Minha trilogia do Homem de Ferro (2º filme)

 




Confiram também:

Minha trilogia do Homem de Ferro (1º filme): https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2025/11/minha-trilogia-do-homem-de-ferro-parte-1.html

 

HOMEM DE FERRO – A GUERRA DAS ARMADURAS



Prólogo

A abertura do filme começaria numa base americana localizada próxima região da Ásia onde os militares estariam realizando teste de um aparelho da Roxxon para extração de petróleo e recursos naturais. Tudo parece estar ocorrendo bem quando, de repente o aparelho é interrompido, causando estranhamento nos cientistas. Depois eles começam a perder contato com os guardas, que são nocauteados, um a um.



Quando os militares percebem que tem algo estranho, é tarde demais e a base é invadida por um grupo de ninjas. 



Os generais e o empresário tentam fugir de jipe porém são surpreendidos, no meio do caminho, por um estranho, usando uma armadura escura, com detalhes dourados. Em suas mãos, ele tem um anel em cada dedo, cada um com uma joia de cor distinta.


 

Erguendo sua mão esquerda, o invasor faz o jipe virar de ponta cabeça, com o empresário caindo para fora do veículo. Um soldado consegue sair rastejando do veículo e tenta disparar contra o inimigo, mas suas balas nem encostam em sua armadura. Em resposta o invasor disparar um raio, desintegrando o soldado. Em seguida ele anda até o empresário caído no chão. Mesmo apavorado, o homem chama o invasor de terrorista e diz que o governo americano não ignoraria um crime como esse.

Com um gesto de sua mão (contendo um anel em cada dedo), a figura destrói o aparelho da Roxon. Ele expressa satisfação do mundo moderno dar atenção ao chamado deles, e agora, nos próximos dias, eles ouvirão suas palavras.



Ato 1

Ao som de música da Black Sabbath, o filme transcende para uma cena mostrando o Homem de Ferro usando o Extremis para acessar as redes de comunicação quando ele capta o pedido de socorro de um ônibus espacial, que estava caindo na atmosfera da Terra.

Enquanto segue rumo as coordenadas da nave, Tony usa seu controle sobre outras armaduras para resolver outras emergências no caminho, mostrando como seu controle aparentemente o tornou um herói mais pro-ativo.



Quando está tem o ônibus espacial a vista, Tony entra em contato com a base de lançamento, assumindo responsabilidade de impedir a queda do veículo. No entanto, enquanto os cientista aprovam ajuda do herói, Justin Hammer, rival de Tony Stark, protesta, enviando Homem Titânio (que nessa versão seria um robô) para salvar o veículo.





Percebendo que, pela alta velocidade e força o Homem Titânio iria acaba destruindo o ônibus espacial, Homem de Ferro pede para Hammer desative o androide. Quando suas palavras são ignoradas, Tony destrói o robô e ajuda a nave a pousar em segurança com o auxílio de seus drones.

Enquanto as notícias falam dos atos heroicos do Homem de Ferro e o incidente base militar (com os invasores sendo identificados pela mídia, como um grupo terrorista “Os 10 anéis” e seu líder “O Mandarin), Tony Stark comparece a StarkExpo, um evento onde ele anuncia o novo projeto das empresas Stark e a Controle de Danos, para reconstruir cidades danificadas por guerras e desastres naturais.



Falando com convidados ele acaba se encontrando com Justin Hammer, que expressa sutilmente sua frustração pelo rival ter conseguido um contrato com a Controle de Danos, questionando se a empresa fez a escolha certa ao confiar num homem que criou uma armadura poderosa e a cedeu a um guarda costas irresponsável. Tony defende o Homem de Ferro, dizendo que ele é um “funcionário dedicado e tem sua confiança”. O contra-argumento de Hammer é que ser associado a Tony não torna o Homem de Ferro acima da lei, e que ele é um vigilante vestindo uma arma sem autorização do governo. Tony Stark prossegue a ignorar as críticas de Hammer, dizendo que o Homem de Ferro provou ser um herói eficaz e suas ações serão o primeiro passo para a iniciativa das empresas Stark em criar um futuro melhor para a humanidade.

A conversa dos dois é interrompida por um homem elegante chamado Xu Wenwu, cujo conhecimento em ciência e tecnologia surpreende Tony, que aprende que Wenwu é um rico meio recluso e dono de um spa numa região da China, conhecida como Vale dos Espíritos.



Sem que Tony saiba, enquanto ele está ocupado na Stark Expo, sua fábrica é invadida por uma figura vestida branco, que passa pela segurança e acessa o computador de Tony, enviando uns arquivos para uma outra conta.



Nos dias seguintes, Tony continua seu projeto com a Controle de Danos, enquanto usa seu controle sobre as armaduras para resolver problemas no mundo, o que preocupa Bethany, achando que ele está lidando com muita coisa e seria melhor descansar um pouco. Antes que possa concordar com a ruiva, Tony capta um alarme de uma base militar, que está sendo atacada também pelos 10 Anéis.

Vestindo sua armadura, o Homem de Ferro chega no local e confronta os sabotares. Nisso ocorre o primeiro encontro dele com o Mandarin, que surpreende Tony quando o herói tenta disparar uma rajada repulsora, apenas para a energia dele ficar paralisada na palma da mão do Mandarin. 



Antes que possa atacar de novo, o Homem de Ferro é confrontado por um dos capangas do terrorista, O Derretedor. 



Apesar de estar armado com luvas que disparam rajada capaz de danificar a armadura do herói, Tony consegue derrotar seu oponente. No entanto, quando observa o traje do Derretedor, ele percebe algo familiar na tecnologia. 

Levando os aparelhos para seu laboratório, Tony faz umas comparações e, num momento chocante, descobre que as armas do Derretedor foram baseados em sua tecnologia. O medo de Tony se comprova após ver uma de suas câmeras o ladrão de branco mexendo em seus arquivos. Saber que sua invenção foi roubada faz Tony ter um surto de raiva até Rhodes e Bethany acalma-lo.



 

Ato 2

Pouco tempo depois, Tony descobre a identidade do ladrão, Ava Starr, também conhecida como Fantasma, uma mercenária com uma tecnologia que lhe permite ficar invisível e intangível. Ao encontra-la, Tony interroga a Fantasma, que revela ter enviado os planos das armaduras de Tony para Justin Hammer.



Enquanto Bethany e Clay tentam investigam uns suspeito de fazerem parte dos 10 Áneis, Tony, chama seus advogados, para tenta processar as empresas Hammer e cobra a devolução de sua tecnologia. No entanto, já que ele nunca a patenteou, não dava para provar que ela tinha sido roubada, o que deixa Tony ainda mais frustrado.



Sob tanta ansiedade, Tony aceita um convite de Xu Wenwu para visitar seu spa, no Vale dos Espíritos. 



Embora o lugar seja bem exótico e tenha uma tecnologia bem avançada, seu luxo mal consegue fazer Tony esquecer de seus problemas.  Durante sua visita, Tony se encontraria com Wenwu numa ala de museu, contendo relíquias da região que, de acordo com Wenwu, ele conseguiu preservar quando o governo tentou se apossar da região para explorar seus recursos. Mais uma vez, Tony e Wenwu se conectam pelo fato de serem homens com uma paixão por invenções, com Tony valorizando novas descobertas, enquanto Wenwu é um conhecedor das invenções do passado, tendo uma postura crítica quanto a forma como delas foram distorcidas e usadas da forma errada pelo homem no decorrer dos tempos.



A conversa de Wenwu acaba tendo um impacto em Tony, que, ao voltar para casa, decide não mais esperar pela lei para recuperar sua tecnologia. Ele vai resolver esse problema pessoalmente.

Com a ajuda de Abe Zimmer, Tony consegue invadir os sistemas das industrias Hammer e faz uma lista em todos suspeitos de terem comprado sua tecnologia. Depois disso o filme teria uma montagem de cenas onde o Homem de Ferro ataca criminosos, usando armaduras e tecnologia, e desativa o armamento deles com o Extremis (tipo o "bloqueio de dobra" do Aang de Avatar).





Nessa montagem teríamos cameos de vilões como o Besouro, Metalóide e Nevasca.





Porém, as ações imprudentes do Homem de Ferro são notadas pelo público, fazendo as empresas Stark se tornarem alvos de várias críticas e processos, mas Tony não presta atenção, dizendo estar ocupado demais com coisas mais importantes .



Essa obsessão do Tony acaba tendo um efeito em sua relação com Rhodes, que, a princípio, tenta ajudar seu amigo a capturar esses criminosos que estão usando sua tecnologia para o mal. 



