Memória Magazine | GAMES: CAPTAIN COMMANDO (1991)


Chamado carinhosamente pelos jogadores brasileiros de "CAPITÃO COMANDO", é um jogo de ficção científica inicialmente desenvolvido para arcade, do gênero beat´em up, pela Capcom. O jogo traz o mascote original da empresa, que dá nome ao jogo, como personagem principal. CAPTAIN COMMANDO é uma homenagem da Capcom aos quadrinhos clássicos de ficção científica, séries e revistas, bem como ao trabalho de artistas como Frank R. Paul. Para quem não reparou. CAPCOM é a sigla do nome do personagem CAP=Captain e COM=Commando.


As aventuras de "Captain Commando" se passam na cidade de Metro City (mesma cidade de Final Fight, porém no futuro). O ano é 2026. O mundo está cheio de crimes. Capitão Comando e seus três fiéis companheiros, formam a Equipe Comando, e juntos se levantam para erradicar o crime do Planeta Terra e de toda a Galáxia. Mas os criminosos futuristas, contra os quais devem lutar, são dotados de um poder secreto, oculto e maligno. Muitos deles são Super Criminosos, com habilidades além das dos mortais comuns. O líder de todos os super criminosos é Scumocide (conhecido como genocídio no Japão).

Capitão Comando mantém os estilos beat 'em up, 2D e side-scrolling de Final Fight. A versão arcade permite até dois, três ou mesmo quatro jogadores simultaneamente, dependendo das configurações do jogo. O jogador pode selecionar entre qualquer um dos quatro "Comandos" (Mack, Capitão, Ginzu ou Baby Head) como seu personagem, com cada jogador controlando um personagem diferente. O objetivo é percorrer os cenários 2D de Metro City, enfrentando diversos inimigos e ao final derrotar o chefe de cada estágio.

PERSONAGENS:
  • Captain Commando - Super-herói, líder da Equipe Comando, detentor de uma mente poderosa e de um corpo super resistente, também dispõe de um super traje que lhe concede diversas habilidades especiais.
  • Ginzu the Ninja ou Ninja Commando (jp: Sho) - Ninja altamente treinado e sucessor do Bushin-ryu Ninpo, um estilo de luta de ninjutsu que também foi herdado por Guy de Final Fight. Ele é o único personagem que é capaz de jogar shurikens em seus adversários.
  • Mack the Knife ou Mummy Commando (jp: Jennety) - Múmia alienígena do espaço, utiliza facas sub-sônicas. O nome de Mack vem da música de Bertolt Brecht de mesmo título.
  • Baby Head ou Baby Commando (jp: Hoover) - Um bebê super-gênio que luta usando um robô forte e veloz, chamado de "Silverfist Vehicle", projetado por ele mesmo e apelidado por seus amigos de "carrinho de bebê".
  • Os ninjas de vestes azuis, que atacam com Shurikens, são chamados de Hanzo, e seu nome foi inspirado no famoso ninja real, Hattori Hanzo.
  • O samurai gigante chamado Musashi, foi inspirado no famoso samurai Miyamoto Musashi, criador do estilo Niten Ichi Ryu.
  • Os ninjas de vestes vermelhas, que atacam com socos e chutes, se chamam Kojiro, e seu nome foi inspirado no maior rival de Miyamoto Musashi, Sasaki Kojiro.
  • O primeiro chefe que é confrontado no jogo é o gigante Dolg
  • O segundo chefe do jogo é Shturm Jr.
  • O terceiro chefe é o rival de Ginzu, Yamato.
  • O quarto chefe, a ser enfrentado, no Circo, é Monster
  • O Dr. T.W. acaba sendo o quinto chefe
  • Shturm pai é o sexto chefe
  • Blood é o sétimo chefe
  • Doppel é oitavo e penúltimo chefe
  • O grande vilão do jogo é o criminoso Scumocide

CURIOSIDADES:
  • Na versão Arcade permitia até 4 jogadores jogando ao mesmo tempo.
  • O Ninja GINZU é realmente uma referência as saudosas facas Ginsu 2000 que nos icônicos comerciais de TV, cortavam de tudo.
  • O nome Mack the Knife vem da música homônima do cantor Bobby Darrin. Já seu nome no Japão, Jennety, vem da palavra Genetic.
  • Ginzu, o ninja, é conhecido como Sho no Japão. Uma homenagem ao ator japônes Sho Kosugi, que era conhecido por ter interpretado inúmeros ninjas em filmes. 
  • Mack the Knife é um alienígena. Suas "Genetic Knifes", são adagas subsônicas, que derretem qualquer coisa que tocam
  • A personagem Tron Bonne, da série Mega Man Legends, é inspirada em Baby Head.
  • O traje de batalha da personagem Crimson Viper, da franquia Street Fighter, foi inspirado no do Captain Commando. Todos seus golpes lembram e muito os do Captain.
  • A origem do Capitão Commando como personagem é anterior à sua aparição em seu próprio jogo. O Herói já aparecia nas embalagens e nos manuais de muitos dos títulos anteriores da Capcom para o Nintendo Entertainment System (NES) na América do Norte, lançados entre 1986 e 1989 . Todos os jogos da Capcom lançados para o NES entre 1986 e 1988 ( 1942 , Comando , Ghosts 'n Goblins , Mega Man , Trojan , Seção Z e Gun Smoke ) foram lançados como parte da "Captain Commando Challenge Series" e apresentavam um desenho de o capitão na parte de trás da embalagem, que o descrevia como um herói espacial "futurista", com uma arma de raio em cada mão e dois grandes medalhões em volta do pescoço com a letra "C" gravada em cada uma. O manual de instruções de cada jogo também apresentava uma "Mensagem Especial" do capitão endereçada ao proprietário do jogo, parabenizando o jogador pela compra de um dos produtos da Capcom. Além disso, o manual de instruções da Seção Z identificou o personagem do jogador sem nome como sendo o próprio Capitão Comando.
  • O jogo foi lançado pela Capcom em 91 para Arcades, mas a versão para Super Nintendo só apareceu em 95. Uma versão para PSX foi lançada em 98. Em 2006, saiu para PS2 e Xbox no compilado Capcom Classics Collection Volume 2. Uma versão para Sega CD estava programada, mas foi cancelada com o fim da plataforma.
  • No jogo de luta Marvel vs. Capcom (1998), temos o Capitão Commando como um dos personagens da Capcom. O capitão tem uma sequência de transformação antes de cada partida que o exibe de terno (ou com roupa de caubói) antes de vestir sua fantasia de super-herói. Seu movimento especial "Commando Strike", bem como os dois Hyper Combos (o "Captain Sword" e o "Captain Storm"), fazem com que ele convoque seus "Commando Companions" para atacar seu oponente. As citações de vitória do capitão consistem em curiosidades aleatórias da Capcom, enquanto seu final em Marvel vs. Capcom é uma homenagem ao final de seu jogo original. Esta encarnação do Capitão Commando também aparece na sequência, Marvel vs. Capcom 2 . Além dos jogos Marvel vs. Capcom , o Captain Commando também aparece em outros quatro jogos cross-over: Capcom World 2 , Namco × Capcom , Project X Zone 2 e a série SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash .
  • Em 2013, o jogo original arcade foi classificado como o 21º melhor videogame de todos os tempos pelo Heavy.com .
  • Em 13 de setembro de 2018, a Capcom anunciou o Capcom Beat 'Em Up Bundle, com o Captain Commando sendo um dos sete títulos e lançado digitalmente para PlayStation 4 , Nintendo Switch , Xbox One e Microsoft Windows em 18 de setembro de 2018.

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...




Postar um comentário

0 Comentários