Listas: Os filmes da franquia Jurassic ranqueados do pior ao melhor

 

Hoje eu veria Jurassic Wolrd: Dominion no cinema, mas infelizmente me tornei vítima da praga chinesa  - e confesso estar com um pouco de falta de ar também. Mas tudo bem, tomei as três vacinas, então para a mídia, eu sou assintomático. Funciona!

 Assistirei ao filme assim que melhorar, mas, para não perder o hype, fiz minha classificação da franquia a qual eu sou um fanático:

5. Jurassic Park III



Devo admitir que eu sou grande fã da franquia e com isso, o único filme que realmente acho ruim é o terceiro. Embora ele tenha lá suas qualidades, como o retorno de Alan Grant e da Dra. Satller, a introdução do saudoso Espinossauro e dos Pterodáctilos, o filme é basicamente um trash, desde a trama, até a fotografia e roteiro. A todo momento fica a impressão de que ele foi feito com baixo orçamento. Além disso, ele é redundante, não acrescentando nada de novo à franquia. E como se isso não bastasse, temos a clássica cena do velociraptor falante. O filme sofre muito com a saída de Spielberg. Curioso é que vim a saber que o diretor do filme, Joe Johnston, fez clássicos como Jumanji e Capitão América 1. Realmente, não estava em seu melhor momento de inspiração.

Nesse filme também, se ascentua o que ao meu ver é um dos grandes problemas da franquia: introdução e abandono de personagens. Sem notícias de Malcom, Hammond, das crianças - que nunca mais são vistas na franquia - e introduzindo novos personagens que também nunca mais aparecem, a franquia precisa urgentemente aprender a construitr bem seus personagens secundários.


4. The Lost World: Jurassic Park



Confesso que tenho dúvidas sobre os itens 4 e 3 dessa lista, mas por ora decidi deixar assim. O segundo filme é muito bom, maior em escala que o primeiro, mostrando vários novos dinos e com cenas mais sangrentas. Também leva o T-Rex para a cidade, o que causa uma mudança de cenário bem interessante, além de aprofundar e dar mais background ao personagem de Ian Malcom, mostrando como a experiência na ilha mudou aquele homem, que antes era engraçado, bem-humoradoe free spirit, para um homem rabugento, idealista e até mesmo extremista. O filme é empolgante e sabe construir a tensão em vários momentos. Também vemos a última aparição de John Hammond, e as crianças do primeiro filme também fazem uma ponta aqui. Realmente, os únicos personagens que não retornam são os protagonistas do filme anterior: Alan e Satleler, o que faz com que a película se pareça muito mais um spin-off do que uma continuação de fato.Outro ponto negativo foi o de tentar fazer com que o filme fosse mais adulto e sombrio em relação ao primeiro, o que, especialmente se você assistir em maratona, faz com que ele não tenha tanto charme.

3. Jurassic World



O primeiro filme da nova franquia é muito, muito bom e lembro-me até hoje da empolgação que senti vendo-o no cinema, lá no longínquo 2015. Embora eu não seja um grande fã do Chris Pratt, devo admitir que ele se saiu bem no papel principal. O retorno e funcionamento da Isla Nublar também é empolgante. E a criação de um dinossauro híbrido também renova a franquia, que já estava repetitiva. As cenas de ação são brilhantemente dirigidas também. Talvez o único defeito seja a pouca construção de tensão, que definitivamente não é o forte do diretor.

2. Jurassic World: The Fallen Kingdom



Mas se tensão é o problema do primeiro filme da franquia, aqui ela corre solta. Um filme muito criticado pela maioria, por soar repetivivo e ter alguns furos de roteitro, pra mim, é o segundo melhor da saga. O diretor Juan Antonio Bayona retoma o suspense que só vemos no primeiro filme em cenas memoráveis como a abertura com o T-Rex, as cenas na ilha e principalmente, a assombrada mansão Lockwood - até mesmo esse nome, Lockwood, soa épico. Os personagens também passam por grande evolução e o filme por vezes se parece com filme de monstro. Ele também eleva a franquia - que é sobre clonagem - ao seu caminho natural: clonagem humana. Infelizmente, isso não deve ser tão abordado em sua continuação visto as críticas negativas do tema. Além disso, tem um final épico e um baita cliff que nos faz ficar ansiosos para o que vem aí na franquia com os dinos espalhados pelo mundo - algo ousado. No entanto, ele sofre do mal geral da franquia: o abandono de personagens secundários. Cadê os sobrinhos da Claire, produção?

1. Jurassic Park



O primeiro, o clássico. Não tem como superar esse filme, mesmo que tentassem. Personagens clássicos, cenas marcantes e a estreia de uma trilha sonora de tirar o fôlego, Jurassic Park revolucionou o cinema com mais uma clássica obra de Steven Spielberg a partir do momento em que diz: "Welcome to Jurassic Park". Sabendo misturar suspensa, aventura e fantasia, o filme te entretém do começo ao fim e faz você se fascinar. Vale ressaltar o CGI que até hoje está muito a frente de outras produções modernas dentro e fora da franquia que abordam dinossauros. Nota 10/10.

E você? Qual seu filme favorito da saga? O que espera do novo filme? Comente!

Não se esqueça de ler meus outros one-shots!




Postar um comentário

0 Comentários