05 MOMENTOS DA “CAÇA AO EX-PRESIDENTE LULA”

"Não mais tenho algemas em mim..."


Não vou ceder a fácil tentação de entrar nesse texto com os xingamentos tão lugar comum ao ex-presidente. Vamos apenas relembrar cinco momentos, em minha humilde opinião, QUE FORAM CHAVES para se chegar ao conflito atual, sobre a tão chamada “condenação na 3º instância”, negada –temporariamente— ontem, pelo voto de Minerva da ministra Rosa, e supostamente prisão do petista a acontecer até amanhã (06/04/18) as 17h. A história toda rende vários livros, e será discutida pelas próximas décadas, o resumo em cinco tópicos não visa diluir, apenas indicar alguns pontos.




05 – MUITA SUJEIRA EM GABINETES PRÓXIMOS... 2005 - 2010

No primeiro turno do debate de 2010, o candidato Plínio Arruda Sampaio (falecido há alguns anos) sentenciava a então candidata Dilma “a corrupção bateu na sala ao lado, ai das duas uma: ou você é conivente, ou você é incompetente”. Eu tinha 16 anos na época, não tinha uma discordância com as ideias de esquerda como tenho hoje, e por acaso era a primeira vez que ia votar. Mas desde os meus 12, durante a reeleição do Lula frente a Alckmin em um segundo turno em 2006, já circulava muito na época a palavra “mensalão”. “O Barba” sobre suspeita nunca foi novidade, ainda assim ele conseguiu “se retirar” com altos índices de popularidade, ao ponto que deixou sua sucessora, vindo a resultar nos remendos feitos hoje em dia com o Temer...





04 – COERÇÃO PARA DEPOR – 2016



“...A Dilma está vencendo a pior crise da economia mundial sem diminuir o emprego, sem cortar salários, nem interromper projetos...”

AOperação Lava Jato chegava em Lula, de forma que aparentemente não iria dar em nada além de um constrangimento passageiro. Entra no caso o famoso “Triplex no Guarujá”. Muita gente foi pega de suspeita, acreditando que a PF nunca chegaria em alguém tão... Blindado. Sentindo o perigo cada vez mais próximo, Lula ainda tinha em mãos uma aparente situação irremediável com a impopular Dilma Russeff, que na ocasião se via cada mais sobre cerco, até mesmo dos outrora aliados. Lula tanta uma cartada brilhante, que quase deu certo, chegando ao próximo ponto.





03 – MINISTRO DA CASA CIVIL FOI TENTATIVA DE OBSTRUÇÃO




“Porque a partir de um juiz na 1º instância, tudo pode acontecer nesse país.”

Ele seria o novo Ministro da Casa Civil. Ficaria “perto da ação”, com seu invejável jogo cintura político (o calcanhar de Aquiles de sua sucessora), e de bônus teria FORO PREVILEGIADO. Sairia do radar da Polícia Federal, e iria poder ser julgado apenas pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, o que seria um jogo de cartas marcadas. Sérgio Moro, em um dos atos mais ousados, e questionados da Operação Lava Jato, divulgou grampos de conversas do ex-presidente claramente aludindo uma proposital obstrução de justiça, a “oposição” (que só se opõe quando prejudicada, e nunca em defesa do povo) entrou com uma ação contra a “trapaça” de Lula. Foi um verdadeiro “tapa do luva” que o juiz lhe aplicou, só faltando os dizeres “Pode sair da minha jurisdição, mas que todo o Brasil saiba das circunstâncias”.




02 – "LULA VS MORO"




"...Esses mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absorvido, preparem-se, porque os ataques ao senhor vai ser muito mais forte..."

O duelo mais esperado da história moderna do país. Qualquer outro no lugar de Luiz Inácio poderia ter cedido a pressão, mas no melhor estilo Don Corleone (se não superior), mas ele enfrentou Moro de igual pra igual, conseguindo ter seu advogado quase expulso por perturbar a sessão, e ter dado pelos dribles do Ministério Público. A gravação do depoimento tem pouco mais de 4 horas, entretanto esse momento sintetiza bem para os que não querem assistir tudo:





01 – UM REMAKE NA OPERAÇÃO LAVA JATO?



"...Hoje, todavia, e não pela minha vontade, não estão em julgamento as ações declaratórias..."




A população brasileira acompanhou uma votação do STF quase a nível de uma decisão de alguma final no futebol. A ministra Rosa Weber, ficaria com o "voto de Minerva", sobre o julgamento do "habeas corpus" para condenados na segunda instância, e fala-se nem um pouco nos bastidores acerca de flexibilizar ainda mais isso... Nos levando ao...

00 – PRESO HOJE?



Após o apertado 6x5 negando um dos últimos recursos de adiamento por  parte da defesa, semelhante no xadrez quando se elemina o defensor de determinada casa, o xeque foi dado, e o mate anunciado em alguns lances: Moro decretou o cumprimento da prisão de Lula, de 12 anos e 1 mês, o mandado DE 4 PÁGINAS pode ser lido em PDF AQUI. É dado o diferenciamento ao ex-presidente de deixá-lo em cela especial, e não serem usadas algemas. Veremos hoje, ao termino do dia, se a ordem será acatada, ou se não será mais um alarme falso, como vários que tivemos com o investigado em questão...


A quem diga que ele já se preparava pra esse dia:


E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários