A RARA E DESCONHECIDA HQ DE DOOM

 


>>> Texto escrito por: Stifmeister

O clássico jogo Doom de 1993 dispensa apresentações. O pai dos jogos de tiro em primeira pessoa é considerado o principal titulo de seu gênero e um marco de sua era. Com trilha sonora lendária, gráficos inovadores no seu lançamento e jogabilidade dinâmica (que envelheceu muito bem diga-se de passagem), o game influenciou diretamente inúmeras franquias famosas e até hoje continua tendo jogos de sucesso com o último sendo Doom Eternal (lançado em 2020) um game que resgata tudo de bom da série e aprimora inúmeros detalhes deixando-o ainda mais visceral que os anteriores.

Doom Clássico 

 

Visualmente agradável para sua época, Doom logo após seu lançamento foi uma enorme febre.

Doom era tão famoso que o gênio Bill Gates usou o jogo como propaganda para o windows 95, a fim de elevar a popularidade de seu sistema operacional, pois naquela época, os PCs possuíam mais Doom instalado do que windows, o que mostra o enorme sucesso e importância que o jogo tem.

 


Mesmo sendo um jogo de tiro, Doom era bastante focado em mecânicas de exploração, sendo um jogo extremamente recompensador a medida que você procura em cada cantinho do cenário por chaves e segredos.

 

Doom Eternal foi muito elogiado e considerado um excelente jogo, infelizmente não tive a oportunidade de testar então não posso dizer se é tão bom quanto o original, mas com certeza é um jogo que ajudou a manter a franquia na popularidade.

 


Você acreditaria se eu dissesse que existe uma historia em quadrinhos de 1996 sobre Doom?

 

Cacodemons perturbando nosso herói, algo que quem jogou sabe o quão insuportável são esses demônios voadores.

 


Pois bem, existe, mas ela é bizarra. Escrita por Steve biehling e Michael Stewart (que estranhamente possuem alcunhas engraçadas nos créditos como “Saco para Cadaver” e “Sangrento” respectivamente), ela adapta o jogo da forma mais anos 90 possivel, com o Doom Guy (Protagonista do game) extremamente louco e sanguinário querendo acabar com todos os demônios a seu caminho enquanto precisa encontrar armas poderosas para concluir seu objetivo.

 

Mais uma página. Interessante ver a referência direta ao jogo original na parte debaixo, desenhada em primeira pessoa, assim como a câmera do jogo original era.

 


Bem, a historia é apenas isso, são simples páginas e mais páginas de tiro porrada e bomba (Rob Liefeld deve sentir orgulho) com um desenho exagerado típico de sua época, com todo os excessos presentes em quadrinhos da Image comics. Se você conhece o jogo, irá sacar inúmeras referencias ao próprio durante o quadrinho, parecendo mais uma gameplay do jogo adaptada para as hqs com a adição de diálogos grosseiros do que uma historia propriamente dita.

 

Como diria um dos criadores do jogo, John Carmack “A história em um jogo é como uma história em um filme pornô. Espera-se que esteja lá, mas não é tão importante”. Portanto a hq de Doom é basicamente isso, o jogo não possui uma historia relevante então a adaptação não seria muito diferente, mas poderia ter sido melhor na sua execução.

 

Possuindo poucas paginas, mas que rendem inúmeros memes na gringa, a hq vale a curiosidade para os fãs de Doom mesmo sendo extremamente trash e datada. Infelizmente como o titulo do post diz, sua edição física é rara e só podemos ter contato com a história via Scans.

Por fim, agradeço a leitura e espero te ver mais por aqui, se possível compartilhe. Até o próximo post.




Postar um comentário

0 Comentários