TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO FLASH (WALLY WEST)

 




TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO FLASH (WALLY WEST)

Um dos meus heróis favoritos das hqs é o The Flash, especialmente o terceiro e atual velocista Wally West. Além de poderes bem legais, traje icônico e vilões bem carismáticos, Wally teve um dos melhores desenvolvimentos nas hqs indo de um sidekick do Flash original, Barry Allen, para assumir o manto de seu mentor e eventualmente supera-lo, se tornando o Flash mais poderoso da DC.

O sucesso do personagem se deve muito ao fato de sua hq ter sido escrita por vários grandes roteiristas, incluindo nomes como Mark Waid, Grant Morrison, Geoff Johns e o atual Jeremy Adams. Todos eles ajudaram a dar para Wally histórias bem divertidas e memoráveis que contribuíram para evolução do velocista e sua popularidade.



Que histórias foram essa?

Eis uns exemplos no meu top 10 melhores histórias do Flash

10) O RETORNO DE WALLY WEST (Titãs vol 3 nº1 a 6)



Em 2016, a DC deu início ao Renascimento, um soft reboot tentando resgatar elementos da continuidade que foram apagados após o Flashpoint. Um desses elementos foi o retorno de Wally West, que se revelou ter estado preso na Força de Aceleração até ser salvo por Barry, restaurando sua memória.



Apesar de estar reunido com seu mentor e seus amigos, os Titãs, nem tudo estava perfeito na vida de Wally. Por causa da alteração na continuidade, seus filhos foram apagados e sua esposa Linda Park não é mais casada com ele, nem sequer tem recordação de suas memórias, criando um drama do Wally tentando recomeçar a vida que perdeu.

Essa situação do velocista acaba sendo notada por seu velho inimigo, o magico do futuro Abra Kadabra, que arma um plano para capturar Linda e os Titãs, forçando Wally a usar o máximo de sua velocidade a ponto que ele acaba indo parar mais uma vez na Força de Aceleração, um ponto que ele só conseguiu escapar antes com o laço que tinha com Linda, algo que não existe mais.



A forma como Wally retorna, usando laço que ele desenvolveu com os Titãs é simplesmente épica e mostra o quão forte é a conexão dele não só com esposa mas com seus amigos, se encaixando perfeitamente na temática dos Titãs sobre um grupo de jovens se tornando uma família.

9) UM ENCONTRO COM OS VILÕES (Flash vol 2 nº19)



Depois do Homem Aranha e do Batman, o Flash tem uma das melhores galerias de vilões de todas. Com exceção de alguns como Flash Reverso e Gorila Grodd, muitos dos inimigos do Homem Mais Rápido do Mundo são carismáticos. Apesar de serem ladrões com armas e roupas coloridas, eles boa dinâmica e um código de honra (por exemplo, eles não matam mulheres e crianças).

Até mesmo sua relação com Flash é bem complexa, com eles tratando suas lutas mais como um jogo de “gato e rato” e os vilões tendo um certo respeito pelo herói. Um dos melhores exemplos disso foi nessa edição onde a Galeria fazem uma festa em honra ao seu líder, o Capitão Frio, e, surpreendentemente acabam convidando o Wally West. Mas por que? Será que é uma cilada?

Na verdade não. Tudo não passou de uma brincadeira do Trapaceiro e os vilões aceitam de boa o herói em sua festa. Esse é o ponto alto da história: Apenas o Flash curtindo a celebração com seus inimigos, quebrando essa formula de hq de “super herói salvando o mundo e só”. As vezes uma história onde o herói relaxa e tem momentos humanos e relacionáveis como esse é bem mais marcante do que uma saga épica.

8) O ARCO DO FLASH NEGRO (Flash vol 2 nº139 a 141)



Uma das entidades mais assustadoras no universo DC é o Flash Negro, a personificação da morte aos olhos dos velocistas. Sempre que um está preste a bater as botas, o velocista da morte está por perto.

Quando Wally estava preste a perder sua vida numa missão e ser capturado pelo Flash Negro, ele conseguiu ser salvo por seus aliados, Max Mercurio e Impulso. Porém o Flash Negro acabou pegando Linda Park, deixando Wally arrasado e perdendo sua conexão com a Força de Aceleração.



Visto que não pegou sua presa, Flash Negro retorna para completar o trabalho, derrotando Max e Impulso, forçando Wally a superar seu trauma e confrontar o velocista da morte (que é derrotado de uma forma muito astuta, mostrando a esperteza do Wally).

A história também possui um final muito importante, que muda completamente a vida do Wally nas hqs seguintes.

7) BLITZ (Flash vol 2 nº 192 a 200)



Se o maior rival do Flash (Barry Allen) é o Flash Reverso (Eobard Thawne), então Wally tem o Zoom (Hunter Zolomon).

Tendo sido estabelecido na fase de Geoff Johns como um policial aliado do Flash, a vida Zolomon passou por uma mudança após ser gravemente ferido durante uma luta do Flash com o Gorila Grodd, e ele acabou ficando paraplégico.



Sabendo que Wally possui uma Esteira do Tempo, Hunter sugere que ele vá ao passado e impeça esse incidente, porém o herói se recusa para não causar danos a linha do tempo. 



Amargurado, Hunter tenta usar a esteira por si mesmo e sofre um acidente, ganhando poder de paralisar e controlar tempo. Então Hunter  se tornar o vilão Zoom, buscando causar tragédias na vida de Wally para torna-lo um “herói melhor”, um que não decepciona pessoas como ele.



Tal como Peter Parker e Harry Osborn, a rivalidade de Wally e Zoom e muito bem construída, com o fato dele ter sido introduzido antes tendo ajudado os leitores a se conectar com o vilão e sentir a tristeza de Wally ao ter que enfrentar seu antigo amigo.

6) O COMEÇO DO AMANHÃ (Flash vol 2 nº0)



De forma resumida, a origem de Wally se trata da história de um garoto triste e solitário que ganha a chance de conhecer e seguir os passos de seu herói. O que muitos não sabem é de onde veio esse otimismo todo do Wally.

Na edição 0 de sua hq, Mark Waid revelou ter vindo do próprio Wally, que, durante uma aventura pelo tempo, visitou seu “eu” do passado, quando ainda era um garoto meio inseguro e tendo dificuldade com seus pais.



A interação entre os dois Wallys é muito emocionante e demonstra como Wally cresceu do garoto que ele era para o herói que ele é atualmente.

5) PROCURANDO EMPREGO/ PRIMEIRO DIA NO TRABALHO (Flash vol 1 nº 772 e 773)



Atualmente, Wally voltou a ser o Flash oficial da DC e recuperou sua esposa e filhos, com suas histórias sendo feitas pelo Jeremy Adams, que faz um bom trabalho em recapturar o clima divertido e otimista das hqs clássicas do herói.

Das histórias feitas por ele, a minha favorita é esse pequeno arco de duas partes, onde Wally tenta recomeçar sua vida encontrando emprego nos laboratório de seu amigo Michael Holt (o herói Sr Incrivel). Enquanto isso, o Onda Térmica descobre estar morrendo de uma doença terminal, fazendo-o surta e sair provocando incêndios pela cidade.



É interessante ver um conflito entre um herói tentando recomeçar sua vida e um vilão deprimido que perdeu confiança na vida e a forma como termina destaca a compaixão de Wally pelas pessoas, incluindo seus inimigos.

4) SEM TEMPO (Flash vol 2 nº91)



Só porque Wally é um herói otimista e confiante, não significa que ele é perfeito. Um de seus maiores erros aconteceu quando ele falhou em salvar uma moça de um incêndio, com o rosto dela ficando deformado.

Se sentido culpado por isso, Wally, com ajuda do herói Johnny Quick, aprende uma formula que amplia sua velocidade a ponto que ele consegue paralisar o mundo ao seu redor. No entanto, conforme vai interagindo com o Max Mercúrio, Wally vai percebendo que seu aumento de poder não é o que ele esperava.

