TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO SUPERMAN

 


TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO SUPERMAN

 

Estamos vivendo numa época para ser fãs do homem de aço. Além da série Superman & Lois ter terminado com outra boa temporada e já tendo sido renovada para uma terceira, já foi anunciado que o personagem vai estar ganhando uma nova série animada, uma nova linha de HQs focadas nele e seu elenco de apoio e retornando também nos filmes sendo vivido pelo Henry Cavill.



Nessa ocasião tão especial para os fãs do último filho de kripton, decidi montar um top 10 das melhores histórias que o Superman teve até agora, que souberam explorar bem o personagem e seu mundo, mostrando o que torna um herói como Superman tão especial.

Essas 10 histórias que eu considero   as melhores do Superman são...

10) PRIMEIRO TROVÃO



Um dos heróis da DC com quem o Superman possui uma relação histórica é o Shazam. Tendo sido criado pela Fawcett, o personagem acabou sendo motivo da DC processar a editora, acusando eles de terem plagiado o Superman. Ironicamente, a DC veio a comprar os direitos do Shazam, trazendo o personagem para seu universo e levando a muitos encontros com o homem de aço.

Embora a maioria dos fãs se lembre de histórias focadas no conflito entre os dois heróis, como Reino do Amanhã, “Primeiro Trovão” é meu crossover favorito entre os dois por explorar um outro ângulo dessa dinâmica. Nessa minissérie, Superman e Shazam unem forças quando criminosos que usam magia aparecem em Metrópolis. Simultâneamente, Lex Luthor se une ao Professor Sivana para ajudá-lo a descobrir o segredo do Mortal mais Poderoso da Terra.

O ponto alto dessa história é a relação do Superman com o Shazam, com Clark virando não só um amigo para o Billy mas um mentor e figura paterna que o garoto precisava, demonstrando como o grande do poder do Superman é seu coração bondoso e altruísta.

9) MUNDO BIZARRO



Como é comum em histórias em de super heróis, cedo ou tarde eles acabam tendo que confrontar seu “gêmeo maligno”, um vilão com os mesmo poderes que ele, com o Flash vs Flash Reverso ou Shazam vs Adão Negro. No caso do Superman, seu “gêmeo do mal” é o Bizarro, um clone deformado que deseja fazer o bem mas sua forma distorcida de ver o mundo acabam provocando mais problemas do que soluções.

Na cronologia Pós-crise o vilão tinha sido morto em sua primeira aparição, porém na saga do Mundo Bizarro, feita por Dan Jurgens, Lex Luthor (que estava sofrendo de uma doença degenerativa) o trouxe de volta, para poder usá-lo num experimento de uma cura. No entanto, o clone escapa e, acreditando ser o Homem de Aço, começa provocar o caos em Metrópolis, cabendo ao Superman impedi-lo.

Apesar dos problemas que causa, a hq consegue destacar a inocência do Bizarro, fazendo o leitor se importar com o personagem, sentido todo impacto emocional conforme ele vai tendo que perceber que realmente não é Superman, tornando-o um dos vilões mais trágicos das hqs.

8) PARA O HOMEM QUE JÁ TEM TUDO



Uma das críticas que muitos fãs usam contra o Superman é que ele é um personagem incapaz de se relacionarem, não tendo um drama humano e real. No entanto, várias histórias provam o quão errado está esse argumento, com “Para o homem que já tem tudo” sendo o principal exemplo.

Nessa história feita por Alan Moore, Batman, Robin e Mulher Maravilha vão a fortaleza da solidão comemorar o aniversário do Clark. Contudo, ao chegarem na fortaleza eles encontram o homem de aço preso num transe causado pela Mercenária Negra, uma planta alienígena que prende suas vítimas numa ilusão de seus maiores desejos. Isso tudo é revelado sendo parte de um plano de Mongul para se vingar do Superman por tê-lo derrotado no passado.

Enquanto os heróis enfrentam Mongul e tentam libertar o Superman, a história foca no herói preso na ilusão da Mercenária Negra, num mundo onde Krypton nunca explodiu e Superman vive uma vida pacífica como um homem casado e com um filho. É um tipo do história que explora quem o Superman realmente é, revelando quantos sacrifícios que ele fez para ser o herói que ele é.

7) SEGREDO REVELADO



Algo que os fãs gostam muito de zoar é a forma como Clark esconde sua identidade secreta usando uns óculos e ninguém nota a óbvia semelhança entre ele e seu alter ego. Embora vários roteiristas tenham criado respostas para essa questão, foi John Byrne que deu a melhor de todas, usando o personagem perfeito para esse tipo de história: Lex Luthor.

Após ler várias notícias do Superman, escritas pelo Clark Kent, Luthor começa a ficar desconfiado e realiza uma investigação na vida de Clark, chegando ameaçar e sequestrar pessoas próximas como Lana Lang e os Kents. Apesar do Superman conseguir salvar seus pais e amigos, Luthor consegue todos os dados que comprovam que Clark é Superman... e ele se recusa a reconhecer, pois, em seus olhos, “Alguém tão poderoso como Superman nunca iria fingir ser um mero mortal”. Dessa forma, Byrne não só explicou o motivo de ninguém suspeitar do segredo do Clark, como revelou muito do Lex Luthor e sua rivalidade com Superman.

6) BRAINIAC



Se Lex Luthor representa, para o Superman, o pior da humanidade, então Brainiac representa o pior do lado cósmico do herói. Embora tenha sido reinventado várias vezes, o vilão sempre foi uma ameaça não só ao Superman como também a Terra.

De todas suas lutas com Superman, a mais icônica foi a fase do Geoff Johns. A história é ne, simples: Brainiac está vindo para Terra para coletar suas cidades e destruir o planeta, com Superman tendo que impedi-lo.

Além de cenas de ação bem épicas com a arte do Gary Frank e várias referências a Era de Prata e aos filmes do Christopher Reeve, o que torna essa história tão memorável são as interações entre os vários personagens, principalmente do Clark com a Kara (que tem um arco lidando com trauma causado por Brainiac ter roubado Kandor de Kryton) e seu pai Jonathan, fazendo com que o final surpreendente da história tenha um grande impacto no Superman e também nos leitores.

5)  O QUE HÁ DE ENGRAÇADO EM VERDADE, JUSTIÇA E O ESTILO AMERICANO?



Outra crítica que o Superman sofre nos dias atuais é de que um personagem otimista e heroico como ele não funciona nas hqs dos dias de hoje, que tem uma pegada mais madura e sombria.

Tal como o critica anterior, esse argumento também foi comprovado errado em muitas histórias das últimas décadas com a principal de todas sendo a de Action Comics 775.

Nessa história escrita por Joe Kelly, Superman tem que lidar com a chegada de novos vilões, ou melhor dizendo antagonistas: A Elite, um grupo de anti-heróis que matam vilões e julgam os métodos dos Superman ultrapassados e ineficientes. Para piorar as coisas, os métodos vilões acabam fazendo eles terem apoio da população, que começam a se virar contra o Superman, colocando o herói diante um grande dilema: Ele será capaz de derrotar seus vilões se mantendo fiel aos seus ideais ou terá que se rebaixar aos métodos da Elite?

Tudo isso leva a um conflito épico entre Superman e a Elite e a forma como termina demonstra o grande poder do Superman: Sua força de vontade para fazer a coisa certa sem comprometer seus valores.

4) SUPERMAN ESMAGA O KLAN



Baseado no programa de rádio do Superman da década de 40, essa história feita por Gene Luen Yang mostra o Superman lidando com uma organização da KKK, que estaria agindo nas ruas de Metrópolis, tendo como alvo os Lee, uma família de chineses. Ao mesmo tempo Clark começa a descobrir novas habilidades e sua origem kriptoniana, colocando ele diante seu grande dilema: Ele deve continuar negando sua origem alienígena ou aceitará quem ele é o benefício que essas habilidades podem lhe dar.

Além de perfeito tributo as histórias do Superman da década de 40 e sua transição para a Era de Prata, essa história é um exemplo de como hqs podem ser utilizadas como expressão em relação a tópicos políticos/sociais como racismo e crise de refugiados, com o drama do Clark criando um paralelo com arco da filha dos Lee, Roberta, que também tem dificuldade de se adaptar ao novo lar.

3) QUATRO ESTAÇÕES



Hoje em dia o povo já tá careca de rever a origem do Superman. É uma das histórias mais conhecidas de todas, tendo várias versões diferentes, como Homem de Aço de John Byrne, Legado das Estrelas de Mark Waid e Origens Secretas do Geoff Johns. Contudo, minha versão favorita da origem do último filho de Krypton é Quatro Estações de Jeph Loeb e Tim Sale (a mesma dupla do Batman Longo Halloween e Homem Aranha Azul).

A origem não é novidade nenhuma: Foca nos últimos dias de Clark em Smallville, sua decisão de usar seus poderes para ajudar pessoas, ele se mudando para Metrópolis e virando Superman, sua rivalidade com Luthor e tal. No entanto, o ponto onde ela se difere das outras é em sua narrativa, com cada capitulo sendo narrado por um personagem diferente como o Jonathan Kent, Lois Lane, Lex Luthor e Lana Lang, mostrando suas relações com o Superman e como sua presença tem efeito em seu desenvolvimento num nível mais pessoal e profundo.

2) O FILHO DO SUPERMAN



Os Novos 52 (reboot que a DC realizou em 2011) não foram legais com o Superman, com muitos fãs reclamando da nova abordagem que a editora adotou, com um Superman mais jovem, solteiro e impulsivo. Por isso, durante a fase renascimento, a hq do herói sofreu um soft reboot, com Superman dos Novos 52 morrendo, junto com a Lois, e seus lugares sendo assumido pelo Superman e a Lois Lane originais, que vieram de outra realidade, junto com seu filho Jonathan Kent.

Embora sua introdução na minissérie de Dan Jurgens seja boa história, é o primeiro arco feito pelo Peter Tomasi e Patrick Gleason que estabeleceu a direção que as histórias do Superman iam tomar, com Clark tendo que ajudar Jon, cujos poderes estão começando a se manifestar, ao mesmo tempo em que tem que protege-lo do Erradicador, que vê a criança, filho de um kriptoniano e uma terráquea, como uma ameaça ao legado de Krypton.

Além da arte fantástica do Gleason e Doug Mahnke, a história é bem divertida e dá um bom desenvolvimento para o Clark, que agora é para Jon o mesmo mentor que seu pai, Jonathan Kent, foi para ele em sua infância (o fato da família estar vivendo numa fazenda representa esse simbolismo). Sem falar que o Jon é um dos melhores personagens criados nos últimos anos, sendo um garoto simpático e otimista, mas nunca a ponto de ser uma cópia ou um moleque chato.

1) PAZ NA TERRA



Uma pergunta que muitas pessoas, principalmente roteiristas fazem é como criar desafios para Superman, um dos personagens mais poderosos da cultura pop? Bem, Paul Dini (roteirista de Batman Série Animada) e Alex Ross (dispensa apresentações) responderam essa pergunta: Você coloca diante problemas que ele não pode resolver apenas com seus poderes.

Nessa história Superman não enfrenta um vilão como Lex Luthor, Metallo, Brainiac, Metallo ou Darkseid, mas sim um inimigo muito pior: A fome no mundo. Após salvar uma criança vítima desse problema, Clark decide ajudar pessoas passando por esse tipo de crise, distribuindo alimentos ao redor do mundo. No entanto, apesar das boas intenções, aos poucos Clark vai percebendo que esse problema não pode ser resolvido tão facilmente, mesmo com seus poderes.

A forma como essa história termina é simplesmente emocionante e demonstra a humildade do Superman, assim como seu otimismo e fé nos outros e na habilidade de cooperarem juntos para criar um futuro melhor.

Por essa razão que essa hq é a melhor história do Superman de todas.

Então é isso! Quais são suas histórias favoritas do Superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários