O que pode vir do Homem-Aranha no Cineverso Marvel?


O Homem-Aranha já foi adaptado ao Cinema CINCO VEZES. Com filmes bons ou ruins, todos tiveram expressivo reconhecimento, mesmo o piorzinho não chegou a ser um Dredd da vida em bilheteria. A razão é óbvia: o Homem-Aranha é super legal. Não importa quanto tempo ele fique mal nas HQs, nos filmes, nas animações ou nos games, o público tá sempre esperando pra que ele retorne com grandes estórias. Em "Capitão América: Guerra Civil" esse parece ser o caso.


Por esses cinco filmes já adaptaram bastante coisa, como a morte da Gwen Stacy, a famosa estória em que ele perde os poderes por perder a vontade de ser o Homem-Aranha e a época da simbionte/surgimento do Venom. Agora considerando tanto as estórias do sr. Parker quanto de outros personagens que compilam sua aracno-mitologia... o que de novo será que a Marvel vai poder nos apresentar com o herói...?


1.Aranha e amigos!


Esse é óbvio e já vai rolar logo na Guerra Civil. Tudo aponta que apesar de ter aparecido só agora, o amigão da vizinhança já deve lutar ao lado dos Vingadores na Guerra do Infinito. Mesmo com tantos filmes, Spidey estava isolado na Sony, nunca dividindo a tela com o Blade ou o Wolverine, que também tinham filmes na época. O personagem interage de forma tão divertida com os outros, que já houveram até mensais cuja proposta era sempre colocá-lo em uma aventura ao lado de um outro herói diferente em cada edição. Vamos dar uma esticadinha nisso...









2.Caveira Vermelha, Capitão América e mistérios do passado



Aproveitando a excelente funcionalidade do herói com os outros personagens, podiam adaptar aquela estória em que Peter sai investigando mistérios da Segunda Guerra Mundial junto ao Capitão. Na última série cinematográfica que foi cancelada, eles desde o primeiro filme ficaram batendo nos mistérios relacionados aos pais do Peter. Mas... ficou chato, levou a lugar nenhum e nem vai levar já que não vai mais ter continuação daquele filme. Se os envolvidos ainda tiverem interesse nessa ideia, podiam corrigir a forma tediosa que foi colocado, agora aplicando a ideia de forma mais direta, com uma trama de espionagem e ação que mesclasse o passado e o presente, com Peter se unindo ao Capitão para enfrentar o Caveira Vermelha. No final dessa estória, ele descobre que havia sido o Caveira que tinha sabotado os pais dele. Tudo bem que na Guerra Civil ele estará no time do Homem de Ferro, mas as coisas podem mudar... Claro que outros vilões do próprio Aranha poderiam estar envolvidos, como o Camaleão, que muda de aparência.









3.Mais zuera?


Há quem defenda que o Aranha do Andrew Garfield foi superior ao do Tobey Maguire por ser mais zuerinho e divertido, como por exemplo, a parte com a mangueira dos bombeiros no final da luta contra o Electro. Será que eles experimentarão alcançar um novo nível? Digo isso pois nos últimos anos tivemos alguns dos filmes mais escrachados adaptando personagens da Marvel; como Guardiões da Galáxia e Deadpool, ambos foram muito bem recebidos.










4.A Última Caçada de Kraven?


É uma das tramas mais pesadas do personagem, realmente se diferencia. Você já deve ter ouvido falar, então vou dar uma agilizada: o Kraven acredita realmente ter vencido o Homem-Aranha, chegando a enterrá-lo. Nos últimos tempos foi lançado em dois encadernados diferentes, um da coleção Salvat, e outro de uma coleção mais barata da Marvel. Não lembro de ter visto essa estória em algum desenho antigo ou coisa assim, poderiam utilizá-la de influência junto a outras estórias maiores, trazendo uma trama bem pesada que pareceria inédita pro grande público!

Aqui jaz o Homem-Aranha

Outra novidade que essa ideia traria é um vilão de longa data se vingando do aracnídeo. Nos primeiros filmes todos morriam, o Norman Osborn só ficava aparecendo por causa das alucinações do Harry, mas o personagem não estava realmente lá. Nos últimos dois eles claramente pretendiam deixar uma coleção de vilões guardada, maaaaas... foi cancelado, então... seria a primeira vez.











5.Maior sensibilidade social e emocional?


