TOP 10 - MELHORES VILÕES DA MULHER MARAVILHA

 


TOP 10 MELHORES VILÕES DA MULHER MARAVILHA

Enquanto alguns heróis possuem galerias de vilões icônicas, como Batman e Homem Aranha, outros possuem vilões bem subestimados e não muito bem explorados em histórias e adaptações. Um desses casos infelizmente envolve a heroína mais icônica da cultura pop, a Mulher Maravilha. Como a DC dá muito pouco destaque para a Princesa das Amazonas comparado aos outros medalhões da editora ( Superman e Batman), o público acaba obtendo muito pouco conhecimento da personagem, suas histórias e seu elenco de apoio, principalmente seus inimigos (os únicos que maior parte das pessoas conhece são Ares e Mulher Leopardo).

Embora  os vilões da Diana não cheguem ao mesmo nível que os inimigos do Batman e do Homem Aranha, ao ler as HQs da guerreira amazona, tão longe de serem antagonistas esquecíveis. Na realidade a galeria de vilões é bem diversificada, sendo composta por uma variedade de oponentes, desde super vilões a criaturas e deuses mitológicos.



Mas quais vilões são os melhores? Quais trouxeram desafios marcantes que a Mulher Maravilha teve que superar em suas histórias?

Para responder isso, em minha opinião, eis o meu top 10 melhores vilões da Mulher Maravilha

10) DOUTORA VENENO (PRINCESA MARU)



Apropriadamente, começamos a lista com a primeira inimiga da Diana em suas histórias, a Doutora Veneno. Tendo sido introduzida em Sensation Comic nº2, ela era uma cientista nazista que tentou envenenar o exército americano com uma formula que fazia os soldados agirem contra as ordens de seus superiores. Felizmente, Mulher Maravilha e Steve Trevor impediram seus planos e conseguiram desmascara-la.

Além conceito da doutora ser uma mulher disfarçando-se de homem ser interessante, o fato dela ter sido uma das primeiras inimigas da Diana contribui, de certa forma, para o desenvolvimento da Diana, com ela aprendendo que, assim como existem homens capazes de serem bons e gentis como o Steve, existem mulheres capazes de cometer maldade com outros.

9) GIGANTA



Uma das antagonistas capazes de rivalizar com a Diana na força física. Sendo esse o universo DC, Giganta possui várias versões diferentes de sua origem, porém a ideia por trás da personagem é a mesma: Uma vilã que possui o poder de aumentar de tamanho, tornando-a forte o bastante para lutar contra a princesa amazona.

Apesar de ser cabeça quente, Giganta já tentou se redimir em certas histórias, tendo tido inclusive um relacionamento com Ryan Choi, o herói Átomo.

8) VERONICA CALE



Se o Superman tem o Lex Luthor, a Mulher Maravilha tem a Veronica Cale. Tal como o arqui inimigo do Homem de Aço, essa empresária corrupta odeia a Mulher Maravilha por motivo que variam dependo da versão (algumas vezes é por inveja e em outras é por sua filha ter tido sua alma roubada por deuses, que a forçaram a ajuda-los a eliminar a amazona). Mesmo não sendo capaz de enfrentar Diana num conflito direto, Veronica continua sendo uma vilã astuta e manipuladora, tendo se aliado a vários outros vilões para atingir a heroína.

7) MULHER LEOPARDO (PRISCILLA RICH)



Difícil fazer esse top de vilões sem citar a Mulher Leopardo, uma das vilãs mais recorrentes nas histórias da Mulher Maravilha, seja HQs ou adaptações. Porém a personagem que me refiro nessa lista não é a Barbara Ann Minerva, a versão moderna e mais conhecida da vilã, mas sim a Priscilla Rich, a primeira mulher a adotar o manto da Mulher Leopardo.

Em sua primeira aparição, Priscilla foi apresentada como uma mulher que sofria de dupla personalidade, com seu lado maligno se manifestando após ela ter conhecido a Mulher Maravilha, desenvolvendo uma inveja pela amazona por sua beleza e habilidades. Esse detalhe torna a Mulher Leopardo uma figura trágica e, simultaneamente, uma perfeita antítese a Mulher Maravilha, com sua personalidade maligna criando o contraste entre as duas (enquanto uma é gentil e humilde, a outra é invejosa e egoísta).

6) CISNE PRATEADA (VALERIE BEUDRY)



Outra antagonista da Mulher Maravilha que teve seu manto assumido por várias personagens é a Cisne Prateada, uma vilã alada capaz de emitir um grito sônico. Entre as várias mulheres que usaram seu nome, a mais interessante foi Valerie Beudry. Devido aos seus pais terem sido expostos a radiação de testes nucleares, Valerie nasceu como uma criança deformada, com um poder adormecido dentro dela. Se aproveitando de seu desejo por companhia, o Henry Cobb Armbruster, a seduziu e convenceu a ser cobaia no “projeto: SILVER SWAN”, um experimento que alterou sua aparência despertou seu poder sônico. A partir daí, Armbruster transformou Valerie em sua arma, com ela auxiliando-o em suas operações ilegais. A relação dos dois era bem tóxica, com Armbruster abusando tanto fisicamente quanto emocionalmente de Valerie, que se culpava pelo seus erros e tentava justificar o comportamento agressivo do corrupto. Foi graças aos esforços da Mulher Maravilha e sua amiga Maxine Sterenbuch, que Valerie aceitou a verdade por trás de Armbruster e se voltou contra seu agressor. Seu arco é um exemplo de como as histórias da Mulher Maravilha conseguiam abordar temas bem sombrios da realidade.

5) DOUTOR PSYCHO



Se a Mulher Maravilha representa feminismo e empoderamento feminino o Doutor Psycho é o oposto, a personificação de machismo. Como escrito em seu nome, ele é um psicopata com um ódio por mulheres, após ele ter sido traído por sua noiva. Tendo habilidades mentais, incluindo controle mental e projetar ilusões, Psycho é o “Mysterio” da Mulher Maravilha, sempre colocando a heroína e seus amigos em situações assustadoras, que os faziam questionar a própria sanidade.

4) ARES



Como as amazonas foram criadas pelas deusas para garantir a paz no mundo e acalmar a ira do coração dos homens, é natural que o maior inimigos delas, e consequentemente da Diana, seja o deus grego da guerra, e seu desejo de espalhar violência no coração das pessoas e se alimentar da energia gerada pelo conflito.  Apesar de ter os poderes de um deus, Ares raras vezes tem conflito direto com Diana, optando por manipular outros indivíduos para realizar seus planos.

No entanto, a maior ironia na rivalidade de Diana e Ares é como foram as ações do próprio Deus na Guerra nos humanos que levou Diana a vir para o Mundo dos Homens. Na fase do Perez, ele até tenta manipular o Steve Trevor a bombardear a ilha de Themysciria, apenas para falhar, com Steve sendo salvo por Diana e as amazonas ficando cientes de suas atividades. Como toda tragédia grega, Ares criou o caminho para encontrar aquela que levaria a sua queda.

 

3)  MEDUSA



Com certeza um dos monstros mais reconhecidos da mitologia grega. A lendária Medusa foi antes uma bela mulher que, ao enfurecer Atena, foi castigada pela deusa e transformada num monstro com cabelos de serpentes e o poder de transformar em pedras todos que a olhavam. A criatura tinha sido decapitada pelo herói Perseu, porém, com ajuda de suas irmãs górgonas e da feiticeira Circe (falarei dela mais a frente), Medusa reviveu nos tempos modernos e jurou se vingar de Atena matando a Mulher Maravilha (visto que as amazonas são seguidoras da deusa da sabedoria). Nessa busca, a vilã petrificou um dos filhos de um dos assessores de Diana, enfurecendo a princesa amazona. As duas então travaram um duelo que terminou com a amazona tendo que se cegar para poder vencer a Medusa. Foi uma das batalhas mais duras que a Diana travou em suas histórias.

2) ALKYONE



Um dos momentos mais importantes na história da Mulher Maravilha foi seu nascimento, com sua mãe Hipólita criando uma estátua de barro, os deuses dão vida e parte de seus poderes a ela e as amazonas aceitam a criança como sua princesa. Porém, nem todas as amazonas aceitaram esse evento, como foi o caso de Alkyone, lider do Ciclo, a guarda pessoal da Hipólita. Julgando a ideia de uma criança amazona traria loucura e destruição para todas, Alkyone e suas aliadas tentaram matar Diana, ainda bebê, mas foram impedidas por Hipólita e presas por traição. Mas, durante um período em que Themysicira, foi atacada por nazistas, as amazonas renegadas conseguiram escapar. Sabendo que sua rainha estava enfrentando os invasores sozinha, Alkyone e suas seguidoras decidiram proteger sua rainha...capturando-a e a usando como isca para atrair Diana, a quem Alkyone se refere como “O Dragão”. Essa relação complicada entre Alkyone e Hipólita que torna a vilã bem complexa e relacionável. Ela é uma guerreira dedicada ao seu dever e ama sua rainha e irmãs, porém esses aspectos foram corrompidos por causas dos anos de isolamentos das amazonas com o resto do mundo, com Aklyone e o Ciclo se recusando a aceitar mudanças.

1) CIRCE



Era natural que cedo ou tarde a Circe apareceria na lista, sendo uma das vilãs principais das histórias da Mulher Maravilha. Ela é uma feiticeira maligna e obcecada por poder, tendo um ódio pela Mulher Maravilha devido a uma profecia que indica que a princesa amazona possui o fragmento da alma de Hecate, a deusa grega da Magia, e que a heroína está destinada a matá-la e roubar seu poder. Apesar de suas motivações serem bem simples, Circe tem uma presença ameaçadora e um carisma que a torna o tipo de vilã que “o público adora odiar”, além de ter sido responsável por vários eventos nas histórias da Mulher Maravilha.



Então é isso! Quais são os melhores vilões da Mulher Maravilha? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários