TOP 10 Melhores histórias do Ultimate Homem-Aranha

 


TOP 10 Melhores histórias do Ultimate Homem Aranha

 

Nada é o mesmo é histórias em quadrinhos. Personagens costumam mudar e se adaptar a novos tempos, seja numa direção boa ou ruim. Um dos maiores exemplos disso é o Homem Aranha. Desde que foi criado nos anos 60 por Stan Lee e Steve Ditko, o cabeça de teia teve uma longa história nas hqs, tendo tido aventuras marcantes, encarado vilões icônicos e formados relações memoráveis. No entanto, tendo uma história tão extensa nas hqs era normal que cedo ou tarde a Marvel buscaria uma forma de modernizar as história do aracnídeo para o publico atual. Uma dessas tentativas de maior sucesso, foi o universo Ultimate.

 

Criado no inicio dos anos 2000, o Universo Ultimate consistiu numa tentativa da Marvel de relançar suas histórias se passando numa nova realidade, explorando como seria se seus heróis tivessem surgido nos anos atuais. Diferente do universo principal, o universo Ultimate possuía uma abordagem muito mais realista, com os heróis sendo bem mais violentos, de moral questionável ou (em casos como os Vingadores e o Quarteto) trabalhando para o governo, lembrando muito Watchmen do Alan Moore. Apesar do sucesso inicial e terem sido de grande influência nas adaptações da Marvel como o MCU, pessoalmente eu não achei o universo Ultimate tão interessante, visto que não tinha a essência das histórias clássicas da Marvel e parecia mais uma tentativa dos criadores querem criar versões violentas e "modernas" dos heróis.

 


Contudo, a melhor hq do universo Ultimate, que se manteve boa durante todo seu curso foi o Ultimate Homem Aranha, feita por Brian Michael Bendis e o artista Mark Bagley. Diferente das outras hqs do Ultimate, a do Homem Aranha tinha elementos modernos mas também conseguia recriar o espírito e essência das histórias originais, focando no ponto essencial do Aranha : O homem por trás da mascara. Todas as histórias tinham como principal foco o Peter Parker e como sua vida heroica afetava sua vida pessoal e vice versa.

 


Tendo tido 4 volumes, 2 focados no Peter e outros 2 focados em seu sucessor Miles Morales, fica-se a pergunta : Quais foram as melhores histórias dessa versão do Aranha? Quais foram os arcos que marcaram o personagem e seus leitores?

 

Vamos explorar isso. Este é meu top 10 de histórias do Homem Aranha Ultimate:

 

10) Ultimate Knights (Ultimate Homem Aranha vol 1 106 a 110)

 


Um dos aspectos do Aranha que Bendis conseguiu explorar bem na hq é a ligação do herói com o lado urbano do universo Marvel e sua rivalidade com criminosos como Wilson Fisk, o Rei do Crime. Esta história marcou o fim deste arco, com Homem Aranha se unindo a outros heróis urbanos como Demolidor, Punho de Ferro, Doutor Estranho e Cavaleiro da Lua para derrubar o rei.

 

A dinâmica dos heróis é fantástica, com a trama tendo várias revelações sobre eles, twists e momentos surpreendentes, que apenas elevam o suspense do conflito, além de um excelente conflito ideológico entre o Aranha e o Demolidor sobre o que fazer com Rei do Crime após o vilão ter ameaçado e arruinado a vida de ambos. É também um dos ultimos arcos feitos com a arte de Mark Bagley, que deixou o titulo do Aranha após a edição 111.

 

9) "Mais do que você esperava" (Ultimate Homem Aranha Annual 1)

 




Apesar de seu interesse romântico icônico ser a MJ, não significa que o Aranha não possua outras garotas em sua vida. No caso do Ultimate, uma delas é Kitty Pryde, a Lince Negra dos x-men.

 

A relação dos dois é muito bem construída, conforme a hq mostra o Peter tentando superar seu rompimento com a MJ e no processo encontra uma nova paixão na Kitty, com ambos heróis tendo uma química bem legal.

 

Acho também simbólico o Peter interagir com a Kitty, visto que ambos personagens foram criados para representar o publico jovem nas hqs.

 

 


8) A saga clone (Ultimate Homem Aranha vol 1 97 a 105)

 


Embora a saga clone possa ser considerada uma das piores hqs de todas, uma das histórias mais odiadas pelos fãs do aracnídeo, Bendis conseguiu pegar seu conceito e melhorar muito no universo Ultimate. Ao invés de criar uma história confusa, cheia de incoerências e furos, ele conseguiu criar uma história emocional e surpreendente, com vários finais que deixam o leitor querendo saber qual será o final da história, além de momentos bem importantes como a tia May descobrindo que o Peter é o Aranha ou ele lidando com a volta de seu pai.

 


Sem falar na presença de vários heróis da Marvel nesse evento, mostrando como Peter foi de um herói solitário para fazer parte do grande universo Ultimate, tendo uma ligação com vários dos seus heróis.

 

7) Identidade Roubada (Ultimate Homem Aranha vol 1 27 a 32)

 


Um dos pontos presentes na história do Aranha é a desconfiança que o publico tem dele. No caso do universo Ultimate, isso foi bem explorado no Identidade Roubada, onde um criminoso misterioso rouba a identidade do Aranha e usa para cometer roubos,  chegando até mesmo matar o capitão Stacy, incriminando o herói e transformando-o num fugitivo.

 

Além de mostrar o Aranha tentando limpar seu nome, passando por dificuldades e momentos de grande suspense, a história também desenvolve a relação do Peter com a Gwen, com a garota se tornando uma "irmã" para o Peter.

