tempo de,pelo menos,haver uma comemoração adequada aos 40 anos da franquia, que se completam em 2020. E levando em conta que o novo Halloween quem sabe possa elevar rentavelmente a popularidade dos slashs novamente, estúdios terão motivos para querer apostar em voltas de outros "figuras",e o mascarado de Crystal Lake sem dúvidas vai estar entre eles...

Isso se a guerra de direitos não for, na verdade intensificada graças a esse pensamento..

Obs: post pra variar um pouco,que não seja apenas news.



Leia também mais textos do Riptor no blog: https://fmarvell.blogspot.com/


Postar um comentário

0 Comentários