25 heroínas da ficção que me impactaram


Sempre me sinto um alienígena quando estou na Internet e vejo textos com pessoas relatando como choraram de emoção assistindo um filme em 2017 porque viram uma mulher lutando pela primeira vez. Eu cresci acompanhando personagens femininas super legais em vários lugares: animações, video games, filmes, livros e quadrinhos. Algumas eram personagens principais, outras coadjuvantes de peso.


Tinha vilãs iradas que eu gostava também, mas como já deixei tanta heroína de fora que dava pra fazer OUTRA LISTA, eu não vou considerar vilãs (Mística, Hera Venenosa e afins). Foi muito legal lembrar, porque conforme eu crescia no mundo da fantasia não fazia muita diferença o gênero dos personagens e nós gostávamos deles. Hoje parece que todo personagem reproduz clichês e vive num infeliz maniqueísmo onde tem que ser bom ou mal, violento ou não, louco ou são, inteligente ou burro de acordo com seu gênero. Conforme as pessoas ficam trazendo à tona princesas de histórias que foram inventadas há mais de um século, muitas dessas excelentes protagonistas e suas histórias ficam ignoradas. Vamos à lista!




25-Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo (2017)

Já comecei trapaceando, mas se acostume, porque ainda vou fazer isso mais vezes, haha. Fui ver esse filme ("Onde Está Segunda?") sem expectativas, parecia ser pra um público adolescente bem diferente de mim, mas fui surpreendido com uma história diferenciada, um filme de ação bem divertido. A Noomi Rapace se destaca fazendo as sete irmãs gêmeas desse futuro distópico. E elas interagem o tempo inteiro, não é como Eddie Murphy no Professor Aloprado não. Fica como menção honrosa o trabalho dela no filme Prometheus também, que eu curti bastante, apesar da galera falar mal.


24-Alana (2012)

O Brian K. Vaughan conseguiu fazer a estripulia de colocar dois protagonistas no "Saga" e os dois serem excelentes, é difícil escolher um favorito, eu mesmo não tenho. A parte feminina do casal é a Alana. Além de ser uma ex-militar que não acredita mais na guerra, é legal porque ela é uma apaixonada leitora, e como leitor você se identifica com o que ela passa. A série continua saindo a milhão!


23-Shosanna (2009)

Uma das protagonistas do filme "Bastardos Inglórios", meu favorito do Tarantino. Depois do vilão, a judia vingadora é a que eu mais curto. Bem... música do David Bowie... Queimar nazistas...



22-Hit-Girl (2008)

Quando o filme "Kick-Ass" saiu, todo mundo que me recomendava em fóruns de nerd da Internet sempre dizia que a Hit-Girl era a melhor coisa do filme. E é mesmo!


21-The Boss (2004)

Apesar de ser a vilã do jogo "Metal Gear Solid 3: Snake Eater", depois a finalidade dela era explicada de forma meio... justificável, digamos. Mas ela era irada desde a sua história pessoal, até as habilidades ferradas sempre deixando quem entrava em seu caminho quebrado e indefeso. O sonho dos fãs é a realização de um projeto cancelado onde controlaríamos a personagem e seus colegas da Cobra Unit na Segunda Guerra Mundial... 16 anos se passaram e ainda me entusiasmo com a ideia.


20-Big Mama (2004)

Surgiu no mesmo game que a The Boss. Não vou nem começar a falar porque eu adorava essa personagem, senão não acabo. Mas resumindo, um dos principais fatores entre vários foi mostrar a evolução dela de nova até se tornar uma sábia (e fodona) senhora. Nos outros games sempre espero ela ter grandes participações, mas o Kojima sempre me desaponta. Nessa fase do PlayStation 2 tinha muitas outras personagens mulheres que eu gostava, mas como eu disse, tive que deixar muitas de fora (e olha que eu fiz 25! Escolhi por ser minha idade...).