 

 


6) Batalha Real (Ultimate Homem Aranha vol 1 8 a 13)

 


Apesar de seus poderes, Peter é um adolescente, sendo capaz de cometer erros. Um dos exemplos disso é neste arco, onde o herói decide confrontar Wilson Fisk, o Rei do Crime, após descobrir que ele é lider da gangue da qual o assassino do Tio Ben fazia parte. O primeiro conflito dos dois termina com o Aranha sendo derrotado e humilhado, forçando o Peter a encontrar formas diferentes de encarar seu novo oponente, mostrando a evolução para um individuo que resolve os problemas não só na força mas também na inteligência.

 


Esse arco também mostra o desenvolvimento da relação do Peter com a MJ, com o final tendo uma mudança completa na dinâmica dos dois.

 

5) Miles Morales (Ultimate Homem Aranha vol 3 1 a 5)

 


Quando criou o Aranha, o Stan Lee tinha em mente criar um herói do qual todos nós leitores poderíamos nos relacionar. De acordo com ele, qualquer um poderia ser o Aranha. Bendis pegou essas palavras e aplicou na hq, criando Miles Morales, o novo Homem Aranha.

 


O primeiro arco faz um bom trabalho introduzindo o Miles, sua relação com sua familia, com seu tio Aaron e mostra bem sua origem, com ele ganhando seus poderes e decidindo usá-los para continuar o legado deixado por Peter. Embora Peter Parker seja meu Aranha favorito, Miles é um sucessor ideal para ele e um dos melhores sucessores de heróis das hqs (perdendo apenas pro Wally West).

 

4) Duende Macabro (Ultimate Homem Aranha vol 1 72 a 77)



Dos personagens do Aranha, um dos meus favoritos é o Harry Osborn. No universo Ultimate, Bendis conseguiu capturar bem a amizade dos dois e mostra a evolução dela para uma rivalidade provocada pelo Norman Osborn.

 

Neste arco, Harry lida com a morte do pai, culpando o Peter por seus problemas e sendo vitima de ilusões, que resultam em sua transformação no novo Duende. O duende macabro.

 


A luta entre o Peter e Harry é bastante emocionante e trágica, com o herói sendo forçado a perceber como sua vida heroica afeta não apenas sua vida pessoal mas também a vida das pessoas em sua volta e no final toma uma decisão bem difícil, que afeta uma de suas relações pessoais.

 

3) Herói (Ultimate Homem Aranha vol 1 47 a 49)

 


Um dos personagens de suporte mais icônicos do Aranha é o J Jonah Jameson. É impossível ter uma história do Aranha, sem a presença do editor do Clarim diário reclamando do herói e culpando ele pelos problemas na cidade. Apesar de estar presente no universo Ultimate desde o inicio, foi o arco Herói que colocou o Jameson numa direção nova.

 


Além de explorar Peter lidando com a volta do Rei do crime, a hq também desenvolve o Jameson, mostrando ele percebendo erros que cometeu e se abrindo pro Peter. Quando ele revela pro garoto o motivo dele odiar o Aranha e o porquê dele ser esse velho rabugento, ele não ganha muito mais complexidade mas isso marca o inicio de uma evolução pro editor, com ele indo de um rival do Aranha para um aliado (algo que curiosamente só aconteceria na cronologia principal anos depois).

 

2) Ciclos (Ultimate Homem Aranha vol 1 22 a 26)

 


De todos os vilões do Aranha, seu principal inimigo é Norman Osborn, o Duende Verde. Ele representa o oposto do Peter. Enquanto o Aranha é um garoto pobre, que tem todos esses poderes mas é responsável e heroico, Osborn por sua vez é um empresário famoso, rico, mas corrupto, arrogante e egoísta. Ele tem todo poder e influência no mundo, mas nada das responsabilidades. Essas características foram mantidas no universo Ultimate, com Osborn tendo uma ligação maior com o Peter, com a aranha que picou ele sendo uma cobaia da Oscorp. Foi a descoberta dos poderes do Peter que inspirou Osborn a testar a formula nele mesmo, se transformando no Duende Verde.

 

Embora sua aparição no primeiro arco tenha sido razoável, é seu retorno no Ciclos que mostra o Osborn como o grande inimigo do Peter, com ele tendo convencer o jovem a trabalhar pra ele, ameaçando matar todas pessoas próximas a ele, incluindo a tia May e a MJ. As interações entre os dois ajuda a mostra o quão assustador o Duende Verde é, demonstrando que ele é o inimigo do Aranha que pode arruinar a vida dele, com o final tendo grandes consequências e mudanças para o Peter e sua relação com seus amigos.

 


Falando na luta dos dois, ela possui uma referência a um dos conflitos mais icônicos do Peter contra o Duende tendo inclusive um final bem surpreende comparado com o que aconteceu no universo 616.

 

1) O arco do Doutor Octopus (Ultimate Homem Aranha vol 1 14 a 21)

 


De todos os arcos do  Ultimate Aranha, esse demonstra como essas histórias sabiam mostrar novas aventuras do herói porém mantendo o espírito de suas hqs clássicas. O arco mostra o Peter lidando com a volta do Doutor Otto Octavius, transformado no vilão Doutor Octopus, buscando vingança contra o homem que arruinou sua vida. Ao mesmo tempo, o Aranha é perseguido por Kraven, um caçador de um programa de TV, que deseja fazer fama eliminando o herói.

 


Além de várias lutas marcantes, feitas com a arte fantástica do Mark Bagley, o final do arco representa bem a vida do Aranha, mostrando ele obtendo uma grande vitória, mas também sofrendo uma grande derrota e lidando com as consequências de sua identidade secreta.

 


Então? Quais histórias do Ultimate Homem Aranha são suas favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários a baixo.

 



Postar um comentário

0 Comentários