O diálogo de Wally com Max é bem profundo e mostra mais um aspecto importante para o crescimento de Wally, que vai tendo que encarar o preço de suas decisões e aceitar suas falhas e limites, se tornando um herói mais humilde.

3) NASCIDO PARA CORRER (Flash vol 2 nº62 a 65)



Wally nunca teria se tornado o herói que ele é se não fosse pela presença do Barry Allen. Embora as histórias da Era de Prata tenham mostrado as aventuras dos dois, é Nascido para correr que destaca a relação dos dois velocista.

A hq consiste num flashback, mostrando a origem do Wally, sua relação complicada com seus pais, sua admiração pelo Flash, ele conhecendo o Barry, ganhando seus poderes, seu treinamento e desafios conforme ele vai se tornando um super herói. As interações dele com o Barry ajudam a dar mais personalidade para o Flash original (algo que ele não tinha muito nas hqs clássicas) e permitem o leitor conseguir entender a admiração do Wally pelo Barry e porque ele se dedicaria a se tornar sucessor do herói.



Outro ponto legal da hq é o destaque dado a Íris West, mostrando sua relação com seu sobrinho e como ela foi importante para torna-lo o herói que ele é no presente.



2) NINGUÉM MORRE (Flash vol 2 nº54)



Uma das melhores formas de contar uma história de herói é colocando o protagonista diante uma escapar que ele não consegue resolver de forma simples, algo que o força a pensar de forma criativa para poder salvar o dia.  Isso foi o caso muitas vezes para o Wally, cuja lema principal é “Ninguém morre!”.  Não importa o cenário ou situação, ele vai além de seus limites para garantir a sobrevivência dos inocentes.

O maior exemplo disso sendo feito em ação foi quando Wally impediu um assalto a um avião. O conflito resultou acidentalmente numa das aeromoças caindo para fora do veículo. Sem opções, Wally pulou atrás dela e conseguiu salva-la usando sua inteligência e pura força de vontade, demonstrando o nível de determinação para proteger os inocentes, mesmo quando as chances de sucesso parecem tão baixas.

1) O RETORNO DE BARRY ALLEN (Flash vol 2 nº73 a 79)



Como falei, uma das relações na vida de Wally foi com o Barry Allen, com o rapaz tendo assumido o manto do Flash original após esse ter se sacrificado para salvar o universo na Crise das Infinitas Terras. Isso resultou em Wally sempre tendo insegurança sobre si mesmo e sua capacidade de continuar o legado de seu mentor.



Esses duvidas vieram à tona na fase do Mark Waid, quando, durante uma festa de natal, Wally recebeu uma visita surpreendente de Barry Allen, que diz ter sobrevivido e retornado recentemente a Terra. 



De início tudo parece bem e todos, inclusive, acreditam que Barry realmente voltou. 



Porém, o sonho se torna um pesadelo quando o Flash original começa a apresentar uma atitude muito mais agressiva, egocêntrica e perversa, chegando a quase matar Wally, acusando-o de ter tentado fazer as pessoas esquecerem dele.



Eventualmente, Wally descobre que Barry Allen é na realidade Eobard Thawne, o Flash Reverso, tendo roubado a identidade do Barry para poder arruinar sua reputação. Com a ajuda de outros velocistas como Jay Garrick, Max Mercúrio e Johnny Quick, Wally trava seu conflito contra Thawne, superando suas inseguranças revelando seu verdadeiro poder e se provando como o Homem Mais Rápido do Mundo.

Caras como Geoff Johns e Jeremy Adams podem até ter feito boas histórias do Wally, porém nada disso teria sido possível se não fosse por essa fase do Mark Waid, principalmente essa história, que deu a Wally sua identidade definitiva como Flash da nova geração.



Por esse crescimento importante que eu considero “O Retorno de Barry Allen” a melhor história do Flash de todas, e uma das minhas hqs favoritas.


Então é isso! Quais são suas histórias favoritas do Flash ? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.

 


Postar um comentário

0 Comentários