Nem todo filme de herói precisa ter um roteiro elaborado



Pois é, mandei a real! Hoje um insider divulgou que Steve Rogers estará de volta ao MCU em Guerras Secretas e, possivelmente Stark e Natasha também. A lógica diria que isso é uma notícia boa, visto que são ótimos personagens e que nos divertimos muito assistindo suas aventuras - e é sempre legal ter mais aventuras. Mas, na verdade, a recepção não foi bem assim. Os fãs ficaram enfurecidos alegando que isso é uma forma da Marvel "apelar" e se escorar na nostalgia. Disseram também que isso estraga o final dos arcos dos personagens em Vingadores Ultimato. Essa reação sem sentido da comunidade nerd me fez fazer algo que eu JAMAIS, repito: JAMAIS, pensei que faria: defender a Marvel.

Recentemente, vivemos na chamada "Era da Nostalgia", ou "Era do fan-service" nos filmes de heróis e, para a surpresa de ninguém, os fãs (raça mais chata do mundo) não estão gostando de ser "servidos". Reclamam de tudo. Subitamente, passaram a se importar com qualidade e coesão de roteiro de super-herói (até porque os filmes da Marvel e DC da década passada eram uma MARAVILHA, um OÁSIS da coesão, né?) e a criticar a constante aparição de super-heróis do passado nas franquias (geralmente esses que criticam a aparição nostálgica dos heróis antigos são aqueles que juravam e ainda juram que os personagens do MCU/DCU são interessantes o suficiente para carregar um filme sozinhos). Alegam que o apelo à nostalgia é feito "de qualquer maneira", e geralmente construído em cima de um roteiro furado e forçado (repito: antes do uso da nostalgia, os roteiros eram uma MARAVILHA, né?). Eu poderia citar aqui furos grotescos e forçadas cabulosas nos roteiros de filmes anteriores, mas isso delongaria demais o post e não quero isso. Vou colocar aqui um link que alista APENAS ALGUNS deles:

https://observatoriodocinema.uol.com.br/studio/marvel/sim-a-marvel-erra-veja-os-maiores-furos-de-roteiro-nos-filmes-do-mcu/

Agora que já estabelecemos que os roteiros de filmes de heróis (principalmente do MCU) quase sempre foram simplórios e forçados (salvo pequeníssimas exceções) e que os fãs nunca pareceram se importar com isso, vamos a outro fato: a diversão supera a coesão. Como assim? É simples! Quando você vai ao cinema ver um blockbuster você quer relaxar e se divertir, não ficar pensando! Os maiores filmes dessa indústria também são repletos de furos e incoerências: Jurassic Park, De Volta Para o Futuro, Star Wars/Trek e por aí vai! Mas quando o filme proporciona uma boa diversão, quem liga? 

Não, não estou dizendo que os filmes atuais do MCU e do DCU proporcionam boa diversão - bem longe disso! Mas temos que admitir que, por mais furados que sejam os roteiros, os melhores filmes/séries dessa fase foram justamente os que apelam à nostalgia: Homem-Aranha Sem Volta Ao Lar, Wandavision (por mais que a presença do Mercúrio seja uma trollagem) e, olhe só! Até mesmo nas séries inassistíveis, como Mulher-Hulk e Gavião Arqueiro, os únicos episódios que são, digamos, "menos piores" (embora continuem ruins) são quais? Adivinhem! Os que mostram os retornos dos personagens da Netflix. Talvez as únicas séries boas do MCU que não tenham usado de nostalgia tenham sido a do Falcão e a do Loki. Ah, e claro! Tem o Guardiões da Galáxia 3, que, embora não traga nenhuma "participação especial", se escora também na nostalgia, no sentido de nos fazer sentir saudades dos personagens, uma vez que tudo indica que será a última vez que os veremos - e olha, a gente não via um filme deles desde o distante 2017!

Quando o primeiro Vingadores foi lançado lá em 2012, praticamente todo fã foi a loucura, e sonhava, se masturbava, pensando em um dia ver o Homem-Aranha do Tobey integrando a equipe, ou o Capitão América e Wolverine do Hugh Jackman lutando juntos na Segunda Guerra. Ou mesmo de ver, um dia, quem sabe, Reed Richards e Tony Stark inventando coisas geniais juntos ou trocando farpas. 


Hoje em dia, esse sonho que eu sei que você teve na época, pode se tornar realidade, graças ao Multiverso. E daí que a explicação dada para eles se juntarem é forçada? Não é como se os roteiros dos outros filmes não fossem também. Por favor, não estrague esse momento. Apenas relaxe e aproveite. E se você for contra o "fan service" ou achar que um filme não deve ser feito para agradar os fãs, recomendo que assista aos filmes do visionário Zack Snyder, ele é mestre em não se importar com o que os fãs querem!



Postar um comentário

0 Comentários