Clube da Luta: como os quadrinhos da Dark Horse expandem o clássico cult



As sequências de quadrinhos de Fight Club oferecem uma extensão alucinante do clássico cult, criado por Chuck Palahniuk.


por JONATHAN OLSEN-KOZIOL, do CBR

Clube da Luta, de Chuck Palahniuk, foi lançado em 1996. No entanto, foi o filme de 1999 com o mesmo nome, estrelado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, que fez de Tyler Durden um nome familiar. O Clube da Luta agora é sem dúvida um clássico cult - e os fãs há muito instam Palahniuk a entregar uma sequência expandindo a história de Tyler Durden. Os fãs nunca viram Pitt e Norton reprisarem seus papéis na grande tela, mas a Dark Horse Comics expandiu o alcance de Tyler Durden através de dois quadrinhos sequenciais:  Fight Club 2 e Fight Club 3.  

Os quadrinhos que dão seqüência ao livro [e filme] também são escritos por Palahniuk e seguem a vida do narrador após os eventos do filme. O universo do Clube da Luta funciona como um experimento de pensamento niilista através das lentes do manual de um anarquista, repleto de textos inteligentes, retornos de chamada e meta linguagem na parede do quarto.


Dez anos após a conclusão da história original, o narrador - agora se chama Sebastian - vive uma vida moderada, casado com Marla Singer e cuidando do filho. Ele é medicado há quase uma década para suprimir os modos maníacos de Tyler Durden. No entanto, Marla não está satisfeita com sua vida sexual moderada e inicia um caso - com Tyler Durden. Ela corta os remédios de Sebastian e Tyler começa a reaparecer, o que empurra a vida de Sebastian e Marla de volta ao caos.

As  sequências de Clube da Luta levam Sebastian a uma aventura em espiral em seu próprio mundo, envenenado por Tyler Durden desde que ele era criança. O Fight Club 2 revela que Tyler Durden matou os pais do narrador para garantir seu domínio sobre a mente dos narradores. Ele tenta controlar o filho de Marla e Sebastian para continuar o Projeto Caos, que foi renomeado como Rize ou Die. O narrador entra em guerra contra Tyler para salvar seu filho da influência distorcida do alterego. 

O Fight Club  3  é um assunto de família, pois  força uma aliança improvável entre o narrador, Tyler Durden e seu filho, para impedir Rize ou Die de ajustar o mundo em sua visão. 

Quem é Tyler Durden? Essa não é a pergunta certa. A pergunta correta é: o  que é Tyler Durden? Os quadrinhos fornecem a resposta: Dr. Wrong diz: "Ele é um arquétipo. Tyler funciona como uma superstição ou um preconceito. Ele se torna parte das lentes através das quais você vê o mundo". As sequências do Dark Horse's  Fight Club levam a idéia de Tyler Durden para além da mera doença mental e a expandem para um manifesto anarquista e sobrenatural, trazido à vida. É uma ideia sinistra que se espalha como um vírus pelo coração e pela mente de uma população suscetível, enfraquecida por décadas de jantares de TV e viagens à IKEA.

O  universo de Clube da Luta está bem consciente de si mesmo e isso se desenrola nos painéis dos quadrinhos. A história em quadrinhos apresenta clubes spin-off da vida real do Fight Club, como Write Klub. Palahniuk também discute Fight Clube 2 com outros membros do clube. Tyler morre no holocausto nuclear de sua própria criação, para desgosto de seus fãs. Uma multidão enfurecida de fãs de Tyler Durden confronta Palahniuk e debate a validade do final, fazendo com que o Fight Club 2  termine a definição de meta. Tyler Durden emerge da multidão e mata Palahniuk antes que ele possa escrever um novo final para realmente matá-lo.

O Fight Club 3 segue a tradição de encobrir painéis com objetos e animais como moscas, borboletas e remédios. Alguns painéis ainda têm diálogos ou personagens encobertos. Isso deixa o leitor preencher os buracos vagos com suas próprias explicações e teorias. Tirar os leitores da história para lembrá-los de que estão olhando para um painel de quadrinhos lembra estranhamente Brad Pitt quebrando a quarta parede olhando para a câmera, conversando diretamente com o espectador no Clube da Luta.

A casa em ruínas na Paper Street, grupos de apoio fora da parede e Robert Paulson abrem caminho para os quadrinhos do Fight Club . Embora a história original tem mais de 20 anos de idade, esses retornos de chamada são parte integrante do Clube da Luta - e as sequências não poderiam existir sem eles. Esses quadrinhos integram temas centrais da história original em novos exames de Tyler Durden e de seu lugar no mundo. Uma dessas idéias é resumida por uma única citação do Dr. Wrong no final do Fight Club 2  # 6: "Meu argumento é que os seres humanos não cultivam idéias. Pelo contrário. Idéias nos cultivam".



Postar um comentário

0 Comentários