No entanto a paciência vai se perdendo conforme Tony toma decisões bem questionáveis, com o auge sendo quando Rhodes ajudou Tony a invadir a Gruta, pensando que ele iria desativar as armas de uns criminosos, apenas para descobrir que Tony estava buscando desativar as armaduras dos Guardiões, os guardas da prisão, o que quase provocou uma fuga em massa.



Quando questionado, Tony diz que precisava desativar as armaduras dos Guardiões pelo risco da tecnologia caírem nas mãos de pessoas como Hammer., mas Rhodes não deixa essa passar. Não deixando seu amigo desviar o assunto,  Rhodes aponta como essa "caçada a armaduras" tem deixado Tony prejudicado e desconectado da realidade a sua volta, trazendo a possibilidade dessa atitude ser um surto psicológico. 

Como Rhodes explica, ser o Homem de Ferro representa para Tony um escapismo para Tony de seus problemas, uma identidade que permitia Tony se ver um homem heroico e nobre, ao invés desse riquinho antipático que ele era, o que torna o fato de ter tido sua tecnologia roubada foi um choque de realidade, de que o que ele criou para se redimir se tornou mais uma arma responsável pela morte de vários inocentes. Todos esses problemas em sua vida são uma forma do Tony de se auto-castigar, ou melhor punir seu alter ego, Homem de Ferro, por não ter atendido as essas expectativas

Rhodes diz para Tony parar de se punir, assegurando que eles vão recuperar sua tecnologia roubada e que só precisa confiar nele. Quando seu amigo deixa a oficina, Tony olha para seu capacete e, frustrado, joga para longe, para depois cair sentado no chão, com as mãos na cabeça. Ele sabe que  Rhodes tem razão e, mesmo assim, ele não consegue ignorar a culpa dentro de si e o medo do que poderá acontecer se ele não fizer nada quanto a esses indivíduos com sua tecnologia.



Não suportando tanta confusão e querendo esquecer esses problemas, Tony  acaba tendo um relapso e cede ao seu alcoolismo, delirandando que Rhodes está errado, que o Homem de Ferro e  o Tony Stark é o problema, decidindo a ser o Homem de Ferro para sempre e se dedicar a sua caçada. 



Não demora para essa decisão ter graves consequências quando Tony vai saindo, sozinho, até a Rússia, para desativar a armadura do inventor russo, Anton Vanko, o Dínamo Escarlate. Por estar bêbado, desorientado, a briga acaba saindo do controle, com Homem de Ferro, acidentalmente matando Vanko, um ato que provoca um incidente internacional.






Embora Tony consiga voltar para os Estados Unidos, Rhodes o confronta em sua casa. Após uma briga intensa, o soldado consegue fazer Tony recuperar a razão, mas o estrafo já estava feito, Rhodes entrega sua armadura de Máquina de Guerra, cortando de vez seus laços com Tony.



Tendo brigado seu melhor amigo e com todos os problemas em sua empresa e o governo ameaçando fechar as empresas Stark se ele não entregar o Homem de Ferro, Tony marca uma conferência com impressa, onde ele “demite o Homem de Ferro”, declarando que ele é um criminoso e um fugitivo da justiça.





Com Homem de Ferro sendo visto como uma ameaça, Justin Hammer oferece ao governo uma solução para neutralizar o vingador renegado: Detroit Steel, um soldado com uma armadura com grande poder de fogo.   O governo aceita o plano de Hammer, não sabendo que rival de Stark está secretamente trabalhando com o Mandarim para eliminar o Homem de Ferro e as indústrias Stark.



Enquanto isso, Bethany e Clay conseguiram se infiltrar nas fileiras dos 10 Anéis, descobrindo que maioria de seus membros são pessoas desempregadas (muitos perderam seus empregos para maquinas), jovens delinquentes ou indivíduos que sem sente negligenciados pelas grandes empresas, o que os tornou vítimas do Mandarin e seu culto.

Durante essa sub-trama, seria revelado um pouco mais do passado de Clay como um criminoso até que ele foi pego pelo Homem de Ferro. Ao invés de prendê-lo, Stark, ao saber dos problemas financeiros de Clay, contratou um advogado para pagar sua fiança e depois lhe deu um emprego. Foi por esse ato de compaixão que Clay virou um empregado fiel a Tony, tentando pagar pelo bilionário ter dado essa segunda chance para ele.



Ao conseguir acessar a base dos vilões, os dois entram na sala do Mandarin. Notando a tecnologia avançada, a que mais chama atenção é um estranho capacete, que transmite imagens holográficas. Quando são descobertos, os dois fogem com o capacete, para informar o que descobriram para o Tony.

 


Infelizmente, nesse tempo, o Homem de Ferro foi confrontar o Detroit Steel, vendo ele como o ultimo individuo a estar usando sua tecnologia. Embora o traje do soldado esteja recheado de armas e letais, o Homem de Ferro consegue derrota-lo muito rápido e sem problemas.



Mas, quando toca no Detroit Steel para desativar sua tecnologia, a armadura de Tony recebe um choque elétrico. A cabeça começa a doer, conforme seus sensores detectam que a armadura foi infectada por um vírus, que contamia toda a tecnologia Stark no mundo. 



Nessas hora, surge o Mandarim que assume o controle de todas as redes de transmissão, querendo que sua luta contra o Homem de Ferro seja visto por todos.

Com o vírus afetando as defesas de sua armadura e o Extremis, Tony leva uma surra do Mandarim, que, diante do herói caído realiza um discurso para as câmeras.

MANDARIN: Olhem para isso! Esse é o herói que vocês confiaram, agora um traidor. Esse outro é um desperdício de dinheiro que vocês forneceram as pessoas erradas. Todos parte de um sistema que prometeu “um futuro melhor para todos”. Apenas mais uma mentira para que invistam em seus projetos enquanto desperdiçam sua ciência em tecnologia para seus fins egoístas, brigas egoístas, ou substituir aqueles que os ajudaram por aqueles que podem ser comprados ou aparelhos que podem ser manipulados. Eu sei que é não é a primeira vez que isso é trazido. Aqueles no poder sempre enxergam um futuro onde apenas eles se beneficiam enquanto outros sofrem abandonados. O que eu e meus homens não é terrorismo, é uma respostas a essas injustiças, uma punição a esses empresários gananciosos e esses governos negligentes e, principalmente, um chamado para criarmos um futuro sem mais mentiras ou falsos heróis e reclamar a satisfação que essa elite nos custou.



Se desligando do Extremis, Tony tenta atacar o Mandarin, porém, o vilão simplesmente continua o discurso, ao mesmo tempo em que ele contra-ataca Tony, com seus golpes conseguindo não só danificar a armadura como ferir o corpo do herói. Tony tenta fugir, porém é encurralado pelo Mandarin.

Por sorte, Bethany e Clay chegam a tempo num helicóptero e salvam Tony. No entanto eles são pegos pelo Mandarim, que cria um magnetismo com o helicóptero.  No entanto, Tony acaba tendo uma ideia: Ativando os jatos de sua armadura ele a lança para fora do helicóptero, fazendo o Mandarin virar sua atenção nela, permitindo que eles conseguissem fugir. O vilão destrói a armadura em pedaços, o que faz todos acreditarem que o Homem de Ferro morreu.

 


 

Ato 3

Se recuperando em sua casa em Long Island, Tony é informado por Bethany sobre o que aconteceu. Tendo sido humilhado pelo Mandarim e ainda traumatizado por tudo que fez em sua “Guerra das Armaduras”, Tony declara que não irá mais criar armaduras ou se envolver em conflitos. Ele não mais acredita que ser Homem de Ferro foi uma decisão certa e não deseja recriar algo que poderá cair nas mãos de malfeitores.



Tony decide aproveitar que o mundo pensa que o Homem de Ferro morreu e dedicar seu tempo para tentar retomar os negócios das Empresas Stark e ajudar sua companhia a se recuperar depois de tanto problemas.

Ao mesmo tempo, no resto do mundo, várias empresas começam a ser alvo dos 10 anéis, que conseguiram mais seguidores e um senso de confiança com a derrota do Homem de Ferro. Até mesmo as corporações Hammer são alvo dos vilões, com Mandarim executando Justin Hammer para que sua empresa não interfira em seus planos.




Ao saber que os amigos de Tony roubaram o capacete contendo informações, o Mandarim ordena que seus homens destruam a fábrica das Empresas Stark. O ataque é grande e inesperado, resultando em muita destruição de propriedade e pessoas sendo feridas. Durante esse evento, Clay, tentando proteger Tony, foi atingido por uma explosão, morrendo nos braços de seu chefe e Bethany.




Inspirado pela lealdade de seu falecido amigo e as palavras encorajadoras de Bethany, Tony decide voltar a ação. Ele retorna a sua oficina, reativa JARVIS e começa a construir uma nova armadura.  