19-Lulu, Yuna (2001)

São as da esquerda e a do meio, a Rikku eu não gostava. São duas heroínas do Final Fantasy X. A Lulu eu basicamente gostava porque era uma gótica peitudona que lutava com bichos de pelúcia (ah, orientais...). A Yuna já antecipava o visual do acadêmico de humanas e era a invocadora do game, que era um dos poderes mais legais, invocar criaturas.


18-Mandy (2000)

A Mandy aterrorizava todos os personagens de "As Terríveis Aventuras de Billy&Mandy", fosse qual for. Não era raro em episódios com realidades alternativas mostrar um futuro distópico onde ela havia dominado o mundo. Fica até meio questionável se ela era uma heroína, visto que em um episódio ela impedia a Pandora de libertar o mal de sua caixa, mas depois sombriamente revelava que só havia feito isso porque queria que o dia que o mundo fosse acabar, fosse por causa dela mesma...


17-Número 5 (1998)

Nos anos 90 não tinha como deixar de passar por alguns desenhos que marcaram época. A Número 5 era minha integrante favorita da Turma do Bairro (o que não custava muito, considerando que todos eram meio bobões).


16-Hermione Granger (1997)

Ficou imortalizada nas telas com a Emma Watson, mas nos próprios livros de "Harry Potter" já era muito legal. Eu sempre fui nerd, então não custou muito eu me identificar com a certinha estudiosa que vivia grudada em algum livro. Nos livros mostra melhor a rotina deles, ficava ainda mais claro como a mina tava bem a frente de todos os colegas, sinceramente, vocês nunca leram "Hogwarts: Uma História"?


15-Lara Croft (1996)

Infelizmente ficaram de fora as protagonistas de Dino Crisis, Parasite Eve, algumas do Final Fantasy, mas não dava pra ignorar a Lara Croft. Ícone completo, hoje menosprezam a personagem só porque ela tinha peitões. Injusto resumir à aparência uma personagem que tinha uma mansão só dela, sabia manusear vários veículos e armas, descia de uma pirâmide deslizando, enfrentava um tiranossauro rex sozinha...


14-Jill Valentine, Ada Wong e Claire Redfield (1995, 1996)

Tirando a Rebecca Chamber e a Sheva (5 e 0), as mulheres sempre foram minhas protagonistas preferidas dos jogos Resident Evil. Os personagens homens eram meio clichezões, os coadjuvantes eram mais legais (Barry, Carlos). No PlayStation 1 a Jill protagonizava dois games. A Ada Wong tinha um papel misterioso no 2, mas brilhava mesmo no 4. A Claire era irada no 2 e ficou ainda melhor no CODE Veronica, onde já roubava cena logo na abertura em CG.




13-Clarice Starling (1988)

Nunca li o livro "Silêncio dos Inocentes", mas no filme o misto de insegurança e firmeza da personagem trouxe uma atuação incrível da Jodie Foster, ganhou um Oscar e conseguiu competir a atenção com um psicólogo, serial killer e canibal... Pode não ter se tornado ícone cultural como ele, mas também... não é mole. Na sequência a atriz foi substituída e ficou uma bela de uma droga, assim como o filme como um todo... A Jodie Foster se deu bem de ficar de fora.


12-Sarah Connor (1984)

"O Exterminador do Futuro 2" é um dos meus filmes favoritos, uma das razões é a excelente performance doentia da Sarah Connor, atormentada pela promessa do apocalipse. A conheci por filmes de ação dos anos 80 que eu via na adolescência apresentados por mais velhos, e desde então tinha ficado com um buraco no coração de nunca ter saído uma sequência com a Sarah. Outras duas atrizes a substituíram, e ficou tão chato que eu até peguei raiva das atrizes. Pra minha alegria a Linda Hamilton voltou na sequência do ano passado, mas foi meio decepcionante ela perder espaço pra uma outra protagonista que não tem muito apelo, além do roteiro previsível. Hamilton diz em entrevistas que os filmes da Mulher-Maravilha e da Capitã Marvel abriram caminho para os filmes com protagonistas femininas. Ela deve estar muito velhinha já...


11-Elektra (1981)

A Elektra é tão legal que parece que ninguém consegue trabalha-la direito. As primeiras aparições dela estão entre as melhores coisas que li na minha vida. Infelizmente, tirando os trabalhos do autor original, ninguém consegue acertar de novo. Mas na série e no filme do Demolidor eu curti bastante a presença dela. Tenho a HQ "Assassina" autografada, hehe. Quando eu era criança era a terceira personagem controlável do jogo "Marvel Nemesis", o primeiro que eu joguei no PlayStation 2, imagine a minha alegria! O game ainda contava com várias personagens novas muito legais, inclusive a principal, Paragon. Na época eu até tinha vontade que fossem introduzidas no mundo das HQs.


10-Mulher-Hulk (1980)

A preferência pode não ter durado, mas quando criança eu gostava mais da Mulher-Hulk do que do primo dela. A razão? Nesse desenho da Fox Kids os episódios mais legais eram os que ela aparecia, provavelmente por ser uma personagem bem divertida. Soma com as HQs do Byrne que eu tinha quando criança, sempre a defendi quando as pessoas falavam que era chato por ser apenas uma versão feminina do Hulk. Hoje querem a deixar assim, mas antigamente não era! Ela tinha uma personalidade própria!


9-Madame Teia (1980)

Eu não queria deixar de colocar personagens coadjuvantes porque eu gosto muito de algumas. É o caso da Madame Teia! Ajudante paranormal do Homem-Aranha no clássico e fodástico desenho animado. Sempre me desapontou como ela não tem tanta presença nas HQs, e atualmente acho que em mais lugar nenhum. Quando eu era criança ela que organizava o encontro dos Homens-Aranha de várias dimensões (sim, isso não é novidade, e eu prefiro a versão antiga), eu imaginava que ela podia aparecer nessa animação do Aranhaverso, mas nem tchum. Se me dessem total controle pra fazer o filme do Aranha que eu quisesse, a primeira coisa que eu ia fazer seria meter a Madame Teia. Se eu fosse mulher e ficasse velha ia querer usar o visual dela. O Homem-Aranha era meu herói favorito, e além de grandes personagens como a tia May e a Mary Jane, tinha combatentes do crime que o ajudavam, como Sable, Gata Negra e Capitã Jean DeWolffe. Infelizmente, hoje as pessoas parecem se incomodar quando personagens de gêneros diferentes se ajudam. Mas pelo visto isso não causou muito estrago.


8-Lince Negra (1980)

É engraçado que, ainda mais se tratando dos X-Men, a Lince Negra tem um dos poderes mais sem graça. Pô, ela atravessa paredes. Mas dá pra ver como os autores terem trabalhado a personalidade dela tão bem a levou a ser tão amada pelos fãs, inclusive tendo momentos bem marcantes envolvendo o uso de seus poderes. Pega por exemplo fases de Chris Claremont, Brian Michael Bendis, principalmente o Whedon, que se inspirou nela pra fazer a Buffy, protagonista de uma série que eu também gosto bastante (como eu disse, ficou muita gente de fora). Hoje ela tá protagonizando a revista dos Marauders, que até que é bem da hora.


7-Ravena (1980)

Preciso falar? Pffffffffffffft. Melhor personagens dos Jovens Titãs. Virei fã pela animação, apesar de nas HQs ela também ser bem legal, só menos exagerada no mau humor. Eu gosto tanto da Ravena que sempre que escrevia fan-fics do Batman quando era mais novo eu dava um jeito de meter ela no meio, mesmo que pouco tempo. Um eu postei aqui, no Prison Planet, outro foi um crossover que eu fiz com--!


6-Ripley (1979)

A astronauta protagonizou todos os quatro filmes da série "Alien". Assim como a Clarice do "Silêncio dos Inocentes", é notável ela chamar tanta atenção com uma contraparte tão exagerada como é o alienígena.


5-Tempestade (1975)

Acho que eu nunca vi uma versão da Tempestade que eu não gostasse. Mas a conheci pelos desenhos provavelmente. Eu adorava a fase que ela tava casada com o Pantera Negra e era a rainha de Wakanda, por mim eles nunca teriam se separado. Os poderes dela, visual e personalidade são legais, é uma personagem perfeita. Não surpreende ser a favorita do Claremont, principal roteirista que a revista teve.


4-Medusa (1965)

Não vou mentir, eu só gostava da Medusa porque ela lutava com o cabelo, haha. E já vi um desenho que ela digitava com a ajuda deles. Mas sempre gostei dos Inumanos, apesar do destaque mesmo ser o Raio Negro, marido dela, eu gostava da Medusa também. Grande Kirby... tim-tim.


3-Feiticeira Escarlate (1964)

Acho que teve nenhuma fonte na lista inteira com mais heroínas que eu gosto do que as HQs da Marvel! É mesmo muito injusto as pessoas hoje terem a cara de pau de chamá-las de "cultura do estupro" pra se aparecerem. Pior é a desculpa ridícula, que elas são gostosas e sensuais. E daí?! Pessoas gostam de ser gostosas e sensuais em todos os lugares! Nunca usaram Instagram?! Os poderes da Feiticeira sempre foram difíceis de entender, não me surpreende a adaptação dela pro cinema ter deixado a desejar, mas nas histórias dos Vingadores que eu lia quando criança ela sempre era personagem de destaque.


2-Jean Grey (1963)

Hoje as pessoas reclamam que a "Saga da Fênix Negra" foi uma história machista, mas olha... Eu não sei interpretar as coisas como essas pessoas não. Só sei que eu gosto dessa história em todo lugar que é adaptada, filme, desenho... E quando criança eu e meu irmão tínhamos o jogo de luta dos X-Men e só queríamos jogar com a Fênix, ficava duas Fênix com roupa de cor diferentes se enfrentando. O que eu acho chato é, que eu me lembre, antigamente a Jean Grey tinha um grande poder contido que permitia à entidade fênix tomar o corpo dela. Hoje parece que o Wolverine e o Ciclope já foram possuídos pela Fênix também. Se é assim qualquer um aguenta a força da entidade então? Não tem mais graça.


E agora...




A última personagem...



Pra causar um pouco de suspense...

BATAM OS TAMBORES!!! Pera, não esses!!!!










1-Mulher-Maravilha (1941)

Apesar de ser a mais antiga, vou te falar que achei nada dela que prestasse antes da "Crise nas Infinitas Terras". Ela parecia a Betty Boop, correndo pra cima e pra baixo. Agora com o George Pérez eles investiram na Mitologia Grega e ficou claro que cada mês que não é lançado um gibi foda da Mulher-Maravilha, é um desperdício de oportunidade. Parece que muitos autores têm dificuldade de trabalha-la, acabam caindo em clichês, isso é muito triste. Eu fiquei enfeitiçado mesmo pela série dos Novos 52 (imagem acima), e isso me animou que, junto ao filme, conseguiríamos finalmente ter uma nova era pra personagem com arcos que se destacassem. Mas voltamos à velha forma, com recontagens infinitas e desnecessárias de origem. Meu sonho é que um dia consigam enfiar ela no redemoinho de criatividade que entraram o Homem-Aranha e o Batman, com sequências e mais sequências de histórias divertidas, com vários vilões legais que a tornassem incansável. No posto onde está ela merece isso, poxa, é considerada a maior heroína de todos os tempos!

Falado nisso, vocês gostariam que eu fizesse um post sobre a minha saga buscando histórias boas da Mulher-Maravilha? Tive uma fase assim, os resultados foram curiosos.

Essa foi minha homenagem ao Dia das Mulheres, amigos. Infelizmente deixou de entrar UM MONTE de personagens, Oráculo, Tifa, Kairi, Mulher-Gato, Kim Possible, mas era preciso escolher. Espero que tenham curtido, se não conhecerem algumas das referências, pode valer a pena. Respeitem as mulheres e não tentem entender o feminismo. Até a próxima! 

Você até sabe o que eu quero dizer, não sabe?

Postar um comentário

0 Comentários