SUPERMAN OS ANOS SECRETOS – QUANDO O SUPERBOY VIROU SUPERMAN

 


SUPERMAN OS ANOS SECRETOS – QUANDO O SUPERBOY VIROU SUPERMAN

A origem do Superman é um das histórias mais conhecidas de toda cultura pop. Mesmo quem nunca leu uma hq na vida sabe que o Superman é  um bebê do planeta Krypton, tendo sido enviado a Terra, após destruição de seu mundo natal, e foi criado por um casal do Kansas. Após descobrir suas habilidades sobre-humanas, passou a usa-las para proteger os inocentes e ser um herói.



Tal como muitas HQs e obras literárias, existem várias versões diferentes da origem do Superman, todas tendo aspectos semelhantes que as tornam reconhecíveis, mas também uns diferentes, que as tornam únicas. 



Uma dessas diferenças se encontra na vida do Clark Kent em Smallville. Enquanto algumas das versões estabelecem que o Clark só veio a ganhar seus poderes no fim da adolescência e virou Superman quando se mudou para Metrópolis, outras como a Era de Prata, ele adquire suas habilidades um pouco antes e já adota uma identidade heroica de Superboy, tendo aventuras em sua cidade natal ao lado de personagens como Krypto, o Supercão e a Legião dos Super Heróis.



Visto que essas histórias ocorriam no passado do Superman, estava bem claro que Clark eventualmente deixaria Smallville e adotaria o nome do homem de aço que todo mundo conhece. Mas como aconteceu essa mudança? O que influenciou o Clark a mudar seu alter-ego heroico? Teria sido uma forma de seu nome condizer com sua idade?

De acordo com a minissérie “Superman Os Anos Secretos”, a decisão foi parte de uma história bem emocional, onde Clark passou por uma experiência que marcou sua vida e definiu sua evolução de um jovem inocente para herói que ele é na atualidade.



TRAMA

Escrita por Bob Rozaskis e desenhada por Curt Swan em 1985, “Superman Os Anos Secretos” é uma minissérie de 4 edições se passa quando Clark vai para a faculdade em Metrópolis, tentando continuar a lutar contra o crime como Superboy enquanto se acostuma a nova cidade desenvolve amizade com novos colegas, como o nerd Billy Cramer.



Infelizmente, tragédia acaba atingindo a vida do jovem Superboy: Enquanto estava ocupado lidando com uma emergência, Billy acaba sendo morto num incêndio, tentando salvar um civil. Esse incidente, combinado com outras perdas que Clark sofreu, fazem ele ficar bem inseguro quanto ao seu futuro como um herói, questionando seu valor como herói diante essas situações que ele não conseguiu resolver, mesmo com seus poderes.



Para piorar coisas Lex Luthor, tendo escapado da prisão, inicia um novo plano para eliminar o seu inimigo. Diante a volta de seu rival de Smallville, Clark tem que encarar sua insegurança e confrontar Luthor numa batalha que marcará o início de um novo futuro para os dois adversários.





O DRAMA RELACIONÁVEL DO SUPERBOY

Embora seja um dos heróis mais populares da cultura pop, Superman é um dos que mais sofre críticas de pessoas que acusam o personagem de ser “perfeito e poderoso demais” e não ser “relacionável”. Esse argumento apenas demonstra como essas pessoas analisam o personagem com base no Superman mas não homem por trás dele: Clark Kent.



Como o homem de aço, ele é um herói forte, poderoso, que enfrenta vários vilões e salva o mundo, mas, como Clark Kent, ele tem uma vida bem normal: Ele foi para escola como qualquer um, fez amigos, teve relacionamentos, conseguiu um emprego como repórter, etc....




Esse é o ângulo que Anos Secretos busca explorar. Claro que tem vários momentos do Superboy em ação e salvando pessoas de perigos, mas maioria da história mostra a vida do Clark como um universitário, com ele encontrando novos amigos, lidando com novos rivais e até mesmo desenvolvendo uma relação com a jovem sereia Lori Lemaris. A vida dele como Clark Kent é tão importante para história quanto sua vida como Superboy. É o aspecto que torna o herói tão humanizado.






Entre as várias experiências que o Clark passa nessa história, a que melhor representa a humanidade do herói é ele lidando com um problema que não pode resolver, nem mesmo com seus poderes: Mudanças

PERDAS & MUDANÇAS DA VIDA

Quando se cresce, vida pode ser um mar de incerteza e experiências caóticas, inesperadas, ou até assustadoras para muitos pessoas. As coisas nem sempre saem totalmente como a gente espera e seus resultados podem afetar nossa perspectiva quanto ao futuro e decisões que tomaremos.



O Clark Kent nessa história está passando por esse tipo de situação, tendo se mudado para Metrópolis logo após a morte de seus pais devido a velhice, algo que Clark não conseguiu evitar. Para piorar coisas, seus amigos como a Lana e o Pete Ross se mudaram e seguiram seus próprios caminhos, fazendo Clark se sentir mais isolado.



Durante o desenvolvimento da história, Clark tenta recomeçar sua vida em Metrópolis, mas sua tentativa resulta nele se deparando com novos problemas: Seu colega de quarto Ducky Ginsberg, ao dirigir bêbado sofre um acidente e fica paraplégico, Pete Ross acaba tendo uma discussão com Billy com Clark ficando dividido entre seu velho e novo amigo, e Lori acaba rejeitando o pedido de casamento de Clark.





A falha de Clark em salvar  Billy (ainda mais depois dele ter tido um argumento com o rapaz) foi a gota'd água que abalou a confiança de Clark, fazendo mais uma vez se sentir incapaz de salvar a vida alguém com quem ele se importa.  Sua identidade heróica que o fazia  ser confiante não mais consegue proteger Clark de seus medos e inseguranças.



Consequentemente, isso leva a Clark a ter pesadelos durante, todos refletindo a culpa que Clark carrega por não ter conseguido ajudar essas pessoas e conflito que ele está tendo dentro de si.



É graças a memória que tem de Billy, que Clark consegue confrontar essas inseguranças, finalmente reconhecendo suas limitações e perdas mas também o lado positivo de suas ações, encontrando a força de vontade para continuar a se dedicar a proteger as pessoas não importa as dificuldades. Ter perdido Billy pode ter abalado Clark, mas foi a relação dos dois, as memórias que Clark teve, que ele foi capaz de encarar esses dilemas com uma nova confiança.



Já tiveram várias histórias e adaptações que exploram Superman lidando com o fato dele não poder salvar a todos. A morte do Jonathan Kent sendo o maior exemplo. Porém " Os Anos Secretos" consegue usar esses eventos trágicos para criar um arco consistente e bem construído do Clark, mostrando esse herói otimista reconhecendo a dificuldade da vida de um herói mas encontrando um novo propósito para continuar a se levantar diante desses problemas.

E com esse “renascimento” do último filho de Krypton vem uma nova identidade...

O QUE “HOMEM” DE "SUPER HOMEM" SIGNIFICA?



Se eu pergunta-se o que significa ser um homem, qual seria a respostas de vocês?

Alguns talvez digam que significa ser alguém com mais de 18 anos (idade em que o indivíduo é reconhecido como adulto), enquanto outros, provavelmente, se baseariam nessa visão tóxica de masculinidade, de que ser homem significa ser forte e agressivo. Pra mim, ser um homem está relacionado com maturidade. Esse conceito pode ser definido por uma frase que escutei um tempo atrás.

“Maturidade não tem a ver com idade e sim com a habilidade de aceitar responsabilidade”

Isso pode ser identificado em super heróis, indivíduos que adquirem habilidades extraordinárias mas usam de forma humilde e altruísta, buscando ajudar aqueles que necessitam e melhorar o mundo, aceitando as responsabilidades que vem com esses poderes que receberam.  Apropriadamente, os heróis que melhor representam essa ideologia são Homem Aranha e Superman (Super HOMEM), personagens conhecidos por sua dedicação e forte senso de justiça e código moral. O uso da palavra “homem” em seus nomes pode ser visto não só como uma simples definição de quem são eles em relação ao gênero, mas sim uma forma de declaração deles aceitando a responsabilidades que agora possuem com suas novas identidades.



Por isso, quando Superboy finalmente confronta Lex Luthor nessa história e adota o nome “Superman”, não representa só ele passando a ter o nome que todos conhecem, mas sim ele oficialmente decidindo encarar as dificuldades do mundo, deixando de lado o alter-ego que representou a inocência de sua infância (Superboy) e abraçando a identidade que simboliza seu propósito e confiança que ele encontrou para seguir em frente, direção ao seu futuro (Superman).



É bem apropriado que ele tem seu desenvolvimento num confronto com o Lex Luthor, visto que o vilão age como um contraste ao Clark, escolhendo por continuar nesse caminho que o tornou um criminoso, buscando se vingar do Superboy ao invés de aprender com seus erros e usa sua inteligência para também encontrar seu verdadeiro potencial e ajudar o mundo. Isso torna os dois perfeitos contraste e cria uma grande rivalidade.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar dessa fase adolescente do Superman ter sido apagada nos futuros reboots da DC (exceto na fase do Geoff Johns), histórias como “Os Anos Secretos” contribuem para mostrar o potencial oculto desse período. Claro que a história possui uns elementos meio datados e surreais da Era de Prata/Bronze, mas isso balanceado pela história bem construída.

Claro que muitos fãs já sabiam que o Clark iria se tornar o Superman mas a forma como o drama consegue desenvolver bem o protagonista, consegue tornar o momento em que ele finalmente se torna o herói que todos esperavam muito mais impactante, uma representação de seu crescimento de um adolescente inseguro para um homem responsável.




“Os Anos Secretos” pode até não ser conhecida como outras histórias marcantes do Superman, mas com certeza é uma HQ bem escrita e uma das mais subestimadas da mitologia do homem de aço.



Então isso? O que vocês acham do "Superman - Os Anos Secretos" ? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

Postar um comentário

0 Comentários