                   
                                           


Enquanto isso, Abe Zimmer e Jarvis conseguem hackear o capacete do Mandarim, descobrindo ser uma espécie de diário virtual, contendo imagens de outros mundos e designs de tecnologia, indicando que o Mandarim não é o “mago anti-tecnologia” que ele diz ser. Reconhecendo as letras e um mapa de uma região presente no diário, Tony deduz a identidade do Mandarim: Xu Wenwu.



Com sua nova armadura, o Homem de Ferro voa em direção ao Vale dos Espíritos, no caminho enviando uma mensagem para o mundo.

TONY STARK: Aqui é o Homem de Ferro!  Sim, eu estou bem vivo... e eu sei que isso apenas traz mais preocupação para todos. Nesses últimos dias, eu segui por uma cruzada pessoal com boas intenções, mas deixei meu medo e vergonha me virar contra a lei e as pessoas a quem jurei proteger... eu machuquei muita gente, criminosos, inocentes... e amigos. Eu sou culpado!  Sem desculpas ou negações!  Uma vez, alguém me falou que “Com grande poder, vem grande responsabilidade”. Para alguns isso parece uma lição simples, mas a realidade é outra. Quando coloco essa armadura, eu tenho mais poder que qualquer um esperou... e também mais responsabilidade que qualquer pode entender. Eu não pude suportar sabendo que pessoas estão feridas por minha causa, nem posso ignorar aqueles que estão feridos por minha falta de ação, mas, acima de tudo, eu não podia suportar arrastar outros para esse pesadelo que vivo todo dia. Por isso que esta noite eu irei fazer o que sempre fiz... o que sempre farei...carregarei esse fardo e irei protege-los... eu vou derrotar o Mandarin e os 10 Anéis... e salvarei a todos... não importa o custo. O que quer que aconteça depois, eu assumirei responsabilidade!



 

Chegando no seu destino, o Homem Ferro passaria pelas defesas do vilão, incluindo uns dragões  estátuas de guerreiros chineses, descobrindo que elas são apenas robôs e drones.


Chegando até uma arena, ele encontra Wenwu, pronto para enfrentar o vingador dourado numa revanche. Embora Tony esteja bem melhor e com uma nova armadura, ele acaba sendo atingido pelos anéis de Wenwu, que invoca uma força gravitacional sobre Tony, prendendo-o ao chão, imobilizando-o.



Confiante de sua vitória, o vilão remove o elmo do seu oponente, revelando já estar ciente da identidade secreta de Tony. Então o bilionário chama Wenwu de um mentiroso e hipócrita, visto que o vilão é líder de um movimento anarquista e anti-tecnologia, mas faz parte de elite e usa anéis que também são tecnológicos.



Wenwu explica que seu objetivo com os 10 Anéis nunca foi de criar um mundo sem tecnologia ou governos e membros da elite. Era tudo propaganda para ele atingir seu verdadeiro objetivo: Expandir sua influência e poder político pelo mundo.

Na verdade, o nome verdadeiro de Wenwu é Tem Borjigin, filho de uma das famílias mais ricas da Ásia até que perderam sua fortuna, fazendo com que ele tivesse que crescer na pobreza, e almejando a vida que lhe foi negada.



Enquanto vagava pela China, Wenwu acabou chegando a uma caverna no Vale dos Espíritos, onde ele encontrou uma nave que pertenceu a um Makluan (um alien com aparência de dragão). Passando dias estudando sua tecnologia, incluindo os 10 anéis, e usou para criar sua identidade de Mandarin, manipulando seguidores para espalhar caos, sabotando empresas e deixando países dependentes dele e de seus recursos.



Tony diz ter achado que ele Wenwu compartilhavam da mesma visão para um futuro melhor, mas Wenwu o corrige, expressando que vê Tony como seu "oponente supremo" completo oposto, o Yin para seu Yang. Enquanto um busca o futuro para a humanidade o outro busca resgatar seu passado glorioso. O desejo de um não pode existir com o de outro.

Mas se esse é o caso por que ele não matou Tony diretamente?

Conforme Wenwu, se ele tentasse eliminar Tony, ele estaria apenas criando um mártir, inspirando outros a seguirem seu caminho, conforme aconteceu na história da humanidade. Mas, ele também se lembrou de outro fato da história: Muitos que foram vistos como salvadores, como César e Napoleão acabaram tentando manter seu controle o que levou destruição de seus impérios. Nenhum deles era santo e suas ações tiveram consequências (citando o Cavaleiro das Trevas “Ou morre herói ou se vive o bastante para se tornar um vilão").

Se Tony era visto como um herói, então Wenwu tinha decidido trazer a tona sua imperfeição a público, roubando os planos das armaduras do Tony e provocando essa “guerra das armaduras”, deixando que Tony, em seu desespero para preservar seu legado, destruísse a imagem que muitos enxergavam dele, tornando fácil para o Mandarin atrair mais seguidores ao seu esquema.



Antes que o Mandarin possa mata-lo, ele é atingido por um raio repulsor. Vindo do céus, o Maquina de Combate (que tinha ouvido o discurso de Tony) chegou para ajudar seu amigo. 



Ele também revela ter transmitido a confissão de Wenwu, assim como provas de que ele tem usado os 10 Anéis para beneficiar seus próprios negócios, acabam com a imagem dele aos olhos de seus seguidores no mundo.

Se ver desmascarado e rejeitado leva Wenwu a surtar e ataca furiosamente Homem de Ferro e Maquina de Combate. Trabalhando juntos, a dupla consegue virar o resultado ao seu favor, com Tony descobrindo como fazer seus repulsores repelirem a energia dos anéis do Mandarin. Segurando as mãos de seu inimigo, Tony tenta pedir para Wenwu se render, do contrário a energia entre eles se tornará instável, mas o vilão se recusa, provocando uma explosão. 


Graças a sua armadura nova, Tony consegue sobreviver, porém Wenwu é mortalmente ferido e tem seus anéis destruídos. Tony lamenta a morte de Wenwu, dizendo que, apesar de serem incapazes de resgatar o passado que Wenwu tanto queria, eles poderiam ter trabalhado juntos para criar um futuro melhor. Em seu último suspiro, Wenwu diz que Tony ainda possui uma visão ingênua, que pessoas não esquecem do passado, algo que ele verá quando responder por todas ações que realizou nessa "Guerra das Armaduras". o Mandarin morre, deixando Tony pensando no quanto essa batalha lhe custou.


Nos dias seguintes, o mundo começa a se recuperar após os danos provocados pelos ataques dos 10 Anéis. Por ter exposto o Mandarin e acabado com sua organização, o Homem de Ferro recebeu um perdão presidencial. No entanto o público continua dividido quanto ao herói e o governo já estão discutindo o que fazer caso o guarda-costas de Stark se vire contra eles de novo.

Chegando ao prédio das novas empresas Stark (agora sendo reconstruído sob o nome de "Soluções Stark"), Rhodes se reencontra com Bethany e seus amigos, com alguns tendo sido reencontrados enquanto outros decidiram seguir novos caminhos. Convencido pela ruiva, Rhodes se aproxima de Tony, no seu escritório. Após um silêncio awkward, Rhodes diz que veio apenas recolher umas coisas que deixou. Tony ajuda Rhodes a coleta-las, incluindo uma garrafa que eles dividiram na primeira vez que se conheceram, quando Rhodey salvou o Tony em uma expedição no exterior.



Os dois terminam de juntar as coisas de Rhodes, levando a um diálogo.

JAMES RHODES: Ainda acha que valeu a pena?

TONY STARK: Não era o que eu queria. Era necessário para manter as pessoas a salvo!

JAMES RHODES: Incluindo as mentiras, brigas e todo o resto?

TONY STARK: Era isso ou um número maior de inocentes por aqueles com minha tecnologia. Não dava para dizer o tamanho de estrago que podem se fazer com tanto poder.

JAMES RHODES: E mesmo sabendo disso, você foi tão arrogante em querer se martirizar que não considerou como proteger o mundo de si mesmo, Tony?

TONY STARK: Na verdade, eu já pensei!

Tony entrega para Jim sua armadura de Máquina de Combate, em formato de maleta como a dele.



TONY STARK: Levou um tempinho, mas deu para fazer umas modificações.

JAMES RHODES: Lamento ter desperdiçado seu tempo. Tinha deixado claro que não vou mudar de ideia. Depois de tudo isso... eu...

TONY STARK: Eu sei Rhodey... também não sei o que dizer nem pretendo fazê-lo mudar de ideia. Mas, se por caso, algum dia essa situação se repita... se eu perder o controle, então quero alguém que possa confiar para proteger o mundo... mesmo de mim.

Embora hesitante no início, Rhodes aceita o presente de Tony e deixa as empresas Stark no seu carro, rumo ao pôr do sol.



O filme termina com imagem de Tony voltando para o prédio das Soluções Stark.

 


Continua....