CRIANDO UM NOVO SUPER HERÓI

 


CRIANDO UM NOVO SUPER HERÓI 

 

Atualmente, existem vários universos de histórias em quadrinhos, todos tendo anos de histórias épicas, lutas memoráveis e personagens cujo carisma permitiu que suas imagens fossem gravadas na cultura pop. Seja um universo de heróis inspiradores como os da DC ou de personagens mais relacionáveis como os da Marvel ou até mesmo de personagens que não pertencem a nenhuma dessas duas editoras, como Tartarugas Ninja e os Power Rangers, existem vários heróis para qualquer fã.



Tendo lido tantas hqs até agora, surgiu-se uma pergunta: E se, ao invés de procurar hqs especificas, eu decidisse criar meus próprios heróis, com histórias se passando num universo novo e separado da DC e da Marvel?

Essa ideia me pareceu tão interessante que elaborei um novo super herói, um que não pertencem nem a Marvel ou a DC (apesar de ter uns elementos baseados em certos personagens das editoras). Esse herói é Spectruman, o cavaleiro estelar.



Mas quem é Spectruman? De onde ele veio? Quem são seus aliados e inimigos? Como seriam suas histórias?

Para responder essas perguntas, vamos começar pelo início...

 

A ORIGEM SECRETA DO SPECTRUMAN

Milhares de anos atrás, o universo era dominado pelo caos, guerra e destruição. Com seu mundo natal Valon preste a ser invadido, um jovem guerreiro chamado Zeon recebeu uma energia cósmica, que lhe transformou num poderoso guerreiro, permitindo-lhe salvar seu povo. Os anos se passaram e a lenda do guerreiro Valoniano só cresceu conforme ele protegeu seu mundo e os planetas próximos de outras ameaças. Sabendo que seu tempo era curto e que ele não poderia proteger o universo sozinho, o guerreiro transferiu para seus aliados de confiança seu poder, assim como eles fizeram para seus amigos, marcando o nascimento de um grupo de defensores interestelares: Os cavaleiros estelares de Valon.



Infelizmente, como muitas grandes civilizações históricas, os cavaleiros encontraram seu fim após travarem uma última batalha contra poderosos inimigos. Um a um, os cavaleiros caíram, com seu sangue pintando o solo do planeta de vermelho e o fogo de sua aura se extinguindo.

O último a se manter de pé foi Percyon, que, em seus últimos momentos de vida, usou seu poder para encontrar no cosmos alguém digno de receber o Poder de Zeon e enviou sua energia para um planeta distante: Terra.



O escolhido acaba sendo é Marcus Dumond, um jovem de 16 anos que vive com sua mãe na cidade barra-pesada de Costa Azul. Marcus é um rapaz tímido mas responsável e de bom coração, tendo herdado um forte senso de justiça de sua mãe, Vera, que trabalha como médica numa clínica local, e de seu falecido pai, um bombeiro que perdeu a vida fazendo seu trabalho.

Ao receber o poder de Percyon através de uma visão, Marcus despertar com um traje especial e um par de óculos cujas lentes emanam um flash invisível que distorce o rosto de Marcus aos olhos do público, evitando que eles descubram sua identidade.



Impressionado com os poderes que recebeu e reconhecendo as injustiças em sua cidade, Marcus decide usar seus novos poderes para ajudar sua comunidade. Conforme ele vai salvando vidas, as pessoas dão um novo nome ao herói: O Spectruman.

 

PODERES E FRAQUEZAS

O Poder de Zeon aumenta a força, resistência e velocidade, além de permitir que ele possa voar e disparar rajadas cósmicas. Toda vez que ele usa seus poderes, ele libera uma aura de energia de seu corpo que o protege contra o vácuo do espaço.

No entanto, o poder do Spectruman também é sua fraqueza visto que, tal como o Kaioken do Goku de Dragon Ball Z e One For All do Deku de My Hero Academy, quanto mais do poder cósmico ele usa, maior serão os efeitos colaterais dependendo da cor de sua aura:

Azul: O nível de poder é de 10 a 25%. Spectruman pode usar o poder a vontade, porém quanto mais intenso for o brilho de sua aura, mais cansado o herói fica.

Magenta: O nível de poder é de 50%. Nesse estado, se o Spectruman usar o poder dele por mais de uma hora, ele sofre certas dores musculares e pode fraturar alguns ossos dos membros.

Laranja: O nível do poder é de 75%. Se o Spectruman usar o poder nesse ponto por mais de trinta minutos, o corpo dele superaquece e ele fica com queimaduras

Dourado: O nível de poder é de 100%. Spectuman se transforma num ser de pura energia por alguns minutos até que o corpo se desintegre por completo.

Em outras palavras, o poder de Zeon garante ao Spectruman a habilidade para salvar os inocentes, porém a custo de sua própria vida.

 

PERSONALIDADE

Marcus é um rapaz normal, otimista e de bom coração. Embora as vezes pode ser ingênuo, super protetor e no processo cometer erros ou se deixar tomar pela ansiedade e o medo de decepcionar as pessoas, ele aprende com as experiências e supera essas falhas com sua determinação, astucia e coragem, características que ele herdou do seus pais, um falecido bombeiro e uma médica.

Tendo crescido em Costa Azul, Marcus viu a violência e miséria na cidade, porém, graças a educação de sua mãe, ele escolheu preservar e apreciar os bons momentos que tem com seus amigos e família, estando disposto a lutar para protege-los.

Marcus também um grande fã de quadrinhos e, tal como Kamala Khan, adora escrever fanfics e surfar na internet. .


AMIGOS E ALIADOS



Sendo ainda um adolescente, as primeiras histórias do Spectruman teriam um estilo bem próximo de histórias do Homem Aranha da fase do Stan Lee e Steve Ditko ou da Ms Marvel da G.Willow Wilson, com o foco sendo dado nas relações do Marcus com seus colegas de escolas, que também teriam arcos pessoais, além de darem diferentes perspectivas sobre as ações do Spectruman em Costa Azul.

Para ajudar Marcus na sua luta contra o crime, ele conta a ajuda de seus dois amigos: o divertido e atrapalhado Jonas e a simpática nerd Amanda. Jonas age como o alívio cômico e o coração do trio, com seu arco sendo dele ficando um cara mais maduro e superando inseguranças como o medo das pessoas não apreciarem seu talento musical. Já Julie é o cérebro e responsável por criar gadgets e equipamentos que Marcus precisar. Ela começaria como uma jovem tímida e insegura mas aos poucos iria tornando uma moça mais confiante de si mesma.

Marcus teria os outros colegas na escola: A descolada e confiante Monique o forte e responsável Eduardo e a descontraída e sarcástica artista Nathalia.

De início Marcus teria uma queda por Monique, porém a relação dos dois acaba não dando muito certo e eles acabam se separando, com Marcus eventualmente desenvolvendo sentimentos por Nathalia e os dois acabam se casando.

Além de seus colegas de escola, Marcus também tem sua família, composta por sua mãe Vera e sua adorável irmã caçula Beatriz.  Embora muito do heroísmo e responsabilidade de Marcus tenha sido herdado por seu falecido pai, ele também herdou de Vera, que trabalha como médica numa clínica local. Apesar de não ter poderes e viver numa cidade violenta, ela continua tendo muita compaixão pelos outros e dá seu melhor para educar seus filhos.  Ela também não é ingênua, ficando claro que ela está ciente de que seu filho é um super herói, mas opta por deixar que seu filho revele isso quando estiver pronto.



Outro aliado de confiança do Spectruman na luta contra o crime é o sargento Gabriel Kane, um policial que de início não aprova a interferência do Spectruman nos assuntos da polícia, porém passa a respeita-lo após o rapaz salvar a vida de seus homens.

VILÕES E INIMIGOS



Tal como muitos heróis, Spectruman teria uma galeria de vilões distintos, variando entre chefes do crime, milionários corruptos, super vilões e alienígenas. Contudo, todos teriam uma temática em comum: Eles representam reflexos do que o Marcus poderia se tornar caso se deixa-se ser corrompido pela violência da cidade . Entre esses vilões, os principais seriam:

Spectrum Escarlate: Um antigo cavaleiro estelar até ser expulso de Valon devido a sua personalidade instável e obsessão por controle. Essa punição ironicamente, acabou garantindo a sobrevivência. Ao se encontrar com Marcus durante uma de suas aventuras pelo espaço, ex-cavaleiro estelar desenvolveriam uma rivalidade ideologica, com o Spectrum Escarlate tentando quebrar o idealismo de Marcus e torna-lo num "cavaleiro melhor" através da dor e sofrimento. Apesar de terem os mesmos poderes, o vilão é muito mais experiente que Marcus, sendo capaz de usar o poder de Zeon até o nivel de 75% sem sofrer efeitos colaterais, e sabe a identidade secreta do herói, atacando-o através dos seus entes queridos.

Osso Duro: Victor Ribeiro é um amigo de infância de Marcus, no entanto, ao contrário do rapaz, que foi criado por pais gentis, Victor foi criado por um pai abusivo e ignorante, o que o levou a se envolver moleques da região, virando um valentão muito amargurado e impulsivo. Isso o levou a se tornar um rival de Marcus, acusando o antigo amigo de reduzi-lo e impedi-lo de atingir seu potencial. Ao invadir um laboratório para roubar drogas, ele acaba sendo exposto a um gás mutagênico que lhe dar poder de cristalizar seu corpo, deixando-o mais forte e indestrutível. Com isso, Victor passa a atacar as gangues rivais e qualquer um que o irritou no passado, levando a um conflito entre ele e o Spectruman, com o herói tendo que superar o traumas causados pelo bullying do Osso Duro para poder derrota-lo. Conforme o decorrer das histórias, Osso Frio desenvolveria um respeito por Spectruman e teria um arco de redenção.

Checkmate: Alyster Janus é um milionário filantropo aos olhos do público, responsável por inúmeras reformas na cidade e ofertas de emprego. Porém, secretamente, ele é o Checkmate, o poderoso mafioso da cidade que nem mesmo a lei pode toca-lo, mesmo com a ajuda do Spectruman. Quando o herói começa a interferir em seus negócios, Checkmate passa a usar os recursos de sua empresa para transformar os criminosos em super vilões para poder se beneficiar financeiramente das lutas entre o herói e suas criações (se os vilões vencerem, Spectruman não irá mais interferir nas operações de Janus. Se o herói vencer, a empresa de Janus é contrata para reparar os danos colaterais e desenvolver as celas de contenção para os vilões).

Doutora Pan: Uma cientista que nasceu com uma doença rara que impediu seu crescimento. Apesar de parecer uma garota de 10 anos, ela tem um cérebro de uma mulher de 30 anos, o que não o impediu de ter sua vida prejudicada devido a sua aparência e a forma como as pessoas o humilharam. Apesar de ser uma cientista louca, seus planos tem motivos compreensíveis, como tentar curar sua doença ou criar um androide para ser seu companheiro.

Arkana: Um ilusionista mascarado, lembrando o Mister M, arrogante e astuto, que vê seus crimes como um jogo para provar sua superioridade. Apesar de ser um ladrão, ele possui um código moral, como não matar inocentes a menos que seja necessário. Possui um respeito pelo Spectruman, chegando a ajudar o herói em muitas ocasiões.

Cykrongs e os Wikrongs – Dois grupos do planeta Kronix. Apesar da aparência de ambos ser a mesma (seres humanoides de longos cabelos pretos e olhos brancos), os Cykrongs são ciborgues e experts em ciência e tecnologia, os Wikrongs são místicos e possuem poderes ligado a natureza e alquimia. Enquanto os Wikrongs odeiam os Cykrongs por estarem substituindo a crença em magia por sua dependência em tecnologia, os Cykrongs julgam os Wikrongs seres fanáticos e invejosos que não aceitam que sua tecnologia pode proteger o planeta. Após um incidente, ambas raças decidem se imigrar para a Terra e se misturar entre os humanos. No entanto, a rivalidade entre eles, faz com que os grupos declarem guerra, tornando a Terra (principalmente Costa Azul) num campo de batalha e colocando os humanos no fogo cruzado.

Ragnarok: Uma entidade cósmica feita de pura escuridão. Seu único objetivo é consumir todas as formas de vida do universo. A única forma de derrota-lo é com uso de luz intensa. No entanto, devido a quantidade de planetas que ele absorveu, é necessário produzir uma luz tão forte quanto a do sol para poder derrotar o Arauto do Juízo Final. Foi responsável por consumir Valon e derrotar os cavaleiros estelares, mas não antes de  Percyon conseguir ferir Ragnarok com um golpe, fazendo com que ele desenvolvesse um certo medo dos cavaleiros estelares e uma obsessão em derrotar o Spectruman. A ameaça que Ragnarok representa é tão grande que até mesmo Spectrum Escarlate se uniu a Marcus para derrota-lo.

UM HERÓI DE LUZ NUM AMBIENTE DE ESCURIDÃO



Nos dias atuais, certos certos heróis tem sido vitimas nos dias atuais é a ideia de que eles são chatos e não tem mais relevância nos dias atuais devido ao sua personalidade bondosa não funcionarem num mundo tão sombrio e complexo. Superman sendo o maior exemplo disso, com muitos  tendo tentando reinventar o personagem e dar uma abordagem mais sombria para ele a custo dos aspectos que o tornam tão reconhecível para os fãs.

Spectruman age como um contraponto a essa ideia, tendo um equilibrio entre o realismo e o surreal dos quadrinhos. Em sua essência, a  história do Spectruman sobre um jovem herói tentando fazer a coisa certa num ambiente sombrio e barra-pesada. Suas aventuras tem lutas de heróis e vilões fantasiados e conceitos sci-fy, mas também tocariam em assuntos reais e modernos como bullying, violência urbana, racismo e corrupção, e o efeito que eles tem no crescimento de Marcus como um super herói e um membro da comunidade.

De início, Marcus seria um rapaz ingênuo, que adora a possibilidade de ser um herói, tal como qualquer jovem, ainda mais um leitor de hqs e filho de pais que ajudam a comunidade, apenas para, aos poucos, ir percebendo a dura realidade: Lutas contra vilões são difíceis e assustadoras; Alguns criminosos como Checkmate não podem serem presos e condenados tão facilmente e conseguem escapar das consequências de seus crimes e, o mais importante, existem problemas que nem mesmo Spectruman pode resolver, mesmo com todos seus poderes.

Contudo, Marcus aprende a aceitar esses defeitos e reconhecer os pontos positivos das pessoas e de si mesmo, se motivando a seguir em frente e continuar a lutar por uma Costa Azul melhor sem abrir mão de seus ideais como o Spectrum Escarlate fez, mostrando como eles ainda são relevantes e devem ser valorizados ao invés de ignorados. Nisso, ele acaba inspirando outras pessoas, seja detetive Kane, seus amigos de escola e sua família a fazerem o mesmo, agindo como um raio de luz para aqueles perdidos na escuridão.



Então é isso, O que acharam do Spectruman? Qual super herói vocês criariam? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo...


Postar um comentário

0 Comentários