Em todos os filmes era colocada uma certa conexão e identificação do Homem-Aranha com a sociedade. Mesmo o Clarim Diário querendo destruir a reputação dele, os filmes sempre mostram as pessoas o apoiando e se identificando com ele, um dos exemplos mais memoráveis é aquela cena do trem, que apesar de exagerada é bem expressiva. Eles poderiam continuar fazendo isso, mas com mais sensibilidade, por exemplo: mostrar situações de extrema pobreza, marginalização e entrada de jovens no mundo do crime, corrupção, drogas, doenças e (por que não?) até depressão. Há HQs em que o Homem-Aranha procura dar mais esperança aos desafortunados, já vi até uma que ele convencia um cara a não se matar. Há exemplos bem dramáticos e emocionantes, acredito que a mais popular seja "O Garoto Que Colecionava Homem-Aranha", em que ele conversa com um garoto que está com câncer terminal e é fã dele.









6.Uniforme negro?


A época pós-Guerras Secretas com o uniforme alienígena foi inegavelmente marcante. Chegou a ser adaptada no último filme do Sam Raimi, inclusive com efeitos incríveis para mostrar aquela plasticidade da simbionte. Chegou a contar com a cena da igreja que ele usa o barulho do sino pra se livrar da parasita e no final teve até o Venom. Maaaaaaaaaaaas, aquele filme conseguiu ser ruim mesmo assim.

Brincadeira, não foi ruim, foi péssimo.

Além do Homem-Aranha ter se tornado emo quando influenciado pela simbionte, ele começa a dançar no meio da rua. E o Venom no fim também não convenceu muito, para um vilão tão famoso, a luta até ficou legal, mas foi tudo muito apressado. Você acha que vale a pena tentar ressuscitar a adaptação dessa fase ou é melhor investir em outras estórias?


Falando no Venom, vale ressaltar uma coisa! Depois do filme do Deadpool a Sony voltou com aquele papo de fazer um filme protagonizado pelo Venom, provavelmente pra maiores de idade, que nem fizeram com o Mercenário Tagarela. Ou seja, isso lembra que a Marvel não necessariamente pegou o Homem-Aranha de volta, na verdade eles meio que fizeram um combinado, então é meio imprevisível quanta liberdade a Marvel vai ter para usar o personagens e seus coadjuvantes. Por enquanto além do Homem-Aranha só tem a Tia May confirmada... hehehe. #timetiamay










7.Clones?



A infame "Saga do Clone"; famosa por temporariamente ter destruído o personagem nos quadrinhos com tanta bagunça que, certas coisas nem se resolveram, as pessoas simplesmente não pensam nelas mesmo. Mas não dá pra negar que clones se tornaram tanto parte da mitologia do herói quanto duendes em planadores e monstros de simbionte. Até o momento nenhum dos cinco filmes passou sequer perto dessa temática, é uma aposta bem forte que, se eles quiserem investir em uma longa franquia, as possibilidades apontam pra que cedo ou tarde eles acabem colocando um pouquinho dessa fase polêmica. Um ponto interessante é o vilão Chacal, que seria inédito nas telonas e a pegada mais de ficção científica da coisa também.



Sendo otimista, isso podia ser até uma ótima ideia e vou explicar porquê. Se já erraram nos quadrinhos, há a chance do roteirista do filme não cometer os mesmos erros, picotando o que essa aventura teve de melhor, não fazendo a maior bagunça. O próprio formato mais limitado de cerca de 2h de duração que os filmes costumam ter obriga isso. Uma estória clássica que pra mim ficou bem melhor no cinema do que no gibi foi "A Queda do Morcego", no último filme do Batman. E ela e a "Saga do Clone" tem um problema em comum: elas se alongaram demais. Já pensou se no cinema eles fazem uma versão mais resumida da estória, porém tão impactante quanto? Se tratando do cinema inevitavelmente ficaria mais popular que o gibi, podiam pensar em uma homenagem definitiva...






8.Demolidor e Rei do Crime


Quando Wilson Fisk, o Rei do Crime, foi introduzido nas HQs, o objetivo era que ele se tornasse o antagonista principal do escalador de paredes. Mas... a vida é engraçada e o mafioso acabou ficando famoso como nêmesis do Homem Sem Medo. De qualquer forma, o Rei mesmo assim continuou sendo um dos principais inimigos do Homem-Aranha, inclusive em algumas estórias bem recentes. E como já dito anteriormente, Spider interage bem com todos os heróis e o Demolidor não é exceção. Assim como mencionei com o Capitão América, há estórias muito boas que colocam o Homem-Aranha aliado ao defensor da Cozinha do Inferno. Aproveitando o nível de OPzice que tanto o Rei quanto o Demolidor estão demonstrando na nova série, é só uma questão de atitude pra que a química entre os três personagens seja trabalhada. Nos cinemas ou na Netflix mesmo, tanto faz.













9.Norman Osborn


Antigamente, na sua versão clássica sempre com a máscara feiosa, o Duende Verde era um vilão do Homem-Aranha. Ao menos eu nunca vi uma estória antiga em que Norman desse problemas pros X-Men, os Vingadores ou coisa do tipo. Mesmo assim, ele era um dos vilões mais perigosos do Homem-Aranha, mas sóóóóó do Homem-Aranha, como o do filme. Mas essa era UMA versão de Norman Osborn!


Depois da Saga do Clone, uma das muitas loucuras que rolaram foi revelar que Osborn estava vivo, o soro do Duende lhe fornecia um certo fator de cura bem forte. Mas aí ele não voltou como o velho Duende Verde... Ele voltou umas 10x mais foda! Se por um lado ele corria o risco de parecer descaracterizado, se tornando um tipo de "Lex Luthor da Marvel", por outro valeu a pena pois ele antagonizou grandes séries! Quanto ao ator nos filmes... ele foi vivido pelo competente Willem Dafoe, mas o cara agora já está muito velho, eu duvido que o pegassem de novo. Uma ideia é o Tommy Lee Jones... ele tá velho também, mas quando o Mike Deodato começou a desenha-lo nos Vingadores deixou o Osborn igualzinho ao ator do Homens de Preto. Tinha que ser BR, hu3 hu3 hu3

Ficaria igual a HQ, que nem o Nick Fury do Samuel L. Jackson

É, já tá muito velho. Bem... outra opção interessante podia ser o Bryan Cranston, mas enfim, vamos pra última parte.









10.H.A.M.M.E.R., Reinado Sombrio, O Cerco, etc, etc, etc...


Como eu estava dizendo, Norman Osborn mesmo já tendo aparecido nas telas, trás tantas possibilidades ao Cineverso Marvel quanto o Homem-Aranha. Se resolverem utilizar essa última versão dele, a Marvel do cinema teria tranquilamente um novo melhor vilão, ainda mais da forma que eles tem errado na fórmula com os antagonistas dos seus últimos filmes. Após seu retorno, Osborn tira Tony Stark da chefia da S.H.I.E.L.D., toma esse cargo pra si próprio, cria uma organização de super vilões com influência mundial, lidera sua própria versão (de vilões) dos Vingadores usando a armadura do Patriota de Ferro (Homem de Ferro 3), causa problemas pra todo mundo e manda até invadirem Asgard no arco "O Cerco". Veja só quantas fronteiras seriam quebradas.



A-Um vilão que realmente expressaria ameaça, carisma e loucura ao público.
B-A possibilidade de fazerem um filme realmente bom focado em um vilão, o que já falharam com a Mulher-Gato e quase todas as propostas que vem não são tão animadoras. Com os Thunderbolts ou Vingadores Sombrios já haveria uma base bem mais forte e promissora para adaptação.
C-A vaga pra um vilão influente e manipulador desse tipo nos filmes está aberta.
D-A série "O Cerco" poderia dar uma mexidinha nos filmes do Thor que eles bem que merecem.





Menção honrosa, ao infinito e além

Há versões alternativas do Homem-Aranha que fazem bastante sucesso. Se o personagem durar tanto no Cinema quanto o Homem de Ferro tem durado, quem sabe elas apareçam, ou sejam no mínimo homenageadas de alguma forma?

Spider-Gwen, de uma realidade onde Gwen Stacy tem super-poderes e deve viver com o peso de ter deixado Peter Parker morrer.


Homem-Aranha 2099, não conheço muito, mas se passa em um futuro distópico e todo punk.


Miles Morales. Se colocarem o ator que fez o Chris... Foda-se a origem. O Chris Rock vai ter virado o Homem-Aranha e é isso aí.


May Parker, filha do Peter Parker com a Mary Jane. Não costumo ser fã dessas sub sub sub versões femininas futuristas paralelas, mas curti essa personagem desde a primeira vez que a vi e a leitura também não decepcionou.


E você? Está ansioso? O que gostaria que fosse trabalhado agora que o Homem-Aranha compartilha do Cineverso Marvel?

Comenta aí, vai, comenta!

Postar um comentário

0 Comentários