TOP 10 MELHORES VILÕES DO HOMEM ARANHA

 


TOP 10 MELHORES VILÕES DO HOMEM ARANHA

 

Um dos elementos mais legais das histórias do Homem Aranha com certeza são os vilões. Junto com o Batman, o Homem Aranha tem uma das melhores galerias de vilões das hqs, composta por vários vilões carismáticos e com visuais e conceitos bem criativos.



Visto que nesse mês de Outubro, duas coisas estão recebendo destaque na cultura pop são Halloween e o lançamento do Marvel’s Homem Aranha 2, qual melhor forma de combinar as duas temáticas do que fazer um top 10 dedicado aos vilões do Amigo da Vizinhança?



Vamos começar... Esse é o meu top 10 melhores vilões do Homem Aranha



10) SCREWBALL



Começando a lista com uma das vilãs mais “discutíveis” do Aranha. Criada por Dan Slott em Amazing Spider Man nº 559, Screwball é uma jovem acrobata que usa as redes sociais para exibir seus crimes e conseguir atenção, uma atitude que se tornou pior quando Homem Aranha tentou impedi-la, fazendo-a passar a desafiar o herói para ganhar mais “fãs”.

A presença da personagem na lista deve ser estranha, considerando como muita gente não gosta da Screwball, pensando que ela é uma personagem chata e uma zoação com usuários de redes sociais. Ironicamente esse é o aspecto que acho interessante da Screwball, com ela agindo como um comentário na forma como o uso redes sociais pode ser tóxico, desenvolvendo nas pessoas essas obsessão por atenção, a ponto de realizarem ações imprudentes só para conseguirem mais espectadores, sem nem se importar com perigo que eles estão expondo a si mesmo e outros. Pior ainda é que o sucesso desses vídeos e posts pode inspirar outras pessoas a seguirem esse hábito.

É isso que torna a Screwball uma inimiga tão perigosa porque não importa quantas vezes o Aranha a capture, isso apenas contribui para ela ganhar mais fãs e, consequentemente, dando-lhe mais motivação para continuar com os crimes.

9) CAMALEÃO



Um dos inimigos mais subestimados do Aranha é o Camaleão. Tendo estreado no Amazing Spider Man nº1, Dmitri Smerdyakov foi apresentado como um espião russo e mestre em disfarces que tentou roubar planos militares e incriminar o Homem Aranha, se tornando o primeiro inimigo do herói aracnídeo.

Embora alguns julguem que o Camaleão seja um vilão fraco por não poder enfrentar o Aranha fisicamente, ele compensa isso com sua inteligência, usando seus disfarces para enganar o herói. Um de seus momentos de destaque foi na década de 90, onde ele descobriu a identidade do Aranha e tentou atacar as pessoas próximas a ele, como a Mary Jane. Nessa época foi estabelecido como o Camaleão possui um complexo de inferioridade, causado pelos abusos que sofreu de seu irmão Kraven, com seus disfarces sendo uma expressão de sua inveja e desejo de ter a vida de outros.

8) SPENCER E ALISTAIR SMYTHE & OS ESMAGA-ARANHAS



Se os X-men tem os Sentinelas, o Homem Aranha tem os Esmaga-Aranhas. Esses robôs tiveram sua primeira aparição em Amazing Spider Man nº25, com o primeiro modelo tendo sido criado pelo cientista Spencer Smythe para auxiliar Jameson a capturar o Homem Aranha. Após falhar nessa missão, Spencer passou a criar novos modelos para eliminar o Escalador de Paredes, o que eventualmente o levou a morrer por envenenamento radioativo. Porém seu trabalho continuou através de seu filho, Alistair, que culpa o Aranha pela morte de seu pai Eventualmente o ódio de Alistair acaba levando a transformar a si mesmo num cyborg, virando o Esmaga-Aranha Supremo.



O conceito dos Esmaga-Aranha serem maquinas que estão sempre sendo refeitas com novos visuais e habilidades que forçam o Aranha a se adaptar a esses novos oponentes já era legal. Mas a morte do Spencer Smythe e transformação do Alistair dá muito mais profundidade para a histórias dekes, tornando os Esmaga-Aranha uma perfeita representação da obsessão dos Smythes e o resultado trágico que isso tem naqueles cedem a esse desejo de vingança.

