A LEGIÃO DOS HERÓIS SUBSTITUTOS - A EQUIPE MAIS SUBESTIMADA DAS HQS

 


A LEGIÃO DOS HERÓIS  SUBSTITUTOS - A EQUIPE MAIS SUBESTIMADA DAS HQS

 

Quando se falam em equipes de heróis, muitos fãs pensam na Liga da Justiça, no Quarteto Fantástico, nos X-men, nos Vingadores, nos Jovens Titãs e até mesmo em equipes como a SJA, Legião dos Super Heróis ou os Campeões. No entanto um grupo que poucos falam e que as editoras da DC quase nunca dão tanta atenção é uma das minhas equipes favoritas das hqs: A Legião dos Heróis Substitutos.

 



Claro que algumas pessoas com conhecimento vão apontar que a Legião dos Substitutos são personagens  de suporte da Legião dos Super Heróis, porém eu sempre julguei eles como uma equipe derivada da legião, que nem o X-Force , X-factor e os Novos Mutantes são para os X-men. Eles possuem uma ligação com a equipe principal, mas são um conceito bem diferente deles, tendo um potencial para serem protagonistas em hqs próprias.

 

A ORIGEM SECRETA DA  A LEGIÃO DOS HERÓIS  SUBSTITUTOS

 


A equipe teve sua primeira aparição em Adventure Comics #306, sendo mostrados como super heróis que queriam se tornar legionários, mas acabaram sendo rejeitados devido aos seus poderes bizarros e com falhas. Apesar da reprovação e de se sentirem rejeitados, o grupo, inspirado pelas palavras do Rapaz Polar, decidiram forma uma equipe própria, auxiliando a Legião em momentos de dificuldade.

 


Embora as missões não fossem fáceis, com os heróis substitutos lidando não só com ameaças cósmicas mas também com suas próprias inseguranças devido aos seus poderes "inúteis", eles conseguiam superar seus dilemas e salvavam o dia. Suas aventuras logo chamaram a atenção da Legião dos Super Heróis que não só chegaram a aceitar uns membros do Substitutos como legionários mas desenvolveram um respeito por eles, sempre indicando a Legião dos substitutos para outros membros rejeitados, dando a eles a chance de descobrirem seu potencial. 

 

QUEM SÃO ELES?

 


Tal como a Legião dos Super Heróis, a Legião substituta teve vários membros em sua longa história nas hqs, todos tendo poderes muito bizarros e de certa forma insuficientes para fazê-los serem legionários, porém todos tendo um desejo de provar seu valor como heróis.

 


O mais desenvolvido na história dos heróis substitutos é o Rapaz Polar. Sendo nativo dos desertos do planeta Thaar, cuja temperatura é muito alta, Brek Bannin possui a habilidade de neutralizar as vibrações de calor, dando-lhe poderes de gelos. Devido sua incapacidade de controlar seus poderes, Brek foi rejeitado pela Legião mas, ao conhecer os outros rejeitados, ele os inspirou a forma sua própria legião, se tornando o primeiro líder da equipe. Após ter várias aventuras com os Substitutos, Rapaz Polar acabou conseguindo ser aceito pela LSH, finalmente realizando seu sonho.

 


Outra heroína substituta é Noturna, uma habitante do planeta Kathoon com a habilidade de ganhar super força em locais escuros. Tal como Hinata do mangá Naruto,  o  desejo de Noturna de se tornar legionária veio de sua paixão pelo Rapaz Cósmico, com quem ela acaba tendo um relacionamento e futuramente se casa, tendo um filho.

 

Entre outros integrantes temos Rapaz Pétreo (capaz de se transformar numa estátua imóvel),  Rapaz Clorofila (capaz de fazer planta crescerem) e Igneo (capaz de lançar chamas). Embora não sejam tão desenvolvidos quanto seus dois colegas, os substitutos continuavam tendo momentos de destaque, onde usavam seus poderes de forma eficaz e surpreendente, convertendo seus defeitos em suas forças. 

 


Além deles teve também outros rejeitados que se uniriam aos substitutos como Color Kid (capaz de alterar cores de pessoas e objetos), Arco Íris (tendo poderes do espectro emocional, que resultam nela tendo personalidade imprevisível) e Infectious Lass (capaz de infectar seus oponentes com várias doenças). Até mesmo Legionários como Starboy e Sonhadora, quando foram expulsos da Legião encontraram um novo lugar entre os heróis substitutos.

 

O QUE OS TORNA ESPECIAIS?

 


Apesar de não terem tanto destaque quanto a LSH, sendo muitas vezes tratados como alivio cômico pelos roteiristas (principalmente a partir da década de 70/80, quando hqs começaram a ficar mais sombrias e sérias) sempre achei a Legião dos heróis substitutos uma equipe muito mais interessante que os Legionários devido a forma como eles eram fáceis de se relacionar.

 

Ao contrário de outras equipes de heróis, eles eram rejeitados, super seres com poderes que muitos não vêem utilidade, atrapalhando suas chances de serem aceitos em grupos como a Legião.  No entanto, ao invés de deixarem seus defeitos e a rejeição dos o definirem, eles fizeram oposto, criando laços um com outro e tentando ajudar os inocentes mesmo não sendo perfeitos, descobrindo não só o potencial que seus poderes tem para ajudar pessoas mas o real talento deles de serem heróis sem precisar da aprovação de outros.

 


O fato dos heróis substitutos decidirem forma sua própria equipe e tentar serem heróis torna eles uma equipe não só relacionável  mas também inspiradora, mostrando  como a verdadeiro herói é definido não por seus poderes mas sim por sua habilidade de fazer a coisa certa mesmo ele não tendo algo que o torna especial, como ser parte uma equipe de heróis populares e terem fama e admiração do mundo.

 

APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS

 


Apesar da Legião dos Super Heróis ter tido aparições em animações e séries, a Legião dos Substitutos não chegaram a terem tantas adaptações, com exceção do desenho animado da LSH de 2006, no episódio "Substitutos", que adapta a primeira aparição da equipe nas hqs, com  a formação sendo  Rapaz Clorofila, Pete Porco Espinho,  Infectious Lass e Color Kid  e Rapaz Pétreo.

 

Considerando como vivemos numa época onde heróis desconhecidos como Guardiões da Galáxia podem ser adaptados com sucesso em filmes, eu só posso esperar que a Legião dos Heróis Substitutos tenha sua chance de serem adaptados, seja num filme ou série própria ou tendo uma aparição numa adaptação da Legião dos Super Heróis. Alguns podem achar os personagens ridículos demais para uma adaptação, mas algo que aprendi lendo as histórias desse grupo é não julgar pelas aparências. Dependendo da execução, uma adaptação dessas pode ser um sucesso, que nem um grupo de rejeitados que provam seu valor como verdadeiros heróis.





Postar um comentário

0 Comentários