7) DOUTOR OCTOPUS



Dificil falar dos vilões do Aranha sem citar o Doutor Otto Octavius. Criado por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Spider Man nº3, ele era um cientista que, após sofrer um acidente que fundiu sua espinha a braços mecânicos e danificaram seu cérebro, virou o Doutor Octopus, um cientista louco e arrogante, obcecado por poder e se provar superior a todos, principalmente Homem Aranha, a quem Octopus vê como um rival.

É essa dinâmica dos dois que torna o conflito deles tão interessante, com Octopus não só forçando o Peter a usar não só seus poderes mas sua inteligência e conhecimento científico, como também o próprio Octopus age como um reflexo do que o Peter poderia ter se tornado se usa-se seus talentos para o mal. Algumas versões tem o Octopus sendo um mentor do Peter, tornando o confronto deles bem mais pessoal para o jovem herói.

6) DUENDE VERDE



Octopus pode ser até vilões mais conhecidos e recorrentes do Aranha, mas posição de arqui inimigo pertence ao Duende Verde. Embora tenha sido criado por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Spider Man nº14, sua origem só veio ser contada no Amazing Spider Man nº39 e 40, onde é revelado que o vilão era o alter-ego de Norman Osborn, um empresário e pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn.

Enquanto trabalhava numa formula química, Norman foi pego numa explosão que ampliou sua força, velocidade e inteligência, mas o deixou insano. Então ele passou a querer eliminar o Aranha para poder conquistar respeito dos criminosos e assumir controle do submundo. Coisas ficaram pior quando o Duende descobriu o segredo de Peter, passando a ameaçar não só o Aranha como as pessoas próximas ele.

Existem muitos motivos do porquê Norman é o maior inimigo do Aranha, desde seu visual icônico ao fato dele ter sido responsável por uma das maiores tragédias na vida do Aranha, a morte de Gwen Stacy. Mas o que torna ele digno desse status na galeria de vilões é fato do Norman ser o perfeito contraste ao Aranha e o que ele representa: Enquanto Peter é um jovem com dificuldades financeiras e problemas em sua vida, mas humilde e responsável, Norman é rico, famoso mas arrogante e teimoso, escolhendo descontar suas frustrações em outros ao invés encarar as consequências de seus atos. Os dois são forças opostas, tornando rivais perfeitos.

 

5) RINO



Outro vilão icônico do Aranha que é subestimado por muitos é o Rino.

Em sua primeira aparição em Amazing Spider Man nº 41, Aleksei Sytsevich, foi apresentado como um capanga que foi enganado pelos Russos (lembrando que essa hq foi escrita na Guerra Fria) a participar de um experimento que prendeu seu corpo a uma roupa de rinoceronte, aumentando sua força e resistência. Em sua primeira missão, ele foi enviado para capturar John Jameson, filho de J.Jonah Jameson, mas acabou sendo impedido pelo Homem Aranha.

As lutas do Aranha com o Rino são o exemplo de “força versus inteligência”. Embora Rino tenha grande força, ele é muito estúpido enquanto o Aranha, mesmo com essas desvantagem física, é ágil e capaz de pensar em soluções criativas para derrotar o Rino.

Por causa das formas humilhantes como o Rino é derrotado, é fácil pensar que ele é apenas um brutamontes, mas isso não é o caso, com algumas histórias tendo mostrado o personagem lidando com problemas de depressão e expressando desejo de ser respeitado, chegando até tentar se regenerar em ocasiões, o que sempre terminou com ele voltando a ser um criminoso brutamontes. É irônico como o vilão mais zoado do Aranha é um dos mais trágicos.

Falando em vilões trágicos do Aranha...

4) LAGARTO



Um dos maiores desafios de um herói é quando tem que enfrentar um inimigo que ele não deseja machucar e dilema também se aplica ao Aranha quando ele teve que enfrentar o Largato, o alter-ego monstruoso do doutor Curt Connors.

Tendo sido introduzido em Amazing Spider Man nº6, Connors era um cientista e biólogo que usou a si mesmo como cobaia num experimento com lagartos, tentando encontrar uma forma de regenerar seu braço perdido. De início, a formula funcionou porém logo Connors descobriu que o experimento o transformou no Lagarto, um monstro que deseja fazer com que o mundo seja dominado pelos répteis. Apesar do Aranha conseguir curar Connors, isso se revelou uma solução temporária, com o cientista sempre voltando a ser o Lagarto em momentos de estresse e ansiedade.

É muito fácil simpatizar com Connors. Ele não é um criminoso, mas uma vítima das ações de sua personalidade maligna. Por ser um de seus maiores aliados, Peter sempre fica em conflito quando tem que encarar o Lagarto, tentando impedir o monstro sem machuca-lo, o que dá uma vantagem para o vilão. Destaque também para a esposa de Connors e seu filho, Billy, que são forçados a participar desse pesadelo.

3) REI DO CRIME



Hoje em dia, todo mundo conhece o Rei do Crime como o arqui-inimigo do Demolidor. Mas, é fácil se esquecer, que ele começou como um vilão do Aranha, tendo feito sua estreia no Amazing Spider Man nº50.

Para muitos o Rei do Crime não representa desafio para o Aranha por ser apenas um chefe do crime normal (daí o motivo dele ter funcionado melhor nas hqs do Demolidor) mas aí que estão enganados. Fisk não só é forte e expert em luta e artes marciais como também sua imagem pública como um "empresário filantropo" impede o Aranha, ou qualquer herói, de prende-lo sem provas.

Tem também a relação dele com sua esposa Vanessa e seu filho Richard, com algumas histórias tendo Fisk ficando dividido entre sua família e seu império do crime, criando um paralelo com o Peter, que também fica dividido entre os problemas de sua vida normal e sua vida como um herói.

2) KRAVEN



Um dos vilões que teve melhor desenvolvimento nas hqs nas hqs do Aranha foi Kraven o caçador.

Apesar de ter aparecido na fase do Stan Lee e do Steve Ditko, em Amazing Spider Man nº15, junto com os outros vilões icônicos como Octopus e Duende Verde, Kraven não tinha a mesma popularidade, com muita gente julgando ele fraco, um simples mercenário excêntrico tentando caçar o Aranha, a quem ele considera “uma presa digna”. Sua popularidade só ganhou atenção da maioria dos leitores na década de 80, quando o autor J.M DeMatteis escreveu a “Ultima Caçada de Kraven”, em que o caçador consegue derrotar o Aranha, deixando-o enterrando vivo enquanto ele rouba sua identidade para se provar que é “superior ao Aranha”.

Embora “A Última Caçada de Kraven” seja sua melhor história, e também uma das melhores hqs do Aranha, sempre achei o Kraven mesmo antes de ler esse arco. Não só ele era um vilão que conseguia desafiar o Aranha tanto no combate físico quanto na estratégia, mas ele tinha uma personagem bem complexa, sendo orgulho mas com código de honra e um certo respeito pelo Aranha como um oponente. De certa forma, “A Última Caçada de Kraven” pode ter tornado personagem popular, mas ele sempre foi um grande antagonista.

1) MYSTERIO



Tendo tido sua primeira aparição em Amazing Spider Man nº13, Mysterio foi introduzido como um “herói” com poderes místicos, que se oferece ao Jameson para capturar o Aranha, após esse ter sido incriminado por um impostor. Apesar de derrotar o Aranha na primeira luta, o herói consegue virar o jogo na revanche, e consegue provar que Mysterio era o verdadeiro ladrão. Na realidade, ele era Quentin Beck, um ex-especialista em efeitos especiais que tinha incriminado o Aranha para poder derrota-lo e ganhar fama de herói.

O fato de não possuir poderes e depender de gadgets e tecnologia ajuda o Mysterio a se destacar dos outros inimigos do Aranha. Suas ilusões o tornando um adversário bem perigoso, com cada batalha sempre tendo visuais bem surreais, que fazem Homem Aranha questionar sua própria.

Tem também o visual bem icônico e criativo do Mysterio, combinando com sua personalidade dramática e artística.

Por esses motivos que, pra mim, Mysterio é um dos melhores vilões do Aranha, assim como um dos meus favoritos das hqs.



Então é isso! Quais são seus vilões favoritos do Homem Aranha? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/ 

Postar um comentário

0